Reflexões sobre conselho escolar : um caminho com vista á gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151582 |
Resumo: | A presente pesquisa evidencia alguns resultados da análise das ações do Projeto de Intervenção efetivada numa escola de ensino fundamental, localizada no município de Candelária/RS, visando o Conselho Escolar. Os aportes teóricos que sustentaram esta investigação são relacionados à Gestão Democrática. Os principais autores que inspiraram a análise deste trabalho foram: Vitor Henrique Paro (2000, 2001), Danilo Gandin (2012, 2013), Carlos Roberto Jamil Cury (2001, 2002, 2007) e Ilma Passos Alencastro Veiga (1995, 1998, 2013). Tendo como objetivo analisar e efetivar a atuação do Conselho Escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Inácio, tendo em vista a disposição da Lei Municipal Nº 566, de 1º de dezembro de 2010. O material de pesquisa foi analisado na perspectiva da pesquisa-ação constituído por questionário, entrevista semiestruturada, reuniões, conversas informais com pais, alunos, professores e funcionários, bem como o diário de campo da pesquisadora. A análise do material de pesquisa apontou que existem poucas diferenças entre as atribuições do Conselho Escolar e do Círculo de Pais e Mestres, porém a partir da efetivação do Conselho Escolar, este passa a ser o órgão máximo da Escola; a entrevista semiestruturada possibilitou enxergar, mesmo de forma sucinta, como a comunidade escolar se posicionaria se mudasse de lugar com a gestora escolar, também possibilitou compreender o significado que os entrevistados possuem sobre gestão democrática escolar e ainda mostrou que a comunidade escolar possui conhecimento superficial sobre a importância do Conselho Escolar dentro da escola. Esta pesquisa propiciou conhecer a função e a importância do Conselho Escolar dentro de uma Instituição de Ensino justamente porque é um órgão composto por todos os segmentos da Escola sendo mais um aspecto que referencia a gestão democrática escolar. |
id |
UFRGS-2_4d15eeaee1944c5e3362e03373b4b044 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151582 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nicaretta, Elisângela IsabelOliveira, Maria de Fátima2017-02-11T02:26:02Z2015http://hdl.handle.net/10183/151582001009603A presente pesquisa evidencia alguns resultados da análise das ações do Projeto de Intervenção efetivada numa escola de ensino fundamental, localizada no município de Candelária/RS, visando o Conselho Escolar. Os aportes teóricos que sustentaram esta investigação são relacionados à Gestão Democrática. Os principais autores que inspiraram a análise deste trabalho foram: Vitor Henrique Paro (2000, 2001), Danilo Gandin (2012, 2013), Carlos Roberto Jamil Cury (2001, 2002, 2007) e Ilma Passos Alencastro Veiga (1995, 1998, 2013). Tendo como objetivo analisar e efetivar a atuação do Conselho Escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Inácio, tendo em vista a disposição da Lei Municipal Nº 566, de 1º de dezembro de 2010. O material de pesquisa foi analisado na perspectiva da pesquisa-ação constituído por questionário, entrevista semiestruturada, reuniões, conversas informais com pais, alunos, professores e funcionários, bem como o diário de campo da pesquisadora. A análise do material de pesquisa apontou que existem poucas diferenças entre as atribuições do Conselho Escolar e do Círculo de Pais e Mestres, porém a partir da efetivação do Conselho Escolar, este passa a ser o órgão máximo da Escola; a entrevista semiestruturada possibilitou enxergar, mesmo de forma sucinta, como a comunidade escolar se posicionaria se mudasse de lugar com a gestora escolar, também possibilitou compreender o significado que os entrevistados possuem sobre gestão democrática escolar e ainda mostrou que a comunidade escolar possui conhecimento superficial sobre a importância do Conselho Escolar dentro da escola. Esta pesquisa propiciou conhecer a função e a importância do Conselho Escolar dentro de uma Instituição de Ensino justamente porque é um órgão composto por todos os segmentos da Escola sendo mais um aspecto que referencia a gestão democrática escolar.application/pdfporConselho da escolaGestão democráticaParticipaçãoDireito à educaçãoProjeto pedagógicoComunidade escolarEnsino de primeiro grauReflexões sobre conselho escolar : um caminho com vista á gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009603.pdf001009603.pdfTexto completoapplication/pdf1306891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151582/1/001009603.pdf97aceec93e6bb8927049a2cc57226658MD51TEXT001009603.pdf.txt001009603.pdf.txtExtracted Texttext/plain130025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151582/2/001009603.pdf.txt32d5401aae294df6835856362f2bffd3MD5210183/1515822017-02-12 02:22:20.968119oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151582Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:22:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões sobre conselho escolar : um caminho com vista á gestão democrática |
title |
Reflexões sobre conselho escolar : um caminho com vista á gestão democrática |
spellingShingle |
Reflexões sobre conselho escolar : um caminho com vista á gestão democrática Nicaretta, Elisângela Isabel Conselho da escola Gestão democrática Participação Direito à educação Projeto pedagógico Comunidade escolar Ensino de primeiro grau |
title_short |
Reflexões sobre conselho escolar : um caminho com vista á gestão democrática |
title_full |
Reflexões sobre conselho escolar : um caminho com vista á gestão democrática |
title_fullStr |
Reflexões sobre conselho escolar : um caminho com vista á gestão democrática |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre conselho escolar : um caminho com vista á gestão democrática |
title_sort |
Reflexões sobre conselho escolar : um caminho com vista á gestão democrática |
author |
Nicaretta, Elisângela Isabel |
author_facet |
Nicaretta, Elisângela Isabel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicaretta, Elisângela Isabel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Maria de Fátima |
contributor_str_mv |
Oliveira, Maria de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conselho da escola Gestão democrática Participação Direito à educação Projeto pedagógico Comunidade escolar Ensino de primeiro grau |
topic |
Conselho da escola Gestão democrática Participação Direito à educação Projeto pedagógico Comunidade escolar Ensino de primeiro grau |
description |
A presente pesquisa evidencia alguns resultados da análise das ações do Projeto de Intervenção efetivada numa escola de ensino fundamental, localizada no município de Candelária/RS, visando o Conselho Escolar. Os aportes teóricos que sustentaram esta investigação são relacionados à Gestão Democrática. Os principais autores que inspiraram a análise deste trabalho foram: Vitor Henrique Paro (2000, 2001), Danilo Gandin (2012, 2013), Carlos Roberto Jamil Cury (2001, 2002, 2007) e Ilma Passos Alencastro Veiga (1995, 1998, 2013). Tendo como objetivo analisar e efetivar a atuação do Conselho Escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Inácio, tendo em vista a disposição da Lei Municipal Nº 566, de 1º de dezembro de 2010. O material de pesquisa foi analisado na perspectiva da pesquisa-ação constituído por questionário, entrevista semiestruturada, reuniões, conversas informais com pais, alunos, professores e funcionários, bem como o diário de campo da pesquisadora. A análise do material de pesquisa apontou que existem poucas diferenças entre as atribuições do Conselho Escolar e do Círculo de Pais e Mestres, porém a partir da efetivação do Conselho Escolar, este passa a ser o órgão máximo da Escola; a entrevista semiestruturada possibilitou enxergar, mesmo de forma sucinta, como a comunidade escolar se posicionaria se mudasse de lugar com a gestora escolar, também possibilitou compreender o significado que os entrevistados possuem sobre gestão democrática escolar e ainda mostrou que a comunidade escolar possui conhecimento superficial sobre a importância do Conselho Escolar dentro da escola. Esta pesquisa propiciou conhecer a função e a importância do Conselho Escolar dentro de uma Instituição de Ensino justamente porque é um órgão composto por todos os segmentos da Escola sendo mais um aspecto que referencia a gestão democrática escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-11T02:26:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151582 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001009603 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151582 |
identifier_str_mv |
001009603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151582/1/001009603.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151582/2/001009603.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
97aceec93e6bb8927049a2cc57226658 32d5401aae294df6835856362f2bffd3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224522965188608 |