Geometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trierweiler, Fernanda
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134096
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados de uma experiência pedagógica na área de matemática, que confronta o ensino dito tradicional, baseado no uso exclusivo do livro didático, com o ensino através da utilização de mídias digitais. Para isso foi realizada uma intervenção pedagógica em uma turma de nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental São José, do município de Nova Petrópolis, envolvendo o conteúdo de Teorema de Pitágoras, com o uso de dois recursos tecnológicos: o vídeo e o software GeoGebra. Os referenciais teóricos utilizados foram os estudos de Notare e Basso (2012), Bressiani (2011), Ribeiro (2013) e Sette (2013). A análise mostrou que a aprendizagem do Teorema de Pitágoras se apresenta mais eficaz com o uso dos recursos de mídias digitais ao invés do ensino dito tradicional.
id UFRGS-2_4e6112f9747ad6c30a335dd4d8a40ece
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134096
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Trierweiler, FernandaWanderer, Fernanda2016-03-24T02:06:23Z2015http://hdl.handle.net/10183/134096000983983O presente artigo apresenta os resultados de uma experiência pedagógica na área de matemática, que confronta o ensino dito tradicional, baseado no uso exclusivo do livro didático, com o ensino através da utilização de mídias digitais. Para isso foi realizada uma intervenção pedagógica em uma turma de nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental São José, do município de Nova Petrópolis, envolvendo o conteúdo de Teorema de Pitágoras, com o uso de dois recursos tecnológicos: o vídeo e o software GeoGebra. Os referenciais teóricos utilizados foram os estudos de Notare e Basso (2012), Bressiani (2011), Ribeiro (2013) e Sette (2013). A análise mostrou que a aprendizagem do Teorema de Pitágoras se apresenta mais eficaz com o uso dos recursos de mídias digitais ao invés do ensino dito tradicional.application/pdfporTeorema de PitágorasGeoGebra : SoftwareGeometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983983.pdf000983983.pdfTexto completoapplication/pdf1346155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134096/1/000983983.pdfb75a183ba4a089a59bd8292565aa9979MD51TEXT000983983.pdf.txt000983983.pdf.txtExtracted Texttext/plain33263http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134096/2/000983983.pdf.txt7928909e39263a5d81051a5262b0851bMD52THUMBNAIL000983983.pdf.jpg000983983.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1692http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134096/3/000983983.pdf.jpg95e76cc4a5d9139a1e27deb11e9bed6bMD5310183/1340962018-10-29 08:04:59.69oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134096Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:04:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágoras
title Geometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágoras
spellingShingle Geometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágoras
Trierweiler, Fernanda
Teorema de Pitágoras
GeoGebra : Software
title_short Geometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágoras
title_full Geometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágoras
title_fullStr Geometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágoras
title_full_unstemmed Geometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágoras
title_sort Geometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágoras
author Trierweiler, Fernanda
author_facet Trierweiler, Fernanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trierweiler, Fernanda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wanderer, Fernanda
contributor_str_mv Wanderer, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Teorema de Pitágoras
GeoGebra : Software
topic Teorema de Pitágoras
GeoGebra : Software
description O presente artigo apresenta os resultados de uma experiência pedagógica na área de matemática, que confronta o ensino dito tradicional, baseado no uso exclusivo do livro didático, com o ensino através da utilização de mídias digitais. Para isso foi realizada uma intervenção pedagógica em uma turma de nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental São José, do município de Nova Petrópolis, envolvendo o conteúdo de Teorema de Pitágoras, com o uso de dois recursos tecnológicos: o vídeo e o software GeoGebra. Os referenciais teóricos utilizados foram os estudos de Notare e Basso (2012), Bressiani (2011), Ribeiro (2013) e Sette (2013). A análise mostrou que a aprendizagem do Teorema de Pitágoras se apresenta mais eficaz com o uso dos recursos de mídias digitais ao invés do ensino dito tradicional.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T02:06:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134096
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000983983
url http://hdl.handle.net/10183/134096
identifier_str_mv 000983983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134096/1/000983983.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134096/2/000983983.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134096/3/000983983.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b75a183ba4a089a59bd8292565aa9979
7928909e39263a5d81051a5262b0851b
95e76cc4a5d9139a1e27deb11e9bed6b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447164711600128