Desafios e estíimulos na formação de professores de matemática : letramento digital e tecnologias educativas na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203222 |
Resumo: | Este presente estudo tem como base uma pesquisa desenvolvida e realizada com professores regentes da disciplina de matemática na educação básica, atuantes no ensino público do Estado do Rio Grande do Sul, nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana. Tem como finalidade abordar e discutir a importância da aplicação de recursos digitais em aulas de matemática, com o intuito de observar e analisar como é realizada a inserção dessa mídia educacional no ambiente escolar. O resultado permite avaliar como foi efetivada a formação acadêmica dos professores. A pesquisa realizada é de forma qualitativa através de questionários e pretende explorar a formação acadêmica do professor de matemática, onde se analisa quais benefícios e dificuldades são encontrados na elaboração e aplicação de aulas que utilizam os objetos de aprendizagem (OA), com o auxílio dos recursos tecnológicos. Os resultados finais indicam que os docentes pesquisados encontram dificuldades de colocar em prática esta metodologia por não ter um laboratório de informática adequado nas escolas públicas para desenvolver o trabalho com eficiência. |
id |
UFRGS-2_4c6ba77e24d91016e433e62ddf837d78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203222 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schmitt, Tassiana TruccolloRamos, Silvana Maria2019-12-19T04:00:12Z2018http://hdl.handle.net/10183/203222001108940Este presente estudo tem como base uma pesquisa desenvolvida e realizada com professores regentes da disciplina de matemática na educação básica, atuantes no ensino público do Estado do Rio Grande do Sul, nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana. Tem como finalidade abordar e discutir a importância da aplicação de recursos digitais em aulas de matemática, com o intuito de observar e analisar como é realizada a inserção dessa mídia educacional no ambiente escolar. O resultado permite avaliar como foi efetivada a formação acadêmica dos professores. A pesquisa realizada é de forma qualitativa através de questionários e pretende explorar a formação acadêmica do professor de matemática, onde se analisa quais benefícios e dificuldades são encontrados na elaboração e aplicação de aulas que utilizam os objetos de aprendizagem (OA), com o auxílio dos recursos tecnológicos. Os resultados finais indicam que os docentes pesquisados encontram dificuldades de colocar em prática esta metodologia por não ter um laboratório de informática adequado nas escolas públicas para desenvolver o trabalho com eficiência.This present study is based on research developed and realized with math teachers of elementary mathematics, which they work in public schools of Porto Alegre and Metropolitan Region, Rio Grande do Sul State. Its objective is to approach and discuss the importance of the application of digital resources in mathematics classes, in order to observe and analyze how the insertion of this educational media in the schoolar environment is carried out. The result allows to evaluate how the academic formation of the teachers was made effective. The research carried out is qualitative through questionnaires and intends to explore the academic formation of the mathematics teacher, where it analyzes which benefits and difficulties are found out in the elaboration and application of Math classes that use the learning objects (OA translated to Portuguese), with the aid of technological resources. The final results indicate that teachers find it difficult to apply this methodology because they do not have an adequate computer lab to develop their work efficiently.application/pdfporObjetos de aprendizagemFormação de professoresMatemáticaMath teachersTechnological resoursesLearning objectsTechnologyDesafios e estíimulos na formação de professores de matemática : letramento digital e tecnologias educativas na contemporaneidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108940.pdf.txt001108940.pdf.txtExtracted Texttext/plain87050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203222/2/001108940.pdf.txtd78eeb3b1b49736015c5b344f1ab3b95MD52ORIGINAL001108940.pdfTexto completoapplication/pdf1267548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203222/1/001108940.pdf286570fde2e8fd93d88b6490bcc08821MD5110183/2032222019-12-20 05:03:09.658686oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203222Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-20T07:03:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desafios e estíimulos na formação de professores de matemática : letramento digital e tecnologias educativas na contemporaneidade |
title |
Desafios e estíimulos na formação de professores de matemática : letramento digital e tecnologias educativas na contemporaneidade |
spellingShingle |
Desafios e estíimulos na formação de professores de matemática : letramento digital e tecnologias educativas na contemporaneidade Schmitt, Tassiana Truccollo Objetos de aprendizagem Formação de professores Matemática Math teachers Technological resourses Learning objects Technology |
title_short |
Desafios e estíimulos na formação de professores de matemática : letramento digital e tecnologias educativas na contemporaneidade |
title_full |
Desafios e estíimulos na formação de professores de matemática : letramento digital e tecnologias educativas na contemporaneidade |
title_fullStr |
Desafios e estíimulos na formação de professores de matemática : letramento digital e tecnologias educativas na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Desafios e estíimulos na formação de professores de matemática : letramento digital e tecnologias educativas na contemporaneidade |
title_sort |
Desafios e estíimulos na formação de professores de matemática : letramento digital e tecnologias educativas na contemporaneidade |
author |
Schmitt, Tassiana Truccollo |
author_facet |
Schmitt, Tassiana Truccollo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmitt, Tassiana Truccollo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Silvana Maria |
contributor_str_mv |
Ramos, Silvana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objetos de aprendizagem Formação de professores Matemática |
topic |
Objetos de aprendizagem Formação de professores Matemática Math teachers Technological resourses Learning objects Technology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Math teachers Technological resourses Learning objects Technology |
description |
Este presente estudo tem como base uma pesquisa desenvolvida e realizada com professores regentes da disciplina de matemática na educação básica, atuantes no ensino público do Estado do Rio Grande do Sul, nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana. Tem como finalidade abordar e discutir a importância da aplicação de recursos digitais em aulas de matemática, com o intuito de observar e analisar como é realizada a inserção dessa mídia educacional no ambiente escolar. O resultado permite avaliar como foi efetivada a formação acadêmica dos professores. A pesquisa realizada é de forma qualitativa através de questionários e pretende explorar a formação acadêmica do professor de matemática, onde se analisa quais benefícios e dificuldades são encontrados na elaboração e aplicação de aulas que utilizam os objetos de aprendizagem (OA), com o auxílio dos recursos tecnológicos. Os resultados finais indicam que os docentes pesquisados encontram dificuldades de colocar em prática esta metodologia por não ter um laboratório de informática adequado nas escolas públicas para desenvolver o trabalho com eficiência. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-19T04:00:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/203222 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001108940 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/203222 |
identifier_str_mv |
001108940 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203222/2/001108940.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203222/1/001108940.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d78eeb3b1b49736015c5b344f1ab3b95 286570fde2e8fd93d88b6490bcc08821 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224588876578816 |