(Im)possibilidades da revitalização do projeto político-pedagógico de uma Rede Municipal de Ensino em uma perspectiva colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegat, Jardelino
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sarmento, Dirléia Fanfa, Rangel, Mary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
DOI: 10.1590/s1678-4634201844179910
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157427
Resumo: O artigo é decorrente de uma pesquisa-ação colaborativa que teve como temática investigativa a revitalização do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma Rede Municipal de Ensino. No âmbito de rede (além de outros dispositivos locais, como o Plano Municipal de Educação, por exemplo), o PPP é um dispositivo que, articulado aos demais dispositivos legais, condensa o ideário educativo que confere uma identidade, orienta a organização e as ações educativas coletivas. Mediante a necessidade de revitalizar o PPP da rede, a Secretaria de Educação do município recorreu à assessoria dos pesquisadores com o intuito de que tal processo fosse desenvolvido em uma perspectiva participativa e com base em decisões coletivas, assegurando os diversos olhares dos atores de cada comunidade educativa. Assim, neste texto, fazemos um recorte analítico-discursivo acerca das concepções de 78 gestores partícipes do processo. Os dados, categorizados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, oriundos da análise documental e de um questionário, indicam a potencialidade da pesquisa-ação enquanto uma abordagem que propicia a açãoreflexão-intervenção. Os entraves encontrados, que limitaram a constituição coletiva e participativa, são decorrentes do espaço temporal dedicado ao processo, comprometendo os espaços de reflexão, aprofundamento e discussão, fundamentais para o alinhamento teórico-metodológico e a consolidação de consensos políticos coletivos. Por fim, é elogiável a postura e o desafio que os gestores, no âmbito de uma Secretaria Municipal de Educação, colocaram-se ao assumirem de forma participativa a construção de um dipositivo da envergadura de um PPP.
id USP-11_d94f4f2311497ff365cbd5576ec0ccdd
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/157427
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
spelling (Im)possibilidades da revitalização do projeto político-pedagógico de uma Rede Municipal de Ensino em uma perspectiva colaborativa(Im)possibilities of the revitalization from the Political-Pedagogical Project of a Municipal Teaching Network in a collaborative perspectivePolitical-Pedagogical ProjectDemocratic managementSchool managersProjeto Político-PedagógicoGestão democráticaGestores escolaresO artigo é decorrente de uma pesquisa-ação colaborativa que teve como temática investigativa a revitalização do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma Rede Municipal de Ensino. No âmbito de rede (além de outros dispositivos locais, como o Plano Municipal de Educação, por exemplo), o PPP é um dispositivo que, articulado aos demais dispositivos legais, condensa o ideário educativo que confere uma identidade, orienta a organização e as ações educativas coletivas. Mediante a necessidade de revitalizar o PPP da rede, a Secretaria de Educação do município recorreu à assessoria dos pesquisadores com o intuito de que tal processo fosse desenvolvido em uma perspectiva participativa e com base em decisões coletivas, assegurando os diversos olhares dos atores de cada comunidade educativa. Assim, neste texto, fazemos um recorte analítico-discursivo acerca das concepções de 78 gestores partícipes do processo. Os dados, categorizados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, oriundos da análise documental e de um questionário, indicam a potencialidade da pesquisa-ação enquanto uma abordagem que propicia a açãoreflexão-intervenção. Os entraves encontrados, que limitaram a constituição coletiva e participativa, são decorrentes do espaço temporal dedicado ao processo, comprometendo os espaços de reflexão, aprofundamento e discussão, fundamentais para o alinhamento teórico-metodológico e a consolidação de consensos políticos coletivos. Por fim, é elogiável a postura e o desafio que os gestores, no âmbito de uma Secretaria Municipal de Educação, colocaram-se ao assumirem de forma participativa a construção de um dipositivo da envergadura de um PPP.The article results from a collaborative research-action which the investigative theme was the revitalization of the Political-Pedagogical Project (PPP) of a Municipal Teaching Network. On the network scope (besides others local devices, as the Municipal Education Plan, for example), the PPP is a divice that, articulated to the other legal devices, condenses the educational ideology that confers an identity, guides the organization and the collective educational actions. Through the need to revitalize the network’s PPP, the Municipality’s Education Departament resorted to the researchers’ advisory with the intention of such process was developed in a participatory research and based on collective decisions, assuring the diverse views of the actors of each educational community. Thus, in this text, we make an analytical-discursive clipping about the conceptions of 78 managers who participate in the process. The data, categorized through the Content Analysis Technique, arising from documentary analysis and a questionnaire, indicate the potentiality of action-research as an approach that favors action-reflection-intervention. The hindrance encountered, which had limited the collective and participatory constitution, stem from the time space devoted to the process, compromising the spaces for recflection, deepening and discussion, fundamental for the theoretical- methodological alignment and the consolidation of collective political consensus. Finally, it is commendable the posture and the challenge that the manegers, within the framework of a Municipal Education Departament, are placed in assuming in a participatory way the construction of a device of the scope of a PPP.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/15742710.1590/s1678-4634201844179910Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e179910Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e179910Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e1799101678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157427/152783https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157427/152782Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMenegat, JardelinoSarmento, Dirléia FanfaRangel, Mary2019-04-26T13:52:38Zoai:revistas.usp.br:article/157427Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2019-04-26T13:52:38Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv (Im)possibilidades da revitalização do projeto político-pedagógico de uma Rede Municipal de Ensino em uma perspectiva colaborativa
(Im)possibilities of the revitalization from the Political-Pedagogical Project of a Municipal Teaching Network in a collaborative perspective
title (Im)possibilidades da revitalização do projeto político-pedagógico de uma Rede Municipal de Ensino em uma perspectiva colaborativa
spellingShingle (Im)possibilidades da revitalização do projeto político-pedagógico de uma Rede Municipal de Ensino em uma perspectiva colaborativa
(Im)possibilidades da revitalização do projeto político-pedagógico de uma Rede Municipal de Ensino em uma perspectiva colaborativa
Menegat, Jardelino
Political-Pedagogical Project
Democratic management
School managers
Projeto Político-Pedagógico
Gestão democrática
Gestores escolares
Menegat, Jardelino
Political-Pedagogical Project
Democratic management
School managers
Projeto Político-Pedagógico
Gestão democrática
Gestores escolares
title_short (Im)possibilidades da revitalização do projeto político-pedagógico de uma Rede Municipal de Ensino em uma perspectiva colaborativa
title_full (Im)possibilidades da revitalização do projeto político-pedagógico de uma Rede Municipal de Ensino em uma perspectiva colaborativa
title_fullStr (Im)possibilidades da revitalização do projeto político-pedagógico de uma Rede Municipal de Ensino em uma perspectiva colaborativa
(Im)possibilidades da revitalização do projeto político-pedagógico de uma Rede Municipal de Ensino em uma perspectiva colaborativa
title_full_unstemmed (Im)possibilidades da revitalização do projeto político-pedagógico de uma Rede Municipal de Ensino em uma perspectiva colaborativa
(Im)possibilidades da revitalização do projeto político-pedagógico de uma Rede Municipal de Ensino em uma perspectiva colaborativa
title_sort (Im)possibilidades da revitalização do projeto político-pedagógico de uma Rede Municipal de Ensino em uma perspectiva colaborativa
author Menegat, Jardelino
author_facet Menegat, Jardelino
Menegat, Jardelino
Sarmento, Dirléia Fanfa
Rangel, Mary
Sarmento, Dirléia Fanfa
Rangel, Mary
author_role author
author2 Sarmento, Dirléia Fanfa
Rangel, Mary
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menegat, Jardelino
Sarmento, Dirléia Fanfa
Rangel, Mary
dc.subject.por.fl_str_mv Political-Pedagogical Project
Democratic management
School managers
Projeto Político-Pedagógico
Gestão democrática
Gestores escolares
topic Political-Pedagogical Project
Democratic management
School managers
Projeto Político-Pedagógico
Gestão democrática
Gestores escolares
description O artigo é decorrente de uma pesquisa-ação colaborativa que teve como temática investigativa a revitalização do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma Rede Municipal de Ensino. No âmbito de rede (além de outros dispositivos locais, como o Plano Municipal de Educação, por exemplo), o PPP é um dispositivo que, articulado aos demais dispositivos legais, condensa o ideário educativo que confere uma identidade, orienta a organização e as ações educativas coletivas. Mediante a necessidade de revitalizar o PPP da rede, a Secretaria de Educação do município recorreu à assessoria dos pesquisadores com o intuito de que tal processo fosse desenvolvido em uma perspectiva participativa e com base em decisões coletivas, assegurando os diversos olhares dos atores de cada comunidade educativa. Assim, neste texto, fazemos um recorte analítico-discursivo acerca das concepções de 78 gestores partícipes do processo. Os dados, categorizados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, oriundos da análise documental e de um questionário, indicam a potencialidade da pesquisa-ação enquanto uma abordagem que propicia a açãoreflexão-intervenção. Os entraves encontrados, que limitaram a constituição coletiva e participativa, são decorrentes do espaço temporal dedicado ao processo, comprometendo os espaços de reflexão, aprofundamento e discussão, fundamentais para o alinhamento teórico-metodológico e a consolidação de consensos políticos coletivos. Por fim, é elogiável a postura e o desafio que os gestores, no âmbito de uma Secretaria Municipal de Educação, colocaram-se ao assumirem de forma participativa a construção de um dipositivo da envergadura de um PPP.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157427
10.1590/s1678-4634201844179910
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157427
identifier_str_mv 10.1590/s1678-4634201844179910
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157427/152783
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157427/152782
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e179910
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e179910
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e179910
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1822180739446210560
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-4634201844179910