Efetividade do estímulo em aplicativo bancário para investimento em poupança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/215202 |
Resumo: | O presente trabalho busca identificar se o estímulo recebido pelos usuários de um aplicativo bancário é efetivo para os levar a aplicar na poupança. Para tanto, buscou-se compreender as principais motivações que levaram os usuários que receberam estímulos na tela inicial do aplicativo a aplicar na poupança, definir os usuários que aceitaram a oferta e compreender as motivações daqueles que recusaram a oferta. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa qualitativa, entrevistando usuários de mobile banking em profundidade com o objetivo de entender a decisão de aplicação em poupança e levantar os pontos relevantes para os consumidores durante o processo. Após isso, elaborou-se o questionário para aplicação da pesquisa quantitativa, sendo utilizada como base para análise dos resultados. Com isso, foi possível concluir que a principal motivação para a aceitação do estímulo é a necessidade por parte dos usuários de criar uma reserva de recursos para emergências; o perfil desse usuário que aceitou a oferta é, no geral, mulheres com idade de 21 a 30 anos, solteiras, com ensino superior completo e pós-graduação completa; por fim, o principal motivo que levou os usuários a recusar a oferta foi já ter outra finalidade para aquele recurso que estava em conta corrente. |
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Ferreira, Rafael SilveiraSilveira, Teniza da2020-11-19T04:15:47Z2019http://hdl.handle.net/10183/215202001119607O presente trabalho busca identificar se o estímulo recebido pelos usuários de um aplicativo bancário é efetivo para os levar a aplicar na poupança. Para tanto, buscou-se compreender as principais motivações que levaram os usuários que receberam estímulos na tela inicial do aplicativo a aplicar na poupança, definir os usuários que aceitaram a oferta e compreender as motivações daqueles que recusaram a oferta. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa qualitativa, entrevistando usuários de mobile banking em profundidade com o objetivo de entender a decisão de aplicação em poupança e levantar os pontos relevantes para os consumidores durante o processo. Após isso, elaborou-se o questionário para aplicação da pesquisa quantitativa, sendo utilizada como base para análise dos resultados. Com isso, foi possível concluir que a principal motivação para a aceitação do estímulo é a necessidade por parte dos usuários de criar uma reserva de recursos para emergências; o perfil desse usuário que aceitou a oferta é, no geral, mulheres com idade de 21 a 30 anos, solteiras, com ensino superior completo e pós-graduação completa; por fim, o principal motivo que levou os usuários a recusar a oferta foi já ter outra finalidade para aquele recurso que estava em conta corrente.The present work aims to identify if the stimulus received by users of a banking application is functional to lead them to invest in savings. For this purpose, we sought to understand the main motivations that led users who received such incentives to apply for savings; define the users who accepted the offer; and understand the motivations of those who declined the offer. A qualitative research was conducted, conducting interviews with mobile banking users to understand the decision to invest in savings. After that, the questionnaire was elaborated for the application of the quantitative research, being used as basis for analysis of the results. It was concluded that the main motivation for the acceptance of the stimulus is the users' need to create an emergency resource reserve; The profile of this user who accepted the offer is generally women aged 21 to 30 years, single, with complete higher education and complete postgraduate; Finally, the main reason why users declined the offer was to have another purpose for that current account feature.application/pdfporSetor bancárioAplicativos móveisMotivação do consumidorBanking applicationSavingsMobile banking investmentEfetividade do estímulo em aplicativo bancário para investimento em poupançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119607.pdf.txt001119607.pdf.txtExtracted Texttext/plain119669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215202/2/001119607.pdf.txt6f41ea39e3c367e94679234f33a25a09MD52ORIGINAL001119607.pdfTexto completoapplication/pdf701230http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215202/1/001119607.pdf622b704a74b94c8ba49c3b08a3fae657MD5110183/2152022023-05-05 03:21:41.3708oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215202Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:21:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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