A Base Nacional Comum Curricular: disputas em torno da seleção curricular para o Ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carla Silvino de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102021-100241/
Resumo: A pesquisa analisou o processo de definição do conhecimento selecionado como relevante nos documentos curriculares da disciplina de História. Para isso, identificamos as disputas em torno do conhecimento a ser selecionado para o Ensino de História durante o processo de elaboração da BNCC, reconhecemos como elas se relacionam ao debate sobre esse tema em contextos anteriores à Base e por fim, identificamos e discutimos as permanências e mudanças nas escolhas curriculares operadas no período em análise. Os objetivos foram alcançados por meio da análise documental dos ofícios encaminhados ao CNE e produzidos pela ANPUH, UNDIME, ANPEd e Movimento pela Base, pela análise bibliográfica das produções acadêmicas sobre currículo e Ensino de História, publicadas no período de 2000 a 2017 e por fim, através da análise do Parecer CNE/CP no 15/2017, e da versão final da BNCC, no trecho que se refere ao Ensino Fundamental anos finais. A triangulação dos dados identificou mudanças curriculares em relação ao conhecimento da disciplina. A primeira mudança é o deslocamento, da ênfase no conhecimento disciplinar para as competências socioemocionais expressas nas habilidades, atitudes e valores afirmados na BNCC. A segunda mudança é o deslocamento da atenção do processo de ensino para o de aprendizagem. Dessa forma, concluímos que as vozes silenciadas divergiram das escolhas curriculares e dos movimentos de deslocamento antes referidos, alinhados aos interesses do contexto político-econômico. As vozes efetivamente ouvidas, coerentes com esses deslocamentos, são legitimadas e alinhadas aos posicionamentos de entidades internacionais do capital neoliberal. Diante do exposto, consideramos que a pesquisa contribui para ampliar os elementos que embasam as reflexões sobre o Conhecimento Histórico Escolar nos debates da História Social do Currículo, e também com a apresentação de uma forma de analisar o conhecimento histórico escolar, conferindo atenção a aspectos diversos na leitura de fontes distintas: a justificativa para a presença do componente no currículo escolar; a fundamentação teórica escolhida para os documentos, no campo das correntes historiográficas; os conceitos estruturantes selecionados para a disciplina; a organização do conhecimento; os temas e conteúdos historiográficos e os processos metodológicos da investigação histórica. A pesquisa proporciona, assim, elementos para a leitura crítica da versão final da BNCC História e para futuras seleções curriculares, discutindo seus possíveis avanços e limitações.
id USP_e607a54006452ab6dce78c6a3f7f7959
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19102021-100241
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A Base Nacional Comum Curricular: disputas em torno da seleção curricular para o Ensino de HistóriaThe National Common Core Curriculum: disputes around the curricular selection for the teaching of HistoryBase Nacional Comum Curricular (BNCC)CurrículoCurriculumElementary schoolEnsino FundamentalHistóriaHistoryNational Common Core Curriculum (BNCC)A pesquisa analisou o processo de definição do conhecimento selecionado como relevante nos documentos curriculares da disciplina de História. Para isso, identificamos as disputas em torno do conhecimento a ser selecionado para o Ensino de História durante o processo de elaboração da BNCC, reconhecemos como elas se relacionam ao debate sobre esse tema em contextos anteriores à Base e por fim, identificamos e discutimos as permanências e mudanças nas escolhas curriculares operadas no período em análise. Os objetivos foram alcançados por meio da análise documental dos ofícios encaminhados ao CNE e produzidos pela ANPUH, UNDIME, ANPEd e Movimento pela Base, pela análise bibliográfica das produções acadêmicas sobre currículo e Ensino de História, publicadas no período de 2000 a 2017 e por fim, através da análise do Parecer CNE/CP no 15/2017, e da versão final da BNCC, no trecho que se refere ao Ensino Fundamental anos finais. A triangulação dos dados identificou mudanças curriculares em relação ao conhecimento da disciplina. A primeira mudança é o deslocamento, da ênfase no conhecimento disciplinar para as competências socioemocionais expressas nas habilidades, atitudes e valores afirmados na BNCC. A segunda mudança é o deslocamento da atenção do processo de ensino para o de aprendizagem. Dessa forma, concluímos que as vozes silenciadas divergiram das escolhas curriculares e dos movimentos de deslocamento antes referidos, alinhados aos interesses do contexto político-econômico. As vozes efetivamente ouvidas, coerentes com esses deslocamentos, são legitimadas e alinhadas aos posicionamentos de entidades internacionais do capital neoliberal. Diante do exposto, consideramos que a pesquisa contribui para ampliar os elementos que embasam as reflexões sobre o Conhecimento Histórico Escolar nos debates da História Social do Currículo, e também com a apresentação de uma forma de analisar o conhecimento histórico escolar, conferindo atenção a aspectos diversos na leitura de fontes distintas: a justificativa para a presença do componente no currículo escolar; a fundamentação teórica escolhida para os documentos, no campo das correntes historiográficas; os conceitos estruturantes selecionados para a disciplina; a organização do conhecimento; os temas e conteúdos historiográficos e os processos metodológicos da investigação histórica. A pesquisa proporciona, assim, elementos para a leitura crítica da versão final da BNCC História e para futuras seleções curriculares, discutindo seus possíveis avanços e limitações.The research analyzed the process of defining the knowledge selected as relevant in the curricular documents of the discipline of History. For that, we identified the disputes around the knowledge to be selected for teaching History during the process of elaborating BNCC. We recognized how it relates to the debate on this topic in contexts prior to this document and finally, we identified and discussed the permanences and changes in the curricular choices made in the analyzed context. The aims were achieved through the documental analysis of the official texts forwarded to the CNE and produced by ANPUH, ANDIME, ANPEd and Movimento pela Base, through the bibliographic analysis of the academic production about curriculum and History teaching published in the period from 2000 to 2017. Ultimately, we developed the analysis of the Parecer CNE/CP no 15/2017 and the BNCCs final version in the section that refers to Elementary school final grades. The triangulation of data identified curricular changes tied to the disciplines knowledge. The first change is the displacement from the emphasis in the disciplinary knowledge to the socioemotional competences expressed in skills, attitudes and values stated in BNCC. The second change is the attentions displacement from the teaching process to the learning process. Thus, we concluded that the silenced voices diverged from the curricular choices and the displacement moviments, aligned to the interests of the political-economic context. The voices effectively heard, consistent with these displacements, are legitimized and aligned to the statements of the international entities of the neoliberal capital. From that, we considered that the research contributes to expand the elements that base the reflections about the School History Knowledge on debates of Social History Curriculum. Furthermore, we introduced a way to analyze the school history knowledge by putting attention on several aspects on distincts sources such as the justification for the presence of the component in the schools curriculum; the theoretical foundation chosen for the documents in the historiographic currents field; the structuring concepts selected to be taught; the organization of knowledge; the historiographic subjects and contents and the methodological processes of the historical investigation. The research thus provides elements for the critical reading of the final version of BNCC History and for future curricular selections, discussing its possible advances and limitations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGalian, Claudia Valentina AssumpçãoOliveira, Carla Silvino de2021-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102021-100241/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-10-19T12:54:02Zoai:teses.usp.br:tde-19102021-100241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-10-19T12:54:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Base Nacional Comum Curricular: disputas em torno da seleção curricular para o Ensino de História
The National Common Core Curriculum: disputes around the curricular selection for the teaching of History
title A Base Nacional Comum Curricular: disputas em torno da seleção curricular para o Ensino de História
spellingShingle A Base Nacional Comum Curricular: disputas em torno da seleção curricular para o Ensino de História
Oliveira, Carla Silvino de
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Currículo
Curriculum
Elementary school
Ensino Fundamental
História
History
National Common Core Curriculum (BNCC)
title_short A Base Nacional Comum Curricular: disputas em torno da seleção curricular para o Ensino de História
title_full A Base Nacional Comum Curricular: disputas em torno da seleção curricular para o Ensino de História
title_fullStr A Base Nacional Comum Curricular: disputas em torno da seleção curricular para o Ensino de História
title_full_unstemmed A Base Nacional Comum Curricular: disputas em torno da seleção curricular para o Ensino de História
title_sort A Base Nacional Comum Curricular: disputas em torno da seleção curricular para o Ensino de História
author Oliveira, Carla Silvino de
author_facet Oliveira, Carla Silvino de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galian, Claudia Valentina Assumpção
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carla Silvino de
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Currículo
Curriculum
Elementary school
Ensino Fundamental
História
History
National Common Core Curriculum (BNCC)
topic Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Currículo
Curriculum
Elementary school
Ensino Fundamental
História
History
National Common Core Curriculum (BNCC)
description A pesquisa analisou o processo de definição do conhecimento selecionado como relevante nos documentos curriculares da disciplina de História. Para isso, identificamos as disputas em torno do conhecimento a ser selecionado para o Ensino de História durante o processo de elaboração da BNCC, reconhecemos como elas se relacionam ao debate sobre esse tema em contextos anteriores à Base e por fim, identificamos e discutimos as permanências e mudanças nas escolhas curriculares operadas no período em análise. Os objetivos foram alcançados por meio da análise documental dos ofícios encaminhados ao CNE e produzidos pela ANPUH, UNDIME, ANPEd e Movimento pela Base, pela análise bibliográfica das produções acadêmicas sobre currículo e Ensino de História, publicadas no período de 2000 a 2017 e por fim, através da análise do Parecer CNE/CP no 15/2017, e da versão final da BNCC, no trecho que se refere ao Ensino Fundamental anos finais. A triangulação dos dados identificou mudanças curriculares em relação ao conhecimento da disciplina. A primeira mudança é o deslocamento, da ênfase no conhecimento disciplinar para as competências socioemocionais expressas nas habilidades, atitudes e valores afirmados na BNCC. A segunda mudança é o deslocamento da atenção do processo de ensino para o de aprendizagem. Dessa forma, concluímos que as vozes silenciadas divergiram das escolhas curriculares e dos movimentos de deslocamento antes referidos, alinhados aos interesses do contexto político-econômico. As vozes efetivamente ouvidas, coerentes com esses deslocamentos, são legitimadas e alinhadas aos posicionamentos de entidades internacionais do capital neoliberal. Diante do exposto, consideramos que a pesquisa contribui para ampliar os elementos que embasam as reflexões sobre o Conhecimento Histórico Escolar nos debates da História Social do Currículo, e também com a apresentação de uma forma de analisar o conhecimento histórico escolar, conferindo atenção a aspectos diversos na leitura de fontes distintas: a justificativa para a presença do componente no currículo escolar; a fundamentação teórica escolhida para os documentos, no campo das correntes historiográficas; os conceitos estruturantes selecionados para a disciplina; a organização do conhecimento; os temas e conteúdos historiográficos e os processos metodológicos da investigação histórica. A pesquisa proporciona, assim, elementos para a leitura crítica da versão final da BNCC História e para futuras seleções curriculares, discutindo seus possíveis avanços e limitações.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102021-100241/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102021-100241/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257135356837888