Da injustiça educacional às políticas afirmativas para a educação superior pública no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271039 |
Resumo: | O objetivo deste ensaio é abordar algumas causas de injustiças geradas pelo sistema educacional brasileiro que ressoam no ingresso à educação superior pública do País. Tais injustiças acarretaram a implementação de uma política afirmativa com cota socioeconômica, étnica, racial e para pessoas com deficiência (PcD), com o intuito de equalizar as oportunidades educacionais ao acesso à educação superior para as estudantes e os estudantes egressos de escolas públicas. A abordagem teórico-metodológica utiliza-se da análise crítica baseada em referenciais que discutem conceitos de justiça e injustiça social e escolar. Por esta via interessa-se em explicitar como o poder, a dominação e a desigualdade social são estabelecidos, reproduzidos e combatidos. A argumentação é desenvolvida de modo a dar ênfase à relevância social das políticas afirmativas. A desigualdade educacional na sociedade brasileira relaciona-se, explicitamente, com a injustiça socioeconômica e, de modo interseccional, com marcadores raciais; reforçando a dedução lógica de que precisaremos de políticas afirmativas para o ingresso de estudantes de escolas públicas na educação superior pública por tempo indeterminado. |
id |
UFRGS-2_4cf8dce60527ef9a4fa2d7703b230b24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271039 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Batista, Neusa Chaves2024-01-18T03:22:53Z20241409-4703http://hdl.handle.net/10183/271039001194424O objetivo deste ensaio é abordar algumas causas de injustiças geradas pelo sistema educacional brasileiro que ressoam no ingresso à educação superior pública do País. Tais injustiças acarretaram a implementação de uma política afirmativa com cota socioeconômica, étnica, racial e para pessoas com deficiência (PcD), com o intuito de equalizar as oportunidades educacionais ao acesso à educação superior para as estudantes e os estudantes egressos de escolas públicas. A abordagem teórico-metodológica utiliza-se da análise crítica baseada em referenciais que discutem conceitos de justiça e injustiça social e escolar. Por esta via interessa-se em explicitar como o poder, a dominação e a desigualdade social são estabelecidos, reproduzidos e combatidos. A argumentação é desenvolvida de modo a dar ênfase à relevância social das políticas afirmativas. A desigualdade educacional na sociedade brasileira relaciona-se, explicitamente, com a injustiça socioeconômica e, de modo interseccional, com marcadores raciais; reforçando a dedução lógica de que precisaremos de políticas afirmativas para o ingresso de estudantes de escolas públicas na educação superior pública por tempo indeterminado.The aim of this essay is to address some causes of injustices generated by the brazilian educational system that resonate with entry into public higher education in the country. Such injustices led to the implementation of an affirmative policy with socioeconomic, ethnic, racial quotas and for people with disabilities (PcD), with the aim of equalizing educational opportunities for access to higher education for students graduating from public schools. The theoretical-methodological approach uses critical analysis based on references that discuss concepts of social and school justice and Injustice. In this way, he is interested in explaining how power, domination and social inequality are established, reproduced, and fought. The argument is developed to emphasize the social relevance of affirmative policies. The educational inequality in brazilian society is explicitly related to socioeconomic injustice and, in an intersectional way, with racial markers; reinforcing the by logical deduction that we will need affirmative policies for the access of students from public schools into public higher education for an indefinite period.El objetivo de este ensayo fue abordar algunas de las causas de injusticias en el sistema educativo brasileño, las cuales repercuten en el ingreso a la educación superior pública en el país. Tales injusticias llevaron a la implementación de una política afirmativa con cuotas socioeconómicas, étnicas, raciales y para las personas con discapacidad (PcD) con el objetivo de garantizar oportunidades educativas de acceso a la educación universitaria para las estudiantes y los estudiantes egresas y egresos de las escuelas públicas. El abordaje teórico-metodológico utiliza el análisis crítico basado en referentes que discuten conceptos de justicia e injusticia sociales y escolares. De esta manera, interesa aclarar cómo el poder, la dominación y la desigualdad social se establecen, reproducen y son rechazados. La investigación se desarrolla para enfatizar la relevancia social de las políticas afirmativas. En la sociedad brasileña, la desigualdad educativa se relaciona, explícitamente, con la injusticia socioeconómica y, de manera interseccional, con marcadores raciales. Esto refuerza la deducción lógica de que necesitaremos políticas afirmativas para promover el ingreso del estudiantado de las escuelas públicas a la educación superior pública por tiempo indefinido.application/pdfporRevista Actualidades Investigativas en Educación. San José, Costa Rica. Vol. 24, n. 1 (Enero/Abril 2024), p. 1-30Ensino superiorAções afirmativasHigher educationEducational injusticeAffirmative policyEducación universitariaInjusticia educativaPolítica afirmativaDa injustiça educacional às políticas afirmativas para a educação superior pública no BrasilFrom educational injustice to affirmative policies for public higher education in Brazil De la injusticia educativa a las políticas afirmativas para la educación universitaria pública en Brasil Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194424.pdf.txt001194424.pdf.txtExtracted Texttext/plain92667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271039/2/001194424.pdf.txtc2f97565fbb417c62e7929d102aed2c5MD52ORIGINAL001194424.pdfTexto completoapplication/pdf713137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271039/1/001194424.pdf8073a600e798575d41d0495af92ed58eMD5110183/2710392024-01-19 04:25:09.325699oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271039Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-19T06:25:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Da injustiça educacional às políticas afirmativas para a educação superior pública no Brasil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
From educational injustice to affirmative policies for public higher education in Brazil |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
De la injusticia educativa a las políticas afirmativas para la educación universitaria pública en Brasil |
title |
Da injustiça educacional às políticas afirmativas para a educação superior pública no Brasil |
spellingShingle |
Da injustiça educacional às políticas afirmativas para a educação superior pública no Brasil Batista, Neusa Chaves Ensino superior Ações afirmativas Higher education Educational injustice Affirmative policy Educación universitaria Injusticia educativa Política afirmativa |
title_short |
Da injustiça educacional às políticas afirmativas para a educação superior pública no Brasil |
title_full |
Da injustiça educacional às políticas afirmativas para a educação superior pública no Brasil |
title_fullStr |
Da injustiça educacional às políticas afirmativas para a educação superior pública no Brasil |
title_full_unstemmed |
Da injustiça educacional às políticas afirmativas para a educação superior pública no Brasil |
title_sort |
Da injustiça educacional às políticas afirmativas para a educação superior pública no Brasil |
author |
Batista, Neusa Chaves |
author_facet |
Batista, Neusa Chaves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Neusa Chaves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Ações afirmativas |
topic |
Ensino superior Ações afirmativas Higher education Educational injustice Affirmative policy Educación universitaria Injusticia educativa Política afirmativa |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Higher education Educational injustice Affirmative policy |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación universitaria Injusticia educativa Política afirmativa |
description |
O objetivo deste ensaio é abordar algumas causas de injustiças geradas pelo sistema educacional brasileiro que ressoam no ingresso à educação superior pública do País. Tais injustiças acarretaram a implementação de uma política afirmativa com cota socioeconômica, étnica, racial e para pessoas com deficiência (PcD), com o intuito de equalizar as oportunidades educacionais ao acesso à educação superior para as estudantes e os estudantes egressos de escolas públicas. A abordagem teórico-metodológica utiliza-se da análise crítica baseada em referenciais que discutem conceitos de justiça e injustiça social e escolar. Por esta via interessa-se em explicitar como o poder, a dominação e a desigualdade social são estabelecidos, reproduzidos e combatidos. A argumentação é desenvolvida de modo a dar ênfase à relevância social das políticas afirmativas. A desigualdade educacional na sociedade brasileira relaciona-se, explicitamente, com a injustiça socioeconômica e, de modo interseccional, com marcadores raciais; reforçando a dedução lógica de que precisaremos de políticas afirmativas para o ingresso de estudantes de escolas públicas na educação superior pública por tempo indeterminado. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-18T03:22:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/271039 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1409-4703 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001194424 |
identifier_str_mv |
1409-4703 001194424 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/271039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Actualidades Investigativas en Educación. San José, Costa Rica. Vol. 24, n. 1 (Enero/Abril 2024), p. 1-30 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271039/2/001194424.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271039/1/001194424.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c2f97565fbb417c62e7929d102aed2c5 8073a600e798575d41d0495af92ed58e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792790525597712384 |