As visões sobre a ciência e sobre a realidade nos enunciados de Richard P. Feynman : uma análise metalinguística de alguns de seus textos didáticos e de divulgação científica
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212554 |
Resumo: | Este trabalho faz uma incursão através de algumas obras de Richard Feynman, com uma análise metalinguística dos enunciados de Física Quântica presentes na obra Lições de Física, bem como nas obras QED: a estranha teoria da luz e da matéria e Os melhores textos de Richard P. Feynman. Investigamos como que o tema, a estrutura composicional e a escolha lexical expressam a enunciação de visões epistemológicas e ontológicas subjacentes à apresentação do conteúdo físico. Nossos resultados mostram que o jovem cientista apresenta o conteúdo físico alinhado axiologicamente com a Interpretação de Copenhague, adquirindo, em certos momentos, um viés positivista. Contudo, nas obras posteriores às Lições de Física, Feynman assume uma postura de maior preocupação com a divulgação científica. A direcionalidade, o projeto de fala e a intencionalidade de seus enunciados tornam seus textos recheados de visões complexas sobre a natureza das teorias científicas. Conclui-se que o conjunto de obras de Feynman apresenta uma profícua contribuição ao ensino de Física e àdivulgação da ciência, adotando diferentes vozes acerca da natureza da realidade e da ciência, sendo responsável ao período sociopolítico das diferentes enunciações, o que é um exemplo rico da não-neutralidade científica e pedagógica |
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Hoernig, André FelipeMassoni, Neusa TeresinhaLima, Nathan Willig2020-08-04T03:38:26Z20201806-1117http://hdl.handle.net/10183/212554001115359Este trabalho faz uma incursão através de algumas obras de Richard Feynman, com uma análise metalinguística dos enunciados de Física Quântica presentes na obra Lições de Física, bem como nas obras QED: a estranha teoria da luz e da matéria e Os melhores textos de Richard P. Feynman. Investigamos como que o tema, a estrutura composicional e a escolha lexical expressam a enunciação de visões epistemológicas e ontológicas subjacentes à apresentação do conteúdo físico. Nossos resultados mostram que o jovem cientista apresenta o conteúdo físico alinhado axiologicamente com a Interpretação de Copenhague, adquirindo, em certos momentos, um viés positivista. Contudo, nas obras posteriores às Lições de Física, Feynman assume uma postura de maior preocupação com a divulgação científica. A direcionalidade, o projeto de fala e a intencionalidade de seus enunciados tornam seus textos recheados de visões complexas sobre a natureza das teorias científicas. Conclui-se que o conjunto de obras de Feynman apresenta uma profícua contribuição ao ensino de Física e àdivulgação da ciência, adotando diferentes vozes acerca da natureza da realidade e da ciência, sendo responsável ao período sociopolítico das diferentes enunciações, o que é um exemplo rico da não-neutralidade científica e pedagógicaThis work makes an inroad through some works of Richard Feynman, with a metalinguistic analysis of Quantum Physics statements in the Lectures on Physics, as well as in QED: The Strange Theory of Light and Matter and The Pleasure of Finding Things Out: The Best Short Works of Richard P. Feynman. We investigate how the theme, compositional structure, and lexical choices express the enunciation of epistemological and ontological visions underlying the presentation of physical content. Our results show that the young scientist presents the physical content axiologically aligned with the Copenhagen Interpretation, acquiring at times a positivist bias. However, in later post-Lectures on Physics works, Feynman takes a stance of greater concern with scientific dissemination. The directionality, the speech scheme, and the intentionality of his utterances make his texts full of complex views on the nature of scientific theories. It is concluded that Feynman’s set of works makes a useful contribution to the teaching of physics and the dissemination of science, adopting different voices about the nature of reality and science, being responsible for the sociopolitical period of the different utterances, which is a rich example of scientific and pedagogical non-neutrality.application/pdfporRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 42 (2020), e20200019, 14 p.EpistemologiaFísica quânticaEletrodinamica quanticaBakhtinEpistemologyQuantum PhysicsQuantum ElectrodynamicsAs visões sobre a ciência e sobre a realidade nos enunciados de Richard P. Feynman : uma análise metalinguística de alguns de seus textos didáticos e de divulgação científicaThe views on science and reality in Richard P. Feynman’s statements : a metalinguistic analysis of some of his textbooks and scientific disseminationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115359.pdf.txt001115359.pdf.txtExtracted Texttext/plain84132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212554/2/001115359.pdf.txt0a7bbcd164438617c0f303ec28f47879MD52ORIGINAL001115359.pdfTexto completoapplication/pdf2045859http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212554/1/001115359.pdf9579968450f889d4bc4644c26f6366c8MD5110183/2125542023-07-20 03:33:12.402604oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212554Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-20T06:33:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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