Tecnologia na educação : o uso do vídeo digital em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Taiane Forati
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133882
Resumo: Este trabalho teve como foco a utilização do vídeo em sala de aula por professores de uma Escola Municipal em Sapucaia do Sul/RS. A utilização do vídeo em sala de aula pode tornar o ensino e a aprendizagem mais interessantes, pois a linguagem audiovisual cativa o aluno com as imagens e com os sons, aproximando-o também da realidade que está sendo mostrada. Para responder aos objetivos da investigação a metodologia adotada foi qualitativa, método que permite compreender aspectos subjetivos dos sujeitos participantes da pesquisa. Para a coleta de dados utilizou-se questionário aplicado com dez professores convidados a participar da pesquisa de uma Escola Municipal de Sapucaia do Sul/RS. A análise e discussão dos dados obtidos mostraram que os professores participantes utilizavam o audiovisual em suas aulas para promover a sensibilização dos alunos, ou seja, para introduzir um assunto ou conteúdo a ser trabalhado. Com relação aos formatos que mais foram utilizados os participantes indicaram o DVD e o vídeo digital, apontando que existe o uso das tecnologias digitais, em especial o vídeo, pelos professores. A utilização das mídias em sala de aula se torna uma necessidade no momento atual da sociedade, uma vez que ela está presente no cotidiano, fazendo parte da vida dos alunos.
id UFRGS-2_4c9d3070f654b82eed0a54b9c69a9a38
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133882
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Azevedo, Taiane ForatiMachado, Letícia Sophia Rocha2016-03-16T02:06:17Z2015http://hdl.handle.net/10183/133882000982362Este trabalho teve como foco a utilização do vídeo em sala de aula por professores de uma Escola Municipal em Sapucaia do Sul/RS. A utilização do vídeo em sala de aula pode tornar o ensino e a aprendizagem mais interessantes, pois a linguagem audiovisual cativa o aluno com as imagens e com os sons, aproximando-o também da realidade que está sendo mostrada. Para responder aos objetivos da investigação a metodologia adotada foi qualitativa, método que permite compreender aspectos subjetivos dos sujeitos participantes da pesquisa. Para a coleta de dados utilizou-se questionário aplicado com dez professores convidados a participar da pesquisa de uma Escola Municipal de Sapucaia do Sul/RS. A análise e discussão dos dados obtidos mostraram que os professores participantes utilizavam o audiovisual em suas aulas para promover a sensibilização dos alunos, ou seja, para introduzir um assunto ou conteúdo a ser trabalhado. Com relação aos formatos que mais foram utilizados os participantes indicaram o DVD e o vídeo digital, apontando que existe o uso das tecnologias digitais, em especial o vídeo, pelos professores. A utilização das mídias em sala de aula se torna uma necessidade no momento atual da sociedade, uma vez que ela está presente no cotidiano, fazendo parte da vida dos alunos.This work focused on the use of video in the classroom by teachers from a public school in Sapucaia do Sul / RS. The use of video in the classroom can make teaching and learning more interesting because the audiovisual language captivates students with the images and sounds, also approaching the reality that is being shown. To meet the research objectives of the adopted methodology was qualitative method that allows us to understand subjective aspects of the subjects participating in the research. For data collection was used questionnaire with ten teachers invited to participate in the research of a Municipal School of Sapucaia do Sul / RS. The analysis and discussion of the data showed that participating teachers were using audiovisual in their classes to promote awareness of students, namely to introduce a subject or content to be worked. Regarding the formats that were used more participants indicated the DVD and digital video, pointing out that there is the use of digital technologies, especially video, by teachers. The use of media in the classroom becomes a necessity in contemporary society, since it is present in daily life, as part of students' lives.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Mídia digitalVídeoSala de aulaDigital technologiesVideo media in the classroomTecnologia na educação : o uso do vídeo digital em sala de aulaTechnology in education : the use of digital video in the classroominfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982362.pdf000982362.pdfTexto completoapplication/pdf487735http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133882/1/000982362.pdfbb35c403925f522dc1cb9f9177cb86f4MD51TEXT000982362.pdf.txt000982362.pdf.txtExtracted Texttext/plain114797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133882/2/000982362.pdf.txtf7224b6400f07f38860b889b7c5a6fd3MD52THUMBNAIL000982362.pdf.jpg000982362.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133882/3/000982362.pdf.jpg1aabe474cfe819a16362d941c01940e9MD5310183/1338822024-01-27 06:00:55.39168oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133882Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:00:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologia na educação : o uso do vídeo digital em sala de aula
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Technology in education : the use of digital video in the classroom
title Tecnologia na educação : o uso do vídeo digital em sala de aula
spellingShingle Tecnologia na educação : o uso do vídeo digital em sala de aula
Azevedo, Taiane Forati
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Mídia digital
Vídeo
Sala de aula
Digital technologies
Video media in the classroom
title_short Tecnologia na educação : o uso do vídeo digital em sala de aula
title_full Tecnologia na educação : o uso do vídeo digital em sala de aula
title_fullStr Tecnologia na educação : o uso do vídeo digital em sala de aula
title_full_unstemmed Tecnologia na educação : o uso do vídeo digital em sala de aula
title_sort Tecnologia na educação : o uso do vídeo digital em sala de aula
author Azevedo, Taiane Forati
author_facet Azevedo, Taiane Forati
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Taiane Forati
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Letícia Sophia Rocha
contributor_str_mv Machado, Letícia Sophia Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Mídia digital
Vídeo
Sala de aula
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Mídia digital
Vídeo
Sala de aula
Digital technologies
Video media in the classroom
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital technologies
Video media in the classroom
description Este trabalho teve como foco a utilização do vídeo em sala de aula por professores de uma Escola Municipal em Sapucaia do Sul/RS. A utilização do vídeo em sala de aula pode tornar o ensino e a aprendizagem mais interessantes, pois a linguagem audiovisual cativa o aluno com as imagens e com os sons, aproximando-o também da realidade que está sendo mostrada. Para responder aos objetivos da investigação a metodologia adotada foi qualitativa, método que permite compreender aspectos subjetivos dos sujeitos participantes da pesquisa. Para a coleta de dados utilizou-se questionário aplicado com dez professores convidados a participar da pesquisa de uma Escola Municipal de Sapucaia do Sul/RS. A análise e discussão dos dados obtidos mostraram que os professores participantes utilizavam o audiovisual em suas aulas para promover a sensibilização dos alunos, ou seja, para introduzir um assunto ou conteúdo a ser trabalhado. Com relação aos formatos que mais foram utilizados os participantes indicaram o DVD e o vídeo digital, apontando que existe o uso das tecnologias digitais, em especial o vídeo, pelos professores. A utilização das mídias em sala de aula se torna uma necessidade no momento atual da sociedade, uma vez que ela está presente no cotidiano, fazendo parte da vida dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-16T02:06:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133882
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982362
url http://hdl.handle.net/10183/133882
identifier_str_mv 000982362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133882/1/000982362.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133882/2/000982362.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133882/3/000982362.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bb35c403925f522dc1cb9f9177cb86f4
f7224b6400f07f38860b889b7c5a6fd3
1aabe474cfe819a16362d941c01940e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447163998568448