A influência da liderança no alcance de metas da agência porto alegrense do Banco dos Brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Rosangela Souza de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/80677
Resumo: O presente trabalho busca analisar a influência do estilo de liderança no alcance de metas da Agência Porto Alegrense – RS do Banco dos Brasileiros. Entende-se que influenciar, incentivar ou estimular os funcionários para atingirem os objetivos estratégicos propostos pelo Banco, agregando valor não só à organização, como também aos próprios funcionários, pode não ser uma tarefa muito fácil. Toda agência bancária possui desafios a serem superados, os quais são compostos pelas metas que cada uma delas deverá alcançar no final de um determinado período. Para que os funcionários se sintam incentivados e motivados a atingirem tais metas, o líder tem um papel importante. Assim sendo, no referencial teórico buscou-se trazer contribuições de autores de renome junto à vasta literatura especializada existente em torno do tema. Para isso conceituou-se liderança e comentou-se acerca das principais teorias sobre liderança. A seguir, conceituou-se motivação e colocou-se as mais importantes teorias a respeito de motivação. Como método de pesquisa utilizou-se o estudo de caso de natureza descritiva, com abordagem qualitativa. Para que se atingisse o objetivo proposto foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os funcionários da agência investigada e, também, foi feita pesquisa documental. As respostas apresentadas aos questionamentos propostos foram compiladas e analisadas de acordo com o referencial teórico. Os resultados encontrados apontam para a preferência do grupo, em termos motivacionais, por um estilo de liderança que compartilhe a busca pelo alcance de metas, indicando a aproximação de um estilo Democrático de liderança, bem como características do estilo de líder Situacional, o qual agiria em conformidade com o perfil de cada liderado, tendo mais de uma forma de liderar e, ainda um estilo de liderança Carismática, onde o líder ao mesmo tempo em que comunica esperar um alto desempenho de seus liderados, acredita na capacidade dos mesmos, gerando desta forma autoestima e autoconfiança no grupo. Ao analisar-se a influência do estilo de liderança no alcance de metas da Agência percebeu-se um decréscimo, nos períodos nos quais o estilo do líder aproximava-se do Autocrático, com características dominadoras e com ênfase somente no líder, desencadeando, desta forma, desmotivação e desânimo nos funcionários. Identificou-se ainda que a atuação do atual líder, com um estilo mais voltado à preferência dos funcionários, coincide com o período onde o alcance de metas da Agência começou a apresentar crescimento. Assim, em consequência da atuação do atual líder, é possível acreditar-se na continuidade da melhoria dos resultados da Agência, ficando evidenciada a relevância da liderança e a influência que o estilo de liderança causa nos liderados na busca pelo alcance de metas.
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