Ditos de jovens quanto ao (a)parecer : a produção da posição do sujeito-mercadoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paim, Guilherme Machado
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182539
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso se constitui a partir da minha experiência como bolsista de iniciação científica na pesquisa Vivências de consumo e crédito: partilhar e operar para criar práticas outras da Profª Inês Hennigen, que objetivou principalmente a investigação da produção subjetiva dos jovens na atual sociedade de consumo. A pesquisa desenvolveu-se a partir de rodas de conversa, com jovens de quatorze a dezoito anos cursando o ensino médio em escolas públicas de Porto Alegre. Trabalhou-se com a metodologia de pesquisa-intervenção buscando a abertura de espaços de discussão e a construção de conhecimentos, tendo como horizonte a perspectiva de uma educação quanto ao consumo. Analisamos aqui – à luz da análise do discurso de perspectiva foucaultiana – diferentes elementos que surgiram no processo de pesquisa, tais como o enunciado de que consumir é (a)parecer bem, a ideia de uma articulação entre o mais consumo e o aproveitar a vida e o consumo marcando relações e produzindo modos de ser e agir. Na análise destacamos tensões que se colocam aos sujeitos atualmente, como a apontada por Zygmunt Bauman de que hoje as pessoas se encontram imersas em processos e relações que as transformam em mercadorias dispostas ao mercado de consumo, produzindo assim a posição de um sujeito-mercadoria.
id UFRGS-2_4cdf8854d655570520401f5ff665a67b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182539
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Paim, Guilherme MachadoHennigen, Ines2018-09-25T02:34:16Z2018http://hdl.handle.net/10183/182539001077094O presente Trabalho de Conclusão de Curso se constitui a partir da minha experiência como bolsista de iniciação científica na pesquisa Vivências de consumo e crédito: partilhar e operar para criar práticas outras da Profª Inês Hennigen, que objetivou principalmente a investigação da produção subjetiva dos jovens na atual sociedade de consumo. A pesquisa desenvolveu-se a partir de rodas de conversa, com jovens de quatorze a dezoito anos cursando o ensino médio em escolas públicas de Porto Alegre. Trabalhou-se com a metodologia de pesquisa-intervenção buscando a abertura de espaços de discussão e a construção de conhecimentos, tendo como horizonte a perspectiva de uma educação quanto ao consumo. Analisamos aqui – à luz da análise do discurso de perspectiva foucaultiana – diferentes elementos que surgiram no processo de pesquisa, tais como o enunciado de que consumir é (a)parecer bem, a ideia de uma articulação entre o mais consumo e o aproveitar a vida e o consumo marcando relações e produzindo modos de ser e agir. Na análise destacamos tensões que se colocam aos sujeitos atualmente, como a apontada por Zygmunt Bauman de que hoje as pessoas se encontram imersas em processos e relações que as transformam em mercadorias dispostas ao mercado de consumo, produzindo assim a posição de um sujeito-mercadoria.application/pdfporConsumoSubjetividadeAdolescênciaDitos de jovens quanto ao (a)parecer : a produção da posição do sujeito-mercadoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2018Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001077094.pdfTexto completoapplication/pdf123858http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182539/1/001077094.pdf382cb5ce1fef1c2e212ba76129ad0dc6MD51TEXT001077094.pdf.txt001077094.pdf.txtExtracted Texttext/plain65471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182539/2/001077094.pdf.txt3ca98fbb2e3d151381490a2238863f60MD52THUMBNAIL001077094.pdf.jpg001077094.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182539/3/001077094.pdf.jpg4546301801b5220b0eb7c9b83984fd12MD5310183/1825392018-10-05 07:56:04.546oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182539Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:56:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ditos de jovens quanto ao (a)parecer : a produção da posição do sujeito-mercadoria
title Ditos de jovens quanto ao (a)parecer : a produção da posição do sujeito-mercadoria
spellingShingle Ditos de jovens quanto ao (a)parecer : a produção da posição do sujeito-mercadoria
Paim, Guilherme Machado
Consumo
Subjetividade
Adolescência
title_short Ditos de jovens quanto ao (a)parecer : a produção da posição do sujeito-mercadoria
title_full Ditos de jovens quanto ao (a)parecer : a produção da posição do sujeito-mercadoria
title_fullStr Ditos de jovens quanto ao (a)parecer : a produção da posição do sujeito-mercadoria
title_full_unstemmed Ditos de jovens quanto ao (a)parecer : a produção da posição do sujeito-mercadoria
title_sort Ditos de jovens quanto ao (a)parecer : a produção da posição do sujeito-mercadoria
author Paim, Guilherme Machado
author_facet Paim, Guilherme Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paim, Guilherme Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hennigen, Ines
contributor_str_mv Hennigen, Ines
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Subjetividade
Adolescência
topic Consumo
Subjetividade
Adolescência
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso se constitui a partir da minha experiência como bolsista de iniciação científica na pesquisa Vivências de consumo e crédito: partilhar e operar para criar práticas outras da Profª Inês Hennigen, que objetivou principalmente a investigação da produção subjetiva dos jovens na atual sociedade de consumo. A pesquisa desenvolveu-se a partir de rodas de conversa, com jovens de quatorze a dezoito anos cursando o ensino médio em escolas públicas de Porto Alegre. Trabalhou-se com a metodologia de pesquisa-intervenção buscando a abertura de espaços de discussão e a construção de conhecimentos, tendo como horizonte a perspectiva de uma educação quanto ao consumo. Analisamos aqui – à luz da análise do discurso de perspectiva foucaultiana – diferentes elementos que surgiram no processo de pesquisa, tais como o enunciado de que consumir é (a)parecer bem, a ideia de uma articulação entre o mais consumo e o aproveitar a vida e o consumo marcando relações e produzindo modos de ser e agir. Na análise destacamos tensões que se colocam aos sujeitos atualmente, como a apontada por Zygmunt Bauman de que hoje as pessoas se encontram imersas em processos e relações que as transformam em mercadorias dispostas ao mercado de consumo, produzindo assim a posição de um sujeito-mercadoria.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-25T02:34:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182539
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001077094
url http://hdl.handle.net/10183/182539
identifier_str_mv 001077094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182539/1/001077094.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182539/2/001077094.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182539/3/001077094.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 382cb5ce1fef1c2e212ba76129ad0dc6
3ca98fbb2e3d151381490a2238863f60
4546301801b5220b0eb7c9b83984fd12
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447224939708416