Geometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134096 |
Resumo: | O presente artigo apresenta os resultados de uma experiência pedagógica na área de matemática, que confronta o ensino dito tradicional, baseado no uso exclusivo do livro didático, com o ensino através da utilização de mídias digitais. Para isso foi realizada uma intervenção pedagógica em uma turma de nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental São José, do município de Nova Petrópolis, envolvendo o conteúdo de Teorema de Pitágoras, com o uso de dois recursos tecnológicos: o vídeo e o software GeoGebra. Os referenciais teóricos utilizados foram os estudos de Notare e Basso (2012), Bressiani (2011), Ribeiro (2013) e Sette (2013). A análise mostrou que a aprendizagem do Teorema de Pitágoras se apresenta mais eficaz com o uso dos recursos de mídias digitais ao invés do ensino dito tradicional. |
id |
UFRGS-2_4e6112f9747ad6c30a335dd4d8a40ece |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134096 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Trierweiler, FernandaWanderer, Fernanda2016-03-24T02:06:23Z2015http://hdl.handle.net/10183/134096000983983O presente artigo apresenta os resultados de uma experiência pedagógica na área de matemática, que confronta o ensino dito tradicional, baseado no uso exclusivo do livro didático, com o ensino através da utilização de mídias digitais. Para isso foi realizada uma intervenção pedagógica em uma turma de nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental São José, do município de Nova Petrópolis, envolvendo o conteúdo de Teorema de Pitágoras, com o uso de dois recursos tecnológicos: o vídeo e o software GeoGebra. Os referenciais teóricos utilizados foram os estudos de Notare e Basso (2012), Bressiani (2011), Ribeiro (2013) e Sette (2013). A análise mostrou que a aprendizagem do Teorema de Pitágoras se apresenta mais eficaz com o uso dos recursos de mídias digitais ao invés do ensino dito tradicional.application/pdfporTeorema de PitágorasGeoGebra : SoftwareGeometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983983.pdf000983983.pdfTexto completoapplication/pdf1346155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134096/1/000983983.pdfb75a183ba4a089a59bd8292565aa9979MD51TEXT000983983.pdf.txt000983983.pdf.txtExtracted Texttext/plain33263http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134096/2/000983983.pdf.txt7928909e39263a5d81051a5262b0851bMD52THUMBNAIL000983983.pdf.jpg000983983.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1692http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134096/3/000983983.pdf.jpg95e76cc4a5d9139a1e27deb11e9bed6bMD5310183/1340962018-10-29 08:04:59.69oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134096Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:04:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Geometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágoras |
title |
Geometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágoras |
spellingShingle |
Geometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágoras Trierweiler, Fernanda Teorema de Pitágoras GeoGebra : Software |
title_short |
Geometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágoras |
title_full |
Geometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágoras |
title_fullStr |
Geometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágoras |
title_full_unstemmed |
Geometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágoras |
title_sort |
Geometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágoras |
author |
Trierweiler, Fernanda |
author_facet |
Trierweiler, Fernanda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trierweiler, Fernanda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wanderer, Fernanda |
contributor_str_mv |
Wanderer, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teorema de Pitágoras GeoGebra : Software |
topic |
Teorema de Pitágoras GeoGebra : Software |
description |
O presente artigo apresenta os resultados de uma experiência pedagógica na área de matemática, que confronta o ensino dito tradicional, baseado no uso exclusivo do livro didático, com o ensino através da utilização de mídias digitais. Para isso foi realizada uma intervenção pedagógica em uma turma de nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental São José, do município de Nova Petrópolis, envolvendo o conteúdo de Teorema de Pitágoras, com o uso de dois recursos tecnológicos: o vídeo e o software GeoGebra. Os referenciais teóricos utilizados foram os estudos de Notare e Basso (2012), Bressiani (2011), Ribeiro (2013) e Sette (2013). A análise mostrou que a aprendizagem do Teorema de Pitágoras se apresenta mais eficaz com o uso dos recursos de mídias digitais ao invés do ensino dito tradicional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-24T02:06:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134096 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000983983 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134096 |
identifier_str_mv |
000983983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134096/1/000983983.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134096/2/000983983.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134096/3/000983983.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b75a183ba4a089a59bd8292565aa9979 7928909e39263a5d81051a5262b0851b 95e76cc4a5d9139a1e27deb11e9bed6b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447164711600128 |