Desafios e estíimulos na formação de professores de matemática : letramento digital e tecnologias educativas na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitt, Tassiana Truccollo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203222
Resumo: Este presente estudo tem como base uma pesquisa desenvolvida e realizada com professores regentes da disciplina de matemática na educação básica, atuantes no ensino público do Estado do Rio Grande do Sul, nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana. Tem como finalidade abordar e discutir a importância da aplicação de recursos digitais em aulas de matemática, com o intuito de observar e analisar como é realizada a inserção dessa mídia educacional no ambiente escolar. O resultado permite avaliar como foi efetivada a formação acadêmica dos professores. A pesquisa realizada é de forma qualitativa através de questionários e pretende explorar a formação acadêmica do professor de matemática, onde se analisa quais benefícios e dificuldades são encontrados na elaboração e aplicação de aulas que utilizam os objetos de aprendizagem (OA), com o auxílio dos recursos tecnológicos. Os resultados finais indicam que os docentes pesquisados encontram dificuldades de colocar em prática esta metodologia por não ter um laboratório de informática adequado nas escolas públicas para desenvolver o trabalho com eficiência.
id UFRGS-2_4c6ba77e24d91016e433e62ddf837d78
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203222
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schmitt, Tassiana TruccolloRamos, Silvana Maria2019-12-19T04:00:12Z2018http://hdl.handle.net/10183/203222001108940Este presente estudo tem como base uma pesquisa desenvolvida e realizada com professores regentes da disciplina de matemática na educação básica, atuantes no ensino público do Estado do Rio Grande do Sul, nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana. Tem como finalidade abordar e discutir a importância da aplicação de recursos digitais em aulas de matemática, com o intuito de observar e analisar como é realizada a inserção dessa mídia educacional no ambiente escolar. O resultado permite avaliar como foi efetivada a formação acadêmica dos professores. A pesquisa realizada é de forma qualitativa através de questionários e pretende explorar a formação acadêmica do professor de matemática, onde se analisa quais benefícios e dificuldades são encontrados na elaboração e aplicação de aulas que utilizam os objetos de aprendizagem (OA), com o auxílio dos recursos tecnológicos. Os resultados finais indicam que os docentes pesquisados encontram dificuldades de colocar em prática esta metodologia por não ter um laboratório de informática adequado nas escolas públicas para desenvolver o trabalho com eficiência.This present study is based on research developed and realized with math teachers of elementary mathematics, which they work in public schools of Porto Alegre and Metropolitan Region, Rio Grande do Sul State. Its objective is to approach and discuss the importance of the application of digital resources in mathematics classes, in order to observe and analyze how the insertion of this educational media in the schoolar environment is carried out. The result allows to evaluate how the academic formation of the teachers was made effective. The research carried out is qualitative through questionnaires and intends to explore the academic formation of the mathematics teacher, where it analyzes which benefits and difficulties are found out in the elaboration and application of Math classes that use the learning objects (OA translated to Portuguese), with the aid of technological resources. The final results indicate that teachers find it difficult to apply this methodology because they do not have an adequate computer lab to develop their work efficiently.application/pdfporObjetos de aprendizagemFormação de professoresMatemáticaMath teachersTechnological resoursesLearning objectsTechnologyDesafios e estíimulos na formação de professores de matemática : letramento digital e tecnologias educativas na contemporaneidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108940.pdf.txt001108940.pdf.txtExtracted Texttext/plain87050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203222/2/001108940.pdf.txtd78eeb3b1b49736015c5b344f1ab3b95MD52ORIGINAL001108940.pdfTexto completoapplication/pdf1267548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203222/1/001108940.pdf286570fde2e8fd93d88b6490bcc08821MD5110183/2032222019-12-20 05:03:09.658686oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203222Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-20T07:03:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios e estíimulos na formação de professores de matemática : letramento digital e tecnologias educativas na contemporaneidade
title Desafios e estíimulos na formação de professores de matemática : letramento digital e tecnologias educativas na contemporaneidade
spellingShingle Desafios e estíimulos na formação de professores de matemática : letramento digital e tecnologias educativas na contemporaneidade
Schmitt, Tassiana Truccollo
Objetos de aprendizagem
Formação de professores
Matemática
Math teachers
Technological resourses
Learning objects
Technology
title_short Desafios e estíimulos na formação de professores de matemática : letramento digital e tecnologias educativas na contemporaneidade
title_full Desafios e estíimulos na formação de professores de matemática : letramento digital e tecnologias educativas na contemporaneidade
title_fullStr Desafios e estíimulos na formação de professores de matemática : letramento digital e tecnologias educativas na contemporaneidade
title_full_unstemmed Desafios e estíimulos na formação de professores de matemática : letramento digital e tecnologias educativas na contemporaneidade
title_sort Desafios e estíimulos na formação de professores de matemática : letramento digital e tecnologias educativas na contemporaneidade
author Schmitt, Tassiana Truccollo
author_facet Schmitt, Tassiana Truccollo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitt, Tassiana Truccollo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Silvana Maria
contributor_str_mv Ramos, Silvana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Objetos de aprendizagem
Formação de professores
Matemática
topic Objetos de aprendizagem
Formação de professores
Matemática
Math teachers
Technological resourses
Learning objects
Technology
dc.subject.eng.fl_str_mv Math teachers
Technological resourses
Learning objects
Technology
description Este presente estudo tem como base uma pesquisa desenvolvida e realizada com professores regentes da disciplina de matemática na educação básica, atuantes no ensino público do Estado do Rio Grande do Sul, nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana. Tem como finalidade abordar e discutir a importância da aplicação de recursos digitais em aulas de matemática, com o intuito de observar e analisar como é realizada a inserção dessa mídia educacional no ambiente escolar. O resultado permite avaliar como foi efetivada a formação acadêmica dos professores. A pesquisa realizada é de forma qualitativa através de questionários e pretende explorar a formação acadêmica do professor de matemática, onde se analisa quais benefícios e dificuldades são encontrados na elaboração e aplicação de aulas que utilizam os objetos de aprendizagem (OA), com o auxílio dos recursos tecnológicos. Os resultados finais indicam que os docentes pesquisados encontram dificuldades de colocar em prática esta metodologia por não ter um laboratório de informática adequado nas escolas públicas para desenvolver o trabalho com eficiência.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-19T04:00:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203222
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001108940
url http://hdl.handle.net/10183/203222
identifier_str_mv 001108940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203222/2/001108940.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203222/1/001108940.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d78eeb3b1b49736015c5b344f1ab3b95
286570fde2e8fd93d88b6490bcc08821
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224588876578816