Os desafios vivenciados na implementação do projeto de intervenção na escola municipal de educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151659 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo promover uma ação transformadora dentro da Instituição, ou seja, um plano de intervenção, tendo como foco a elaboração do PPP. A proposta visava integrar família e escola em sua construção. Essa escola de educação infantil iniciou suas atividades em abril do ano de 2014, não teve tempo hábil para a construção do PPP com a comunidade escolar. A construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é fundamental no planejamento das instituições escolares independente da sua modalidade de ensino, através dele. a escola idealiza suas estratégias e objetivos e quais os caminhos a percorrer para atingi-los, com o objetivo de definir a identidade da escola, e promover uma educação de qualidade, construindo uma proposta coletiva de PPP, o presente trabalho será fundamentado em alguns dos autores: GADOTTI (2004), VEIGA (1998, 2004), BASTOS (2005), FREIRE (1987) e outros oportunizados no curso, teremos como metodologia a pesquisa ação. Os resultados obtidos até o momento apontam um avanço real na participação de todos os educadores da instituição e uma maior participação e integração de todos os segmentos oportunizando maior dialogo, envolvimento e pertencimento. |
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Silva, Janaína de Mattos daSchuch, Cleusa Conceição Terres2017-02-14T02:23:35Z2015http://hdl.handle.net/10183/151659001005449O presente trabalho teve como objetivo promover uma ação transformadora dentro da Instituição, ou seja, um plano de intervenção, tendo como foco a elaboração do PPP. A proposta visava integrar família e escola em sua construção. Essa escola de educação infantil iniciou suas atividades em abril do ano de 2014, não teve tempo hábil para a construção do PPP com a comunidade escolar. A construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é fundamental no planejamento das instituições escolares independente da sua modalidade de ensino, através dele. a escola idealiza suas estratégias e objetivos e quais os caminhos a percorrer para atingi-los, com o objetivo de definir a identidade da escola, e promover uma educação de qualidade, construindo uma proposta coletiva de PPP, o presente trabalho será fundamentado em alguns dos autores: GADOTTI (2004), VEIGA (1998, 2004), BASTOS (2005), FREIRE (1987) e outros oportunizados no curso, teremos como metodologia a pesquisa ação. Os resultados obtidos até o momento apontam um avanço real na participação de todos os educadores da instituição e uma maior participação e integração de todos os segmentos oportunizando maior dialogo, envolvimento e pertencimento.This study aimed to promote a transforming action within the institution, that is, an action plan, focusing on the preparation of the PPP. The proposal aimed to integrate family and school in its construction. This school of early childhood education began operations in April of 2014, had no time to build the PPP with the school community. Construction of the Pedagogic Political Project (PPP) is fundamental in the planning of independent educational institutions of their mode of education through him. School idealizes their strategies and objectives and which ways to go to meet them, in order to define the school's identity, and promote quality education, building a collective proposal for PPP, this work will be based on some of the authors: GADOTTI (2004), VEIGA (1998, 2004), Bastos (2005), Freire (1987) and other oportunizados the course, as we approach the search action. The results obtained so far indicate a real advance in the participation of all teachers of the institution and greater participation and integration of all segments providing opportunities for greater dialogue, involvement and belonging.application/pdfporEducação infantilProjeto pedagógicoGestão democráticaComunidade escolarPolitical pedagogical projectIntervention projectDemocratic managementOs desafios vivenciados na implementação do projeto de intervenção na escola municipal de educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005449.pdf001005449.pdfTexto completoapplication/pdf1095961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151659/1/001005449.pdff1fe5fc6aa25c4dc788b5dbf35f0570aMD51TEXT001005449.pdf.txt001005449.pdf.txtExtracted Texttext/plain58607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151659/2/001005449.pdf.txt74d4961a745ced8ef2e5d54b861f9e8dMD5210183/1516592017-02-15 02:27:43.588887oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151659Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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