Constituindo um sujeito-histórico : identidades e narrativas (re)criadas nas três versões da Base Nacional Comum Curricular de História (2015, 2016, 2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barzotto, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173720
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo analisar três novos documentos curriculares brasileiros, as Bases Nacionais Comuns Curriculares (BNCCs), dos anos de 2015, 2016 e 2017, que são tentativas de construir um currículo unitário para o Brasil. Baseado nos estudos de currículo culturais e pós-estruturalistas e em pensadores sobre teoria da História, como Reinhart Koselleck, Paul Ricoeur e Hayden White, foram analisadas a construção de narrativas históricas nas três versões desses documentos, assim como as configurações identitárias (re)elaboradas a partir do saber histórico elencado como essencial. Tendo em vista um processo de neoliberalização que marcou a construção dessas Bases, foi argumentado aqui que as identidades das minorias se tornaram cristalizadas e exotizadas. A pluralidade de concepções de temporalidades contemplada, mesmo que de forma incipiente, na primeira versão foi suprimida nas duas últimas versões da BNCC em detrimento das temporalidades europeias, especificamente aquela característica do conceito moderno de história. Esse trabalho, portanto, contribuiu para uma ainda escassa produção sobre as Bases Nacionais Comuns Curriculares, da mesma forma como contribuiu para pensar nos discursos que constituem identidades no espaço escolar por meio de Ensino de História.
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