Produção coletiva, consumo individual: a produção de conteúdo pela comunidade do jogo Cities: Skylines

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Lucas de Moraes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/135443
Resumo: Este trabalho visa desenvolver uma análise sobre vários tipos de produção de fã para jogos eletrônicos como a produção de mods/assets, arquivos criados por usuários que modificam a experiência original de um jogo, e de narrativas fictícias em fóruns de discussão. Para embasar conceitualmente o trabalho e definir o significado de fã, fandom e jogo, foram usados autores como Henry Jenkins, Pierre Lévy, Johan Huizinga, Matt Hills, entre outros. O objeto estudado é a comunidade do jogo Cities: Skylines, um simulador de cidades lançado em março de 2015. O meio utilizado para a análise é a Steam, maior plataforma de distribuição de jogos de computador do mundo, onde foi realizada uma observação online do objeto em estudo. Para complementar a análise e responder aos objetivos da monografia, também foi aplicado um questionário online.
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