Da injustiça educacional às políticas afirmativas para a educação superior pública no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Neusa Chaves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271039
Resumo: O objetivo deste ensaio é abordar algumas causas de injustiças geradas pelo sistema educacional brasileiro que ressoam no ingresso à educação superior pública do País. Tais injustiças acarretaram a implementação de uma política afirmativa com cota socioeconômica, étnica, racial e para pessoas com deficiência (PcD), com o intuito de equalizar as oportunidades educacionais ao acesso à educação superior para as estudantes e os estudantes egressos de escolas públicas. A abordagem teórico-metodológica utiliza-se da análise crítica baseada em referenciais que discutem conceitos de justiça e injustiça social e escolar. Por esta via interessa-se em explicitar como o poder, a dominação e a desigualdade social são estabelecidos, reproduzidos e combatidos. A argumentação é desenvolvida de modo a dar ênfase à relevância social das políticas afirmativas. A desigualdade educacional na sociedade brasileira relaciona-se, explicitamente, com a injustiça socioeconômica e, de modo interseccional, com marcadores raciais; reforçando a dedução lógica de que precisaremos de políticas afirmativas para o ingresso de estudantes de escolas públicas na educação superior pública por tempo indeterminado.
id UFRGS-2_4cf8dce60527ef9a4fa2d7703b230b24
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271039
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Batista, Neusa Chaves2024-01-18T03:22:53Z20241409-4703http://hdl.handle.net/10183/271039001194424O objetivo deste ensaio é abordar algumas causas de injustiças geradas pelo sistema educacional brasileiro que ressoam no ingresso à educação superior pública do País. Tais injustiças acarretaram a implementação de uma política afirmativa com cota socioeconômica, étnica, racial e para pessoas com deficiência (PcD), com o intuito de equalizar as oportunidades educacionais ao acesso à educação superior para as estudantes e os estudantes egressos de escolas públicas. A abordagem teórico-metodológica utiliza-se da análise crítica baseada em referenciais que discutem conceitos de justiça e injustiça social e escolar. Por esta via interessa-se em explicitar como o poder, a dominação e a desigualdade social são estabelecidos, reproduzidos e combatidos. A argumentação é desenvolvida de modo a dar ênfase à relevância social das políticas afirmativas. A desigualdade educacional na sociedade brasileira relaciona-se, explicitamente, com a injustiça socioeconômica e, de modo interseccional, com marcadores raciais; reforçando a dedução lógica de que precisaremos de políticas afirmativas para o ingresso de estudantes de escolas públicas na educação superior pública por tempo indeterminado.The aim of this essay is to address some causes of injustices generated by the brazilian educational system that resonate with entry into public higher education in the country. Such injustices led to the implementation of an affirmative policy with socioeconomic, ethnic, racial quotas and for people with disabilities (PcD), with the aim of equalizing educational opportunities for access to higher education for students graduating from public schools. The theoretical-methodological approach uses critical analysis based on references that discuss concepts of social and school justice and Injustice. In this way, he is interested in explaining how power, domination and social inequality are established, reproduced, and fought. The argument is developed to emphasize the social relevance of affirmative policies. The educational inequality in brazilian society is explicitly related to socioeconomic injustice and, in an intersectional way, with racial markers; reinforcing the by logical deduction that we will need affirmative policies for the access of students from public schools into public higher education for an indefinite period.El objetivo de este ensayo fue abordar algunas de las causas de injusticias en el sistema educativo brasileño, las cuales repercuten en el ingreso a la educación superior pública en el país. Tales injusticias llevaron a la implementación de una política afirmativa con cuotas socioeconómicas, étnicas, raciales y para las personas con discapacidad (PcD) con el objetivo de garantizar oportunidades educativas de acceso a la educación universitaria para las estudiantes y los estudiantes egresas y egresos de las escuelas públicas. El abordaje teórico-metodológico utiliza el análisis crítico basado en referentes que discuten conceptos de justicia e injusticia sociales y escolares. De esta manera, interesa aclarar cómo el poder, la dominación y la desigualdad social se establecen, reproducen y son rechazados. La investigación se desarrolla para enfatizar la relevancia social de las políticas afirmativas. En la sociedad brasileña, la desigualdad educativa se relaciona, explícitamente, con la injusticia socioeconómica y, de manera interseccional, con marcadores raciales. Esto refuerza la deducción lógica de que necesitaremos políticas afirmativas para promover el ingreso del estudiantado de las escuelas públicas a la educación superior pública por tiempo indefinido.application/pdfporRevista Actualidades Investigativas en Educación. San José, Costa Rica. Vol. 24, n. 1 (Enero/Abril 2024), p. 1-30Ensino superiorAções afirmativasHigher educationEducational injusticeAffirmative policyEducación universitariaInjusticia educativaPolítica afirmativaDa injustiça educacional às políticas afirmativas para a educação superior pública no BrasilFrom educational injustice to affirmative policies for public higher education in Brazil De la injusticia educativa a las políticas afirmativas para la educación universitaria pública en Brasil Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194424.pdf.txt001194424.pdf.txtExtracted Texttext/plain92667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271039/2/001194424.pdf.txtc2f97565fbb417c62e7929d102aed2c5MD52ORIGINAL001194424.pdfTexto completoapplication/pdf713137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271039/1/001194424.pdf8073a600e798575d41d0495af92ed58eMD5110183/2710392024-01-19 04:25:09.325699oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271039Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-19T06:25:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da injustiça educacional às políticas afirmativas para a educação superior pública no Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv From educational injustice to affirmative policies for public higher education in Brazil
dc.title.alternative.es.fl_str_mv De la injusticia educativa a las políticas afirmativas para la educación universitaria pública en Brasil
title Da injustiça educacional às políticas afirmativas para a educação superior pública no Brasil
spellingShingle Da injustiça educacional às políticas afirmativas para a educação superior pública no Brasil
Batista, Neusa Chaves
Ensino superior
Ações afirmativas
Higher education
Educational injustice
Affirmative policy
Educación universitaria
Injusticia educativa
Política afirmativa
title_short Da injustiça educacional às políticas afirmativas para a educação superior pública no Brasil
title_full Da injustiça educacional às políticas afirmativas para a educação superior pública no Brasil
title_fullStr Da injustiça educacional às políticas afirmativas para a educação superior pública no Brasil
title_full_unstemmed Da injustiça educacional às políticas afirmativas para a educação superior pública no Brasil
title_sort Da injustiça educacional às políticas afirmativas para a educação superior pública no Brasil
author Batista, Neusa Chaves
author_facet Batista, Neusa Chaves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Neusa Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Ações afirmativas
topic Ensino superior
Ações afirmativas
Higher education
Educational injustice
Affirmative policy
Educación universitaria
Injusticia educativa
Política afirmativa
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education
Educational injustice
Affirmative policy
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación universitaria
Injusticia educativa
Política afirmativa
description O objetivo deste ensaio é abordar algumas causas de injustiças geradas pelo sistema educacional brasileiro que ressoam no ingresso à educação superior pública do País. Tais injustiças acarretaram a implementação de uma política afirmativa com cota socioeconômica, étnica, racial e para pessoas com deficiência (PcD), com o intuito de equalizar as oportunidades educacionais ao acesso à educação superior para as estudantes e os estudantes egressos de escolas públicas. A abordagem teórico-metodológica utiliza-se da análise crítica baseada em referenciais que discutem conceitos de justiça e injustiça social e escolar. Por esta via interessa-se em explicitar como o poder, a dominação e a desigualdade social são estabelecidos, reproduzidos e combatidos. A argumentação é desenvolvida de modo a dar ênfase à relevância social das políticas afirmativas. A desigualdade educacional na sociedade brasileira relaciona-se, explicitamente, com a injustiça socioeconômica e, de modo interseccional, com marcadores raciais; reforçando a dedução lógica de que precisaremos de políticas afirmativas para o ingresso de estudantes de escolas públicas na educação superior pública por tempo indeterminado.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-18T03:22:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271039
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1409-4703
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001194424
identifier_str_mv 1409-4703
001194424
url http://hdl.handle.net/10183/271039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Actualidades Investigativas en Educación. San José, Costa Rica. Vol. 24, n. 1 (Enero/Abril 2024), p. 1-30
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271039/2/001194424.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271039/1/001194424.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c2f97565fbb417c62e7929d102aed2c5
8073a600e798575d41d0495af92ed58e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790525597712384