Blog : uma ferramenta de incentivo à escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141416 |
Resumo: | Este estudo qualitativo despontou após compreender a preocupação dos professores no que se refere à produção textual dos alunos. Diante de tal conflito a pesquisa revela que é necessário o professor compreender as potencialidades e as implicações do uso das tecnologias em sua prática pedagógica. Também é importante evidenciar os fatores internos e externos que influenciam a aprendizagem dos alunos, não de forma mecanizada, mas que seja significativa e atraente. As facilidades que as tecnologias de informação e comunicação oferecem ampliam as ações do educador, possibilitando uma vasta diversidade de atividades que o educador e o educando podem realizar. Com isso a pesquisa tem o objetivo de contemplar a ferramenta blog como um recurso de incentivo à leitura, escrita e principalmente, motivar a produção textual, através da interação favorecendo a aprendizagem colaborativa, a construção e socialização do conhecimento. |
id |
UFRGS-2_4d6ad3929ed5ecc09d809c52a48ada6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141416 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Goulart, Luciara MartinsCosta, Valéria Machado da2016-05-20T02:10:30Z2010http://hdl.handle.net/10183/141416000989994Este estudo qualitativo despontou após compreender a preocupação dos professores no que se refere à produção textual dos alunos. Diante de tal conflito a pesquisa revela que é necessário o professor compreender as potencialidades e as implicações do uso das tecnologias em sua prática pedagógica. Também é importante evidenciar os fatores internos e externos que influenciam a aprendizagem dos alunos, não de forma mecanizada, mas que seja significativa e atraente. As facilidades que as tecnologias de informação e comunicação oferecem ampliam as ações do educador, possibilitando uma vasta diversidade de atividades que o educador e o educando podem realizar. Com isso a pesquisa tem o objetivo de contemplar a ferramenta blog como um recurso de incentivo à leitura, escrita e principalmente, motivar a produção textual, através da interação favorecendo a aprendizagem colaborativa, a construção e socialização do conhecimento.This qualitative study emerged after understanding the concern of teachers in relation to text production students. Faced with this conflict is that the research shows the teacher must understand the potential and implications of using technology in their teaching. It is also important to highlight the internal and external factors that influence student learning, not mechanically, but that is meaningful and attractive. The facilities that the information and communication technologies offer amplify the actions of the teacher, enabling a wide variety of activities that the educator and the student can accomplish. With this research aims to address the blog as a resource tool to promote reading, writing and mostly motivate the production of texts, by promoting collaborative learning interaction, the construction and socialization of knowledge.application/pdfporBlogLinguagemEscritaProdução de textosTecnologia educacionalLanguageWritingTextual productionComputer-mediated communicationBlog : uma ferramenta de incentivo à escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989994.pdf000989994.pdfTexto completoapplication/pdf659125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141416/1/000989994.pdfbcb6a9e4b012cd6f06f1986a85b52106MD51TEXT000989994.pdf.txt000989994.pdf.txtExtracted Texttext/plain84960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141416/2/000989994.pdf.txt6e813f6ebd562522ffed4fbda2b5f4f7MD52THUMBNAIL000989994.pdf.jpg000989994.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141416/3/000989994.pdf.jpgb20b4424e6f556bc3f996aebc2d62bf9MD5310183/1414162018-10-25 10:03:35.017oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141416Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Blog : uma ferramenta de incentivo à escrita |
title |
Blog : uma ferramenta de incentivo à escrita |
spellingShingle |
Blog : uma ferramenta de incentivo à escrita Goulart, Luciara Martins Blog Linguagem Escrita Produção de textos Tecnologia educacional Language Writing Textual production Computer-mediated communication |
title_short |
Blog : uma ferramenta de incentivo à escrita |
title_full |
Blog : uma ferramenta de incentivo à escrita |
title_fullStr |
Blog : uma ferramenta de incentivo à escrita |
title_full_unstemmed |
Blog : uma ferramenta de incentivo à escrita |
title_sort |
Blog : uma ferramenta de incentivo à escrita |
author |
Goulart, Luciara Martins |
author_facet |
Goulart, Luciara Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goulart, Luciara Martins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Valéria Machado da |
contributor_str_mv |
Costa, Valéria Machado da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog Linguagem Escrita Produção de textos Tecnologia educacional |
topic |
Blog Linguagem Escrita Produção de textos Tecnologia educacional Language Writing Textual production Computer-mediated communication |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Language Writing Textual production Computer-mediated communication |
description |
Este estudo qualitativo despontou após compreender a preocupação dos professores no que se refere à produção textual dos alunos. Diante de tal conflito a pesquisa revela que é necessário o professor compreender as potencialidades e as implicações do uso das tecnologias em sua prática pedagógica. Também é importante evidenciar os fatores internos e externos que influenciam a aprendizagem dos alunos, não de forma mecanizada, mas que seja significativa e atraente. As facilidades que as tecnologias de informação e comunicação oferecem ampliam as ações do educador, possibilitando uma vasta diversidade de atividades que o educador e o educando podem realizar. Com isso a pesquisa tem o objetivo de contemplar a ferramenta blog como um recurso de incentivo à leitura, escrita e principalmente, motivar a produção textual, através da interação favorecendo a aprendizagem colaborativa, a construção e socialização do conhecimento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141416 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000989994 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141416 |
identifier_str_mv |
000989994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141416/1/000989994.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141416/2/000989994.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141416/3/000989994.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bcb6a9e4b012cd6f06f1986a85b52106 6e813f6ebd562522ffed4fbda2b5f4f7 b20b4424e6f556bc3f996aebc2d62bf9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224509393469440 |