Efetividade do estímulo em aplicativo bancário para investimento em poupança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rafael Silveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215202
Resumo: O presente trabalho busca identificar se o estímulo recebido pelos usuários de um aplicativo bancário é efetivo para os levar a aplicar na poupança. Para tanto, buscou-se compreender as principais motivações que levaram os usuários que receberam estímulos na tela inicial do aplicativo a aplicar na poupança, definir os usuários que aceitaram a oferta e compreender as motivações daqueles que recusaram a oferta. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa qualitativa, entrevistando usuários de mobile banking em profundidade com o objetivo de entender a decisão de aplicação em poupança e levantar os pontos relevantes para os consumidores durante o processo. Após isso, elaborou-se o questionário para aplicação da pesquisa quantitativa, sendo utilizada como base para análise dos resultados. Com isso, foi possível concluir que a principal motivação para a aceitação do estímulo é a necessidade por parte dos usuários de criar uma reserva de recursos para emergências; o perfil desse usuário que aceitou a oferta é, no geral, mulheres com idade de 21 a 30 anos, solteiras, com ensino superior completo e pós-graduação completa; por fim, o principal motivo que levou os usuários a recusar a oferta foi já ter outra finalidade para aquele recurso que estava em conta corrente.
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