Percepção ambiental de alunos do ensino médio no litoral norte do Rio Grande do Sul, em relação à biologia e conservação de tartarugas marinhas (REPTILIA: TESTUDINES), Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/182008 |
Resumo: | As tartarugas marinhas pertencem a uma das mais antigas linhagens de répteis vivos, tendo um papel de suma importância na cadeia alimentar. Apesar disso, nos dias de hoje, suas populações se encontram ameaçadas devido à ação antrópica, como a poluição e a pesca acidental. Este estudo foi realizado com o intuito de avaliar o conhecimento prévio dos alunos de Ensino Médio do Litoral Norte do Rio Grande do Sul (RS), assim como avaliar a eficácia dos métodos educativos utilizados no presente trabalho sobre a biologia e conservação das tartarugas marinhas. Foi realizado no período de março e abril de 2018, em quatro Escolas de quatro cidades do Litoral Norte do RS: Capão da Canoa, Osório, Imbé e Tramandaí, sendo duas Públicas e duas Privadas. Os alunos cursavam segundos e terceiros anos do Ensino Médio, tendo idades que variavam entre 15 e 19 anos, totalizando 108 participantes. Mediante a aplicação de questionários, não nominais quali-quantitativos com questões fechadas de múltipla escolha, semiabertas e uma questão aberta, sobre aspectos da biologia e da conservação destes animais, os participantes demonstraram seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Após a aplicação do mesmo foi realizada uma visita monitorada ao Museu de Ciências Naturais do Ceclimar – MUCIN, a fim de ilustrar e elucidar o ecossistema da região, suas relações com o homem e suas problemáticas. Na sequência, foi realizada uma palestra com conteúdo teórico expositivo sobre a importância de se preservar as tartarugas marinhas e, por fim, o último questionário com objetivo de avaliar o progresso da Percepção Ambiental dos alunos após as atividades. Tendo por base as respostas, pode-se inferir que os alunos apresentaram um nível mediano de conhecimento prévio sobre o tema, porém um excelente aprendizado após a execução das atividades. Ficou evidente a necessidade de atividades neste contexto, tanto de avaliação do conhecimento dos alunos, como de desenvolvimento de ações que divulguem o conhecimento acadêmico para a sociedade. Observaram-se inúmeras dúvidas dos alunos, com destaque para a importância das tartarugas marinhas e a ameaça sofrida por esses animais. As atividades práticas no Museu despertaram a curiosidade e interesse dos jovens para o tema e para as ciências naturais, com uma nova visão a respeito de suas ações cotidianas e o quanto estas influenciam no bem estar do meio ambiente. Foi um processo de conscientização e sensibilização, gerando uma reflexão sobre sua conservação. |
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Conceição, Ronaldo Nobre daGuerra, TeresinhaTrigo, Cariane Campos2018-09-15T02:57:11Z2018http://hdl.handle.net/10183/182008001075859As tartarugas marinhas pertencem a uma das mais antigas linhagens de répteis vivos, tendo um papel de suma importância na cadeia alimentar. Apesar disso, nos dias de hoje, suas populações se encontram ameaçadas devido à ação antrópica, como a poluição e a pesca acidental. Este estudo foi realizado com o intuito de avaliar o conhecimento prévio dos alunos de Ensino Médio do Litoral Norte do Rio Grande do Sul (RS), assim como avaliar a eficácia dos métodos educativos utilizados no presente trabalho sobre a biologia e conservação das tartarugas marinhas. Foi realizado no período de março e abril de 2018, em quatro Escolas de quatro cidades do Litoral Norte do RS: Capão da Canoa, Osório, Imbé e Tramandaí, sendo duas Públicas e duas Privadas. Os alunos cursavam segundos e terceiros anos do Ensino Médio, tendo idades que variavam entre 15 e 19 anos, totalizando 108 participantes. Mediante a aplicação de questionários, não nominais quali-quantitativos com questões fechadas de múltipla escolha, semiabertas e uma questão aberta, sobre aspectos da biologia e da conservação destes animais, os participantes demonstraram seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Após a aplicação do mesmo foi realizada uma visita monitorada ao Museu de Ciências Naturais do Ceclimar – MUCIN, a fim de ilustrar e elucidar o ecossistema da região, suas relações com o homem e suas problemáticas. Na sequência, foi realizada uma palestra com conteúdo teórico expositivo sobre a importância de se preservar as tartarugas marinhas e, por fim, o último questionário com objetivo de avaliar o progresso da Percepção Ambiental dos alunos após as atividades. Tendo por base as respostas, pode-se inferir que os alunos apresentaram um nível mediano de conhecimento prévio sobre o tema, porém um excelente aprendizado após a execução das atividades. Ficou evidente a necessidade de atividades neste contexto, tanto de avaliação do conhecimento dos alunos, como de desenvolvimento de ações que divulguem o conhecimento acadêmico para a sociedade. Observaram-se inúmeras dúvidas dos alunos, com destaque para a importância das tartarugas marinhas e a ameaça sofrida por esses animais. As atividades práticas no Museu despertaram a curiosidade e interesse dos jovens para o tema e para as ciências naturais, com uma nova visão a respeito de suas ações cotidianas e o quanto estas influenciam no bem estar do meio ambiente. Foi um processo de conscientização e sensibilização, gerando uma reflexão sobre sua conservação.Sea turtles belong to one of the oldest lineages of living reptiles, playing a major role in the food chain. Despite this, now a days, their populations are threatened by anthropic action such as pollution and by-catch. This study was carried out with the purpose of evaluating the previous knowledge of the high school students from North Coast of Rio Grande do Sul (RS), as well as evaluating the effectiveness of educational methods used in this work about biology and conservation sea turtles. It was realized in March and April of 2018 period, in four Schools of four cities of the North Coast of RS: Capão da Canoa, Osório, Imbé and Tramandaí, being two Public and two Private. The 108 students participants studied second and third years of high school, ranging from 15 to 19 years old. Through the application of non-nominal qualitative and quantitative questionnaires with closed questions of multiple choice, semi-open and open question, on aspects of the biology and conservation of these animals, participants demonstrated their previous knowledge on the subject. After the application, was carried out a monitored visit to the CECLIMAR Museum of Natural Science - MUCIN, in order to illustrate and elucidate about ecosystem region, its relations with man and his problems. Afterwards, a lecture was held with theoretical expository content on the importance of preserving sea turtles and, finally, the last questionnaire to evaluate the progress of the students' Environmental Perception after the activities. Based on the answers, it can be inferred that the students presented a medium level of previous knowledge about the subject, but an excellent learning after the execution of the activities. It was evident the need for activities in this context, both to evaluate students' knowledge and to develop actions that disseminate academic knowledge to society. Numerous questions were raised by the students, highlighting the importance of sea turtles and the threat posed by these animals. Practical activities at the Museum have aroused young people's curiosity and interest in the theme and the natural sciences, with a new vision regarding their daily actions and how they influence the well-being of the environment. It was a process of awareness raising and awareness, generating a reflection on its conservation.application/pdfporPercepção ambientalEducação ambientalTartarugas marinhasEnvironmental educationSea turtleEnvironmental perceptionImportance ecologyPercepção ambiental de alunos do ensino médio no litoral norte do Rio Grande do Sul, em relação à biologia e conservação de tartarugas marinhas (REPTILIA: TESTUDINES), Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Ênfase em Biologia Marinha e Costeira: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001075859.pdf.txt001075859.pdf.txtExtracted Texttext/plain144188http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182008/2/001075859.pdf.txt421bb0112d2acbceee136641fa7e3e41MD52ORIGINAL001075859.pdfTexto completoapplication/pdf1077110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182008/1/001075859.pdf8a616776989a1ab9a989a5ea16cab15cMD5110183/1820082023-03-15 03:22:56.894324oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182008Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-15T06:22:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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