Vídeo e gênero : a (in)visibilidade das questões de gênero em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Aline de Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134425
Resumo: As mídias influenciam as pessoas no modo de viver, agir e pensar o mundo. A cada exposição, interpreta-se e absorve-se o que está sendo transmitido mesmo que nenhuma palavra seja dita. Mas será que este processo pode ser percebido? Será que se pode identificar o exato momento em que as influências atingem o receptor, que passa a pensar de acordo com o que vê e escuta? Esta pesquisa tem o objetivo de documentar e evidenciar estas influências demonstrando, através da revisão de literatura e de um estudo de caso, como este processo de alienação ocorre e como pode ser contraposto através do uso do vídeo e veiculações midiáticas na sala de aula, sob a orientação e supervisão do professor. O tema escolhido se refere às relações de gênero, pois este é um grande exemplo de assunto invisibilizado, marginalizado e de baixa representatividade na mídia, criando tabus capazes de regular, normatizar e coibir os jovens de se desenvolverem naturalmente com liberdade de serem e agirem com suas mentes e corpos da forma com que gostariam. O trabalho orientado com o vídeo em aula busca trazer uma luz a este assunto, diminuindo as resistências na aceitação das diferentes expressões de gênero e proporcionando uma análise reflexiva das mídias excludentes e parciais presentes no dia-a-dia.
id UFRGS-2_b10154fcc11509969b08ac036f44b73d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134425
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lacerda, Aline de AlmeidaGeller, Marlise2016-03-30T02:08:00Z2015http://hdl.handle.net/10183/134425000985545As mídias influenciam as pessoas no modo de viver, agir e pensar o mundo. A cada exposição, interpreta-se e absorve-se o que está sendo transmitido mesmo que nenhuma palavra seja dita. Mas será que este processo pode ser percebido? Será que se pode identificar o exato momento em que as influências atingem o receptor, que passa a pensar de acordo com o que vê e escuta? Esta pesquisa tem o objetivo de documentar e evidenciar estas influências demonstrando, através da revisão de literatura e de um estudo de caso, como este processo de alienação ocorre e como pode ser contraposto através do uso do vídeo e veiculações midiáticas na sala de aula, sob a orientação e supervisão do professor. O tema escolhido se refere às relações de gênero, pois este é um grande exemplo de assunto invisibilizado, marginalizado e de baixa representatividade na mídia, criando tabus capazes de regular, normatizar e coibir os jovens de se desenvolverem naturalmente com liberdade de serem e agirem com suas mentes e corpos da forma com que gostariam. O trabalho orientado com o vídeo em aula busca trazer uma luz a este assunto, diminuindo as resistências na aceitação das diferentes expressões de gênero e proporcionando uma análise reflexiva das mídias excludentes e parciais presentes no dia-a-dia.The media influence people in the way of living, acting and thinking the world. Every exhibition is interpreted and absorbed in the way it is being transmitted even if no words are spoken. But can this process be perceived? Can we pinpoint the exact moment when the influences reach the receiver, making him think according to what was seen and heard? This research intends to document and demonstrate these influences showing through the literature review and case study how this alienation process occurs and how it can be countered through the use of video and media placements in the classroom, under the guidance and supervision of the teacher. The theme relates to gender relations, as this is a great example of subject made invisible, marginalized and with low representation in the media, creating taboos which can regulate and deter young people to develop naturally with freedom, to be and to act with their minds and bodies as they would wish to. The oriented work with the video in class seeks to bring a light to this subject, decreasing the resistance in the acceptance of different expressions of gender and providing a reflective analysis of exclusive and partial media present in our daily lifes.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MídiaVídeoGêneroSala de aulaMediaGenderEducationVisibilityChangeSocietyVídeo e gênero : a (in)visibilidade das questões de gênero em sala de aulaVideo and gender : the (in) visibility of gender issues in the classroominfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985545.pdf000985545.pdfTexto completoapplication/pdf630982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134425/1/000985545.pdf5336b23705e1a56abcc70c97301a4079MD51TEXT000985545.pdf.txt000985545.pdf.txtExtracted Texttext/plain92160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134425/2/000985545.pdf.txt412891ad2690df170d403082727565ccMD52THUMBNAIL000985545.pdf.jpg000985545.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134425/3/000985545.pdf.jpga13de1ab32802ecc9d7c4dc5f8ade65dMD5310183/1344252018-10-26 09:45:11.585oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134425Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:45:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vídeo e gênero : a (in)visibilidade das questões de gênero em sala de aula
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Video and gender : the (in) visibility of gender issues in the classroom
title Vídeo e gênero : a (in)visibilidade das questões de gênero em sala de aula
spellingShingle Vídeo e gênero : a (in)visibilidade das questões de gênero em sala de aula
Lacerda, Aline de Almeida
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Mídia
Vídeo
Gênero
Sala de aula
Media
Gender
Education
Visibility
Change
Society
title_short Vídeo e gênero : a (in)visibilidade das questões de gênero em sala de aula
title_full Vídeo e gênero : a (in)visibilidade das questões de gênero em sala de aula
title_fullStr Vídeo e gênero : a (in)visibilidade das questões de gênero em sala de aula
title_full_unstemmed Vídeo e gênero : a (in)visibilidade das questões de gênero em sala de aula
title_sort Vídeo e gênero : a (in)visibilidade das questões de gênero em sala de aula
author Lacerda, Aline de Almeida
author_facet Lacerda, Aline de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Aline de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Geller, Marlise
contributor_str_mv Geller, Marlise
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Mídia
Vídeo
Gênero
Sala de aula
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Mídia
Vídeo
Gênero
Sala de aula
Media
Gender
Education
Visibility
Change
Society
dc.subject.eng.fl_str_mv Media
Gender
Education
Visibility
Change
Society
description As mídias influenciam as pessoas no modo de viver, agir e pensar o mundo. A cada exposição, interpreta-se e absorve-se o que está sendo transmitido mesmo que nenhuma palavra seja dita. Mas será que este processo pode ser percebido? Será que se pode identificar o exato momento em que as influências atingem o receptor, que passa a pensar de acordo com o que vê e escuta? Esta pesquisa tem o objetivo de documentar e evidenciar estas influências demonstrando, através da revisão de literatura e de um estudo de caso, como este processo de alienação ocorre e como pode ser contraposto através do uso do vídeo e veiculações midiáticas na sala de aula, sob a orientação e supervisão do professor. O tema escolhido se refere às relações de gênero, pois este é um grande exemplo de assunto invisibilizado, marginalizado e de baixa representatividade na mídia, criando tabus capazes de regular, normatizar e coibir os jovens de se desenvolverem naturalmente com liberdade de serem e agirem com suas mentes e corpos da forma com que gostariam. O trabalho orientado com o vídeo em aula busca trazer uma luz a este assunto, diminuindo as resistências na aceitação das diferentes expressões de gênero e proporcionando uma análise reflexiva das mídias excludentes e parciais presentes no dia-a-dia.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-30T02:08:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134425
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000985545
url http://hdl.handle.net/10183/134425
identifier_str_mv 000985545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134425/1/000985545.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134425/2/000985545.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134425/3/000985545.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5336b23705e1a56abcc70c97301a4079
412891ad2690df170d403082727565cc
a13de1ab32802ecc9d7c4dc5f8ade65d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224502091186176