As tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249640 |
Resumo: | Este ensaio teórico analisa questões que consideramos relevantes para a formação continuada do docente universitário. Éum esforço relevante por duas razões principais: pela diversidade e imprevisibilidade do contexto atual; e por ser um lócuspouco estudado pela academia, particularmente da área da história da educação superior.Oobjetivo deste estudo é analisar, sob a ótica de Bakhtin, os sentidos produzidos nos últimos anos pelas tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário. É uma discussãoteórica que busca no método pesquisa bibliográfica resposta para a questão: qual o sentido das tecnologias digitais na formação continuada do docente universitário? Os resultados sinalizam que tanto a formação docente como as tecnologias digitais se constroem mediante enunciados híbridos, cujas construções são compostas pela fusão de diferentes ideias, percepções e categorizações, sempre passíveis de novas narrativas. |
id |
UFRGS-2_4da2a3f9003bf17b58d3185db46cc4a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249640 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Azevedo, Denize Siqueira Da SilvaCorreia Neto, Jorge da SilvaBoll, Cíntia Inês2022-10-03T04:49:10Z20222525-3409http://hdl.handle.net/10183/249640001149919Este ensaio teórico analisa questões que consideramos relevantes para a formação continuada do docente universitário. Éum esforço relevante por duas razões principais: pela diversidade e imprevisibilidade do contexto atual; e por ser um lócuspouco estudado pela academia, particularmente da área da história da educação superior.Oobjetivo deste estudo é analisar, sob a ótica de Bakhtin, os sentidos produzidos nos últimos anos pelas tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário. É uma discussãoteórica que busca no método pesquisa bibliográfica resposta para a questão: qual o sentido das tecnologias digitais na formação continuada do docente universitário? Os resultados sinalizam que tanto a formação docente como as tecnologias digitais se constroem mediante enunciados híbridos, cujas construções são compostas pela fusão de diferentes ideias, percepções e categorizações, sempre passíveis de novas narrativas.This essay articulates contemporary issues aboutthe continued formation of university professors using digital technologies. According to the literature, it's essential that reflections conjecture the complex context of diversity and unpredictability, which causes challenges that are sometimes insurmountable both to training and to pedagogical practice. In this scenario, we question the meanings of digital technologies in teacher education.The objective is to analyze, using Bakntin lens,the narratives produced in recent years about digital technologiesin the context of the continuing education of university professors. It is a theoretical discussionthat seeks toanswer the proposed question usingthe bibliographic research method. The results indicate that both teacher education and digital technologies are built through hybrid statements, whose constructions are composed by fusion of different ideas, perceptions and categorizations, always susceptible to new narratives.Este ensayo teórico analiza cuestiones que consideramos relevantes para la formación continua de los profesores universitarios. Esto representa un esfuerzo hercúleo por dos razones principales, la primera, consideramos la diversidad e imprevisibilidad del contexto actual, la segunda porque es un locus que ha sido poco refinado por los investigadores, particularmente en el área de la historia de la educación más alta. Desde la perspectiva de Bakhtin, el objetivo de este estudio es analizar los significados producidos en los últimos años por las tecnologías digitales en el contexto de la formación continua de profesores universitarios. Es un análisis cualitativo de tipo teórico que busca, en el método de investigación bibliográfica, una respuesta a lapregunta: ¿cuál es el significado de las tecnologías digitales en la formación continua de los profesores universitarios? Los resultados indican que tanto la formación docente como las tecnologías digitales se construyen a través de enunciados híbridos, cuyas construcciones se componen de la fusión de diferentes ideas, percepciones y categorizaciones, siempre sujetas a nuevas narrativas.application/pdfporResearch, society and development. São Paulo. Vol. 11, no. 6 (2022), e10011628714, p. 1-14Formação de professoresFormação continuadaDocênciaUniversidadeEnsino superiorTecnologia digitalDistance educationDigital technologyStatementBakhtinTeachingFormación docenteTecnología digitalDeclaraciónEnseñanzaAs tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitárioDigital technologies in the context of continuing education for university professors Las tecnologías digitales en el contexto de la formación continua de los profesores universitarios info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149919.pdf.txt001149919.pdf.txtExtracted Texttext/plain58232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249640/2/001149919.pdf.txtee2d93acabb36fc7f58bdad07fb680b7MD52ORIGINAL001149919.pdfTexto completoapplication/pdf203617http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249640/1/001149919.pdf4e7546823fd88befa0ab7d832f538111MD5110183/2496402022-10-04 05:01:09.358141oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249640Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-04T08:01:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Digital technologies in the context of continuing education for university professors |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Las tecnologías digitales en el contexto de la formación continua de los profesores universitarios |
title |
As tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário |
spellingShingle |
As tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário Azevedo, Denize Siqueira Da Silva Formação de professores Formação continuada Docência Universidade Ensino superior Tecnologia digital Distance education Digital technology Statement Bakhtin Teaching Formación docente Tecnología digital Declaración Enseñanza |
title_short |
As tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário |
title_full |
As tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário |
title_fullStr |
As tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário |
title_full_unstemmed |
As tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário |
title_sort |
As tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário |
author |
Azevedo, Denize Siqueira Da Silva |
author_facet |
Azevedo, Denize Siqueira Da Silva Correia Neto, Jorge da Silva Boll, Cíntia Inês |
author_role |
author |
author2 |
Correia Neto, Jorge da Silva Boll, Cíntia Inês |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Denize Siqueira Da Silva Correia Neto, Jorge da Silva Boll, Cíntia Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Formação continuada Docência Universidade Ensino superior Tecnologia digital |
topic |
Formação de professores Formação continuada Docência Universidade Ensino superior Tecnologia digital Distance education Digital technology Statement Bakhtin Teaching Formación docente Tecnología digital Declaración Enseñanza |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance education Digital technology Statement Bakhtin Teaching |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Formación docente Tecnología digital Declaración Enseñanza |
description |
Este ensaio teórico analisa questões que consideramos relevantes para a formação continuada do docente universitário. Éum esforço relevante por duas razões principais: pela diversidade e imprevisibilidade do contexto atual; e por ser um lócuspouco estudado pela academia, particularmente da área da história da educação superior.Oobjetivo deste estudo é analisar, sob a ótica de Bakhtin, os sentidos produzidos nos últimos anos pelas tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário. É uma discussãoteórica que busca no método pesquisa bibliográfica resposta para a questão: qual o sentido das tecnologias digitais na formação continuada do docente universitário? Os resultados sinalizam que tanto a formação docente como as tecnologias digitais se constroem mediante enunciados híbridos, cujas construções são compostas pela fusão de diferentes ideias, percepções e categorizações, sempre passíveis de novas narrativas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-03T04:49:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/249640 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-3409 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001149919 |
identifier_str_mv |
2525-3409 001149919 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/249640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Research, society and development. São Paulo. Vol. 11, no. 6 (2022), e10011628714, p. 1-14 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249640/2/001149919.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249640/1/001149919.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ee2d93acabb36fc7f58bdad07fb680b7 4e7546823fd88befa0ab7d832f538111 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225070663696384 |