Ditos de jovens quanto ao (a)parecer : a produção da posição do sujeito-mercadoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paim, Guilherme Machado
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182539
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso se constitui a partir da minha experiência como bolsista de iniciação científica na pesquisa Vivências de consumo e crédito: partilhar e operar para criar práticas outras da Profª Inês Hennigen, que objetivou principalmente a investigação da produção subjetiva dos jovens na atual sociedade de consumo. A pesquisa desenvolveu-se a partir de rodas de conversa, com jovens de quatorze a dezoito anos cursando o ensino médio em escolas públicas de Porto Alegre. Trabalhou-se com a metodologia de pesquisa-intervenção buscando a abertura de espaços de discussão e a construção de conhecimentos, tendo como horizonte a perspectiva de uma educação quanto ao consumo. Analisamos aqui – à luz da análise do discurso de perspectiva foucaultiana – diferentes elementos que surgiram no processo de pesquisa, tais como o enunciado de que consumir é (a)parecer bem, a ideia de uma articulação entre o mais consumo e o aproveitar a vida e o consumo marcando relações e produzindo modos de ser e agir. Na análise destacamos tensões que se colocam aos sujeitos atualmente, como a apontada por Zygmunt Bauman de que hoje as pessoas se encontram imersas em processos e relações que as transformam em mercadorias dispostas ao mercado de consumo, produzindo assim a posição de um sujeito-mercadoria.
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