Reflexões sobre conselho escolar : um caminho com vista á gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicaretta, Elisângela Isabel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151582
Resumo: A presente pesquisa evidencia alguns resultados da análise das ações do Projeto de Intervenção efetivada numa escola de ensino fundamental, localizada no município de Candelária/RS, visando o Conselho Escolar. Os aportes teóricos que sustentaram esta investigação são relacionados à Gestão Democrática. Os principais autores que inspiraram a análise deste trabalho foram: Vitor Henrique Paro (2000, 2001), Danilo Gandin (2012, 2013), Carlos Roberto Jamil Cury (2001, 2002, 2007) e Ilma Passos Alencastro Veiga (1995, 1998, 2013). Tendo como objetivo analisar e efetivar a atuação do Conselho Escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Inácio, tendo em vista a disposição da Lei Municipal Nº 566, de 1º de dezembro de 2010. O material de pesquisa foi analisado na perspectiva da pesquisa-ação constituído por questionário, entrevista semiestruturada, reuniões, conversas informais com pais, alunos, professores e funcionários, bem como o diário de campo da pesquisadora. A análise do material de pesquisa apontou que existem poucas diferenças entre as atribuições do Conselho Escolar e do Círculo de Pais e Mestres, porém a partir da efetivação do Conselho Escolar, este passa a ser o órgão máximo da Escola; a entrevista semiestruturada possibilitou enxergar, mesmo de forma sucinta, como a comunidade escolar se posicionaria se mudasse de lugar com a gestora escolar, também possibilitou compreender o significado que os entrevistados possuem sobre gestão democrática escolar e ainda mostrou que a comunidade escolar possui conhecimento superficial sobre a importância do Conselho Escolar dentro da escola. Esta pesquisa propiciou conhecer a função e a importância do Conselho Escolar dentro de uma Instituição de Ensino justamente porque é um órgão composto por todos os segmentos da Escola sendo mais um aspecto que referencia a gestão democrática escolar.
id UFRGS-2_4d15eeaee1944c5e3362e03373b4b044
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151582
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nicaretta, Elisângela IsabelOliveira, Maria de Fátima2017-02-11T02:26:02Z2015http://hdl.handle.net/10183/151582001009603A presente pesquisa evidencia alguns resultados da análise das ações do Projeto de Intervenção efetivada numa escola de ensino fundamental, localizada no município de Candelária/RS, visando o Conselho Escolar. Os aportes teóricos que sustentaram esta investigação são relacionados à Gestão Democrática. Os principais autores que inspiraram a análise deste trabalho foram: Vitor Henrique Paro (2000, 2001), Danilo Gandin (2012, 2013), Carlos Roberto Jamil Cury (2001, 2002, 2007) e Ilma Passos Alencastro Veiga (1995, 1998, 2013). Tendo como objetivo analisar e efetivar a atuação do Conselho Escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Inácio, tendo em vista a disposição da Lei Municipal Nº 566, de 1º de dezembro de 2010. O material de pesquisa foi analisado na perspectiva da pesquisa-ação constituído por questionário, entrevista semiestruturada, reuniões, conversas informais com pais, alunos, professores e funcionários, bem como o diário de campo da pesquisadora. A análise do material de pesquisa apontou que existem poucas diferenças entre as atribuições do Conselho Escolar e do Círculo de Pais e Mestres, porém a partir da efetivação do Conselho Escolar, este passa a ser o órgão máximo da Escola; a entrevista semiestruturada possibilitou enxergar, mesmo de forma sucinta, como a comunidade escolar se posicionaria se mudasse de lugar com a gestora escolar, também possibilitou compreender o significado que os entrevistados possuem sobre gestão democrática escolar e ainda mostrou que a comunidade escolar possui conhecimento superficial sobre a importância do Conselho Escolar dentro da escola. Esta pesquisa propiciou conhecer a função e a importância do Conselho Escolar dentro de uma Instituição de Ensino justamente porque é um órgão composto por todos os segmentos da Escola sendo mais um aspecto que referencia a gestão democrática escolar.application/pdfporConselho da escolaGestão democráticaParticipaçãoDireito à educaçãoProjeto pedagógicoComunidade escolarEnsino de primeiro grauReflexões sobre conselho escolar : um caminho com vista á gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009603.pdf001009603.pdfTexto completoapplication/pdf1306891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151582/1/001009603.pdf97aceec93e6bb8927049a2cc57226658MD51TEXT001009603.pdf.txt001009603.pdf.txtExtracted Texttext/plain130025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151582/2/001009603.pdf.txt32d5401aae294df6835856362f2bffd3MD5210183/1515822017-02-12 02:22:20.968119oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151582Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:22:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre conselho escolar : um caminho com vista á gestão democrática
title Reflexões sobre conselho escolar : um caminho com vista á gestão democrática
spellingShingle Reflexões sobre conselho escolar : um caminho com vista á gestão democrática
Nicaretta, Elisângela Isabel
Conselho da escola
Gestão democrática
Participação
Direito à educação
Projeto pedagógico
Comunidade escolar
Ensino de primeiro grau
title_short Reflexões sobre conselho escolar : um caminho com vista á gestão democrática
title_full Reflexões sobre conselho escolar : um caminho com vista á gestão democrática
title_fullStr Reflexões sobre conselho escolar : um caminho com vista á gestão democrática
title_full_unstemmed Reflexões sobre conselho escolar : um caminho com vista á gestão democrática
title_sort Reflexões sobre conselho escolar : um caminho com vista á gestão democrática
author Nicaretta, Elisângela Isabel
author_facet Nicaretta, Elisângela Isabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicaretta, Elisângela Isabel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Maria de Fátima
contributor_str_mv Oliveira, Maria de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Conselho da escola
Gestão democrática
Participação
Direito à educação
Projeto pedagógico
Comunidade escolar
Ensino de primeiro grau
topic Conselho da escola
Gestão democrática
Participação
Direito à educação
Projeto pedagógico
Comunidade escolar
Ensino de primeiro grau
description A presente pesquisa evidencia alguns resultados da análise das ações do Projeto de Intervenção efetivada numa escola de ensino fundamental, localizada no município de Candelária/RS, visando o Conselho Escolar. Os aportes teóricos que sustentaram esta investigação são relacionados à Gestão Democrática. Os principais autores que inspiraram a análise deste trabalho foram: Vitor Henrique Paro (2000, 2001), Danilo Gandin (2012, 2013), Carlos Roberto Jamil Cury (2001, 2002, 2007) e Ilma Passos Alencastro Veiga (1995, 1998, 2013). Tendo como objetivo analisar e efetivar a atuação do Conselho Escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Inácio, tendo em vista a disposição da Lei Municipal Nº 566, de 1º de dezembro de 2010. O material de pesquisa foi analisado na perspectiva da pesquisa-ação constituído por questionário, entrevista semiestruturada, reuniões, conversas informais com pais, alunos, professores e funcionários, bem como o diário de campo da pesquisadora. A análise do material de pesquisa apontou que existem poucas diferenças entre as atribuições do Conselho Escolar e do Círculo de Pais e Mestres, porém a partir da efetivação do Conselho Escolar, este passa a ser o órgão máximo da Escola; a entrevista semiestruturada possibilitou enxergar, mesmo de forma sucinta, como a comunidade escolar se posicionaria se mudasse de lugar com a gestora escolar, também possibilitou compreender o significado que os entrevistados possuem sobre gestão democrática escolar e ainda mostrou que a comunidade escolar possui conhecimento superficial sobre a importância do Conselho Escolar dentro da escola. Esta pesquisa propiciou conhecer a função e a importância do Conselho Escolar dentro de uma Instituição de Ensino justamente porque é um órgão composto por todos os segmentos da Escola sendo mais um aspecto que referencia a gestão democrática escolar.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-11T02:26:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151582
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001009603
url http://hdl.handle.net/10183/151582
identifier_str_mv 001009603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151582/1/001009603.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151582/2/001009603.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 97aceec93e6bb8927049a2cc57226658
32d5401aae294df6835856362f2bffd3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224522965188608