PUMA Game Platform-Browser/Editor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/92120 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
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PUMA Game Platform-Browser/EditorPUMA Game Platform-Browser/EditorMotor de JogosGamingGame DesignModdingLinguagem de MarcaçãoGame EngineGamingGame DesignModdingMarkup LanguageDissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaA atividade de gaming é uma das principais formas de entretenimento, principalmente pelo número de jogadores, e por estar em constante evolução. A produção de videojogos é uma atividade relevante na sociedade contemporânea, cultural e economicamente, enquanto forma de criação. Para alimentar este fenómeno torna-se essencial desenvolver alternativas que facilitem o processo de criação e produção de jogos originais. Uma game engine é uma plataforma de software que permite o desenvolvimento de um videojogo, processo complexo e tecnicamente exigente. A utilização deste tipo de solução, embora acelere o processo em relação a começar do zero, ainda requer frequentemente uma longa adaptação e um longo tempo de produção, tornando difícil e caro criar e ensaiar conceitos inovadores. Com este trabalho procurou-se conceber uma game engine minimalista para a prototipagem rápida de jogos, que permitisse a experimentação em “game design” de uma forma simplificada. Buscamos inspiração no fenómeno de modding, no qual os jogadores se apropriam dos elementos de um jogo existente, para o transformarem, e estudamos algumas game engines mais utilizadas. Com alguns ensaios de criação de jogos clássicos, identificamos um conjunto de conceitos base para propor uma arquitetura que acelere a criação de jogos. Com base neste modelo contribui-se uma linguagem de markup para definição de jogos. Validou-se a contribuição uma prova de conceito que demonstra a codificação de um jogo com a linguagem de markup, passível de ser interpretada de forma automática. A refleção final incidiu sobre a possibilidade desta linguagem oferecer uma alternativa para expandir o acesso ao desenvolvimento de jogos, com novos criadores, pela facilidade de aprendizagem e de utilização.The gaming activity is one of the main forms of entertainment, mainly due to the number of players, and because it is constantly evolving. Video game production is a relevant activity in contemporary society, culturally and economically, as a form of creation. To fuel this phenomenon, it is essential to develop alternatives that facilitate the process of creating and producing original games.A game engine is a software platform that allows the development of a video game, a complex and technically demanding process. The use of this type of solution, although speeding up the process compared to starting from scratch, still often requires a long adaptation and a long production time, making it difficult and expensive to create and test innovative concepts. With this work we aimed to design a minimalist game engine for the rapid prototyping of games, which would allow experimentation in “game design” in a simplified way.We looked for inspiration in the modding phenomenon, in which players take over the elements of an existing game, to transform it, and we studied some of the most used game engines. With some case studies on creating classic games, we identified a set of basic concepts to propose an architecture that accelerates the creation of games. Based on this model, a markup language is used to define games. The contribution was validated as a proof of concept that demonstrates the codification of a game using the markup language, which can be interpreted automatically. We ended by reflecting on the possibility of this language offering an alternative to expand access to game development, with new creators, due to the ease of learning and use.2020-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/92120http://hdl.handle.net/10316/92120TID:202553906porLinhares, Rui Pedro Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:51:35Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/92120Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:11:17.825207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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