Blog : uma ferramenta de incentivo à escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Luciara Martins
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141416
Resumo: Este estudo qualitativo despontou após compreender a preocupação dos professores no que se refere à produção textual dos alunos. Diante de tal conflito a pesquisa revela que é necessário o professor compreender as potencialidades e as implicações do uso das tecnologias em sua prática pedagógica. Também é importante evidenciar os fatores internos e externos que influenciam a aprendizagem dos alunos, não de forma mecanizada, mas que seja significativa e atraente. As facilidades que as tecnologias de informação e comunicação oferecem ampliam as ações do educador, possibilitando uma vasta diversidade de atividades que o educador e o educando podem realizar. Com isso a pesquisa tem o objetivo de contemplar a ferramenta blog como um recurso de incentivo à leitura, escrita e principalmente, motivar a produção textual, através da interação favorecendo a aprendizagem colaborativa, a construção e socialização do conhecimento.
id UFRGS-2_4d6ad3929ed5ecc09d809c52a48ada6c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141416
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Goulart, Luciara MartinsCosta, Valéria Machado da2016-05-20T02:10:30Z2010http://hdl.handle.net/10183/141416000989994Este estudo qualitativo despontou após compreender a preocupação dos professores no que se refere à produção textual dos alunos. Diante de tal conflito a pesquisa revela que é necessário o professor compreender as potencialidades e as implicações do uso das tecnologias em sua prática pedagógica. Também é importante evidenciar os fatores internos e externos que influenciam a aprendizagem dos alunos, não de forma mecanizada, mas que seja significativa e atraente. As facilidades que as tecnologias de informação e comunicação oferecem ampliam as ações do educador, possibilitando uma vasta diversidade de atividades que o educador e o educando podem realizar. Com isso a pesquisa tem o objetivo de contemplar a ferramenta blog como um recurso de incentivo à leitura, escrita e principalmente, motivar a produção textual, através da interação favorecendo a aprendizagem colaborativa, a construção e socialização do conhecimento.This qualitative study emerged after understanding the concern of teachers in relation to text production students. Faced with this conflict is that the research shows the teacher must understand the potential and implications of using technology in their teaching. It is also important to highlight the internal and external factors that influence student learning, not mechanically, but that is meaningful and attractive. The facilities that the information and communication technologies offer amplify the actions of the teacher, enabling a wide variety of activities that the educator and the student can accomplish. With this research aims to address the blog as a resource tool to promote reading, writing and mostly motivate the production of texts, by promoting collaborative learning interaction, the construction and socialization of knowledge.application/pdfporBlogLinguagemEscritaProdução de textosTecnologia educacionalLanguageWritingTextual productionComputer-mediated communicationBlog : uma ferramenta de incentivo à escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989994.pdf000989994.pdfTexto completoapplication/pdf659125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141416/1/000989994.pdfbcb6a9e4b012cd6f06f1986a85b52106MD51TEXT000989994.pdf.txt000989994.pdf.txtExtracted Texttext/plain84960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141416/2/000989994.pdf.txt6e813f6ebd562522ffed4fbda2b5f4f7MD52THUMBNAIL000989994.pdf.jpg000989994.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141416/3/000989994.pdf.jpgb20b4424e6f556bc3f996aebc2d62bf9MD5310183/1414162018-10-25 10:03:35.017oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141416Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Blog : uma ferramenta de incentivo à escrita
title Blog : uma ferramenta de incentivo à escrita
spellingShingle Blog : uma ferramenta de incentivo à escrita
Goulart, Luciara Martins
Blog
Linguagem
Escrita
Produção de textos
Tecnologia educacional
Language
Writing
Textual production
Computer-mediated communication
title_short Blog : uma ferramenta de incentivo à escrita
title_full Blog : uma ferramenta de incentivo à escrita
title_fullStr Blog : uma ferramenta de incentivo à escrita
title_full_unstemmed Blog : uma ferramenta de incentivo à escrita
title_sort Blog : uma ferramenta de incentivo à escrita
author Goulart, Luciara Martins
author_facet Goulart, Luciara Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Luciara Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Valéria Machado da
contributor_str_mv Costa, Valéria Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv Blog
Linguagem
Escrita
Produção de textos
Tecnologia educacional
topic Blog
Linguagem
Escrita
Produção de textos
Tecnologia educacional
Language
Writing
Textual production
Computer-mediated communication
dc.subject.eng.fl_str_mv Language
Writing
Textual production
Computer-mediated communication
description Este estudo qualitativo despontou após compreender a preocupação dos professores no que se refere à produção textual dos alunos. Diante de tal conflito a pesquisa revela que é necessário o professor compreender as potencialidades e as implicações do uso das tecnologias em sua prática pedagógica. Também é importante evidenciar os fatores internos e externos que influenciam a aprendizagem dos alunos, não de forma mecanizada, mas que seja significativa e atraente. As facilidades que as tecnologias de informação e comunicação oferecem ampliam as ações do educador, possibilitando uma vasta diversidade de atividades que o educador e o educando podem realizar. Com isso a pesquisa tem o objetivo de contemplar a ferramenta blog como um recurso de incentivo à leitura, escrita e principalmente, motivar a produção textual, através da interação favorecendo a aprendizagem colaborativa, a construção e socialização do conhecimento.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:10:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141416
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000989994
url http://hdl.handle.net/10183/141416
identifier_str_mv 000989994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141416/1/000989994.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141416/2/000989994.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141416/3/000989994.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bcb6a9e4b012cd6f06f1986a85b52106
6e813f6ebd562522ffed4fbda2b5f4f7
b20b4424e6f556bc3f996aebc2d62bf9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509393469440