"A doença de milena”: um estudo de caso no ensino de química um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Eric Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Flávia Maria Teixeira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/280538
Resumo: Este trabalho relata a utilização da metodologia de Estudo de Caso em duas turmas de Ensino Técnico no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Durante a implementação foram produzidosos dados, mediante as anotações em diário de campodo professor-pesquisador referentes ao uso da metodologia de Estudos de Caso, a autoavaliação por meio de um questionário tipo Likert, a socialização das soluções dos alunos para os problemas e suas reflexões, que foram analisados qualitativa e quantitativamente. As soluções propostas para o caso foram organizadas em quatro categorias: identificação e definição do problema; levantamento de questões; pesquisa bibliográfica; emprego dos conceitos químicos na solução do problema, e soluções apresentadas. As análises revelaram que os estudantes utilizaram mais de uma estratégia para resolver o problema e estes relatam que aprenderam novos conhecimentos destacando as diferenças com outras metodologias utilizadas.
id UFRGS-2_4e6fdcacce50c947cd37b4628512c377
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280538
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sales, Eric SouzaSantos, Flávia Maria Teixeira dos2024-10-26T06:55:59Z20222447-6099http://hdl.handle.net/10183/280538001206723Este trabalho relata a utilização da metodologia de Estudo de Caso em duas turmas de Ensino Técnico no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Durante a implementação foram produzidosos dados, mediante as anotações em diário de campodo professor-pesquisador referentes ao uso da metodologia de Estudos de Caso, a autoavaliação por meio de um questionário tipo Likert, a socialização das soluções dos alunos para os problemas e suas reflexões, que foram analisados qualitativa e quantitativamente. As soluções propostas para o caso foram organizadas em quatro categorias: identificação e definição do problema; levantamento de questões; pesquisa bibliográfica; emprego dos conceitos químicos na solução do problema, e soluções apresentadas. As análises revelaram que os estudantes utilizaram mais de uma estratégia para resolver o problema e estes relatam que aprenderam novos conhecimentos destacando as diferenças com outras metodologias utilizadas.This paper reports the use of the Case Study methodology in two classes of Technical Education at the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS). During the achievement, the data for the analysis were collected. The teacher-researcher's notes regarding the use of the Case Study methodology, the self-assessment through a Likert-type questionnaire, the socialization of students' solutions to the problems and their reflections were analyzed qualitatively and quantitatively. The proposed solutions were organized in four categories: Identification and definition of the problem. Survey of questions; Bibliographic research; Use of chemical concepts in the solution of the problem; Solutions presented. The analyses showed that the students used more than one strategy to solve the problem and they had the impression that they learned new knowledge emphasizing being different from other methodologies.application/pdfporREDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química. Pernambuco. Vol. 8, n.1 (2022), p. 72-87Ensino de quimicaCase StudyTeaching MethodologyChemistry Teaching"A doença de milena”: um estudo de caso no ensino de química um estudo exploratório"Milena's disease”: a case study in chemistry teaching an exploratory studyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001206723.pdf.txt001206723.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280538/2/001206723.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001206723.pdfTexto completoapplication/pdf5061017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280538/1/001206723.pdf76ca776444fd7db9efcb1fe3906f893dMD5110183/2805382024-10-27 06:50:43.597081oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280538Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-27T09:50:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "A doença de milena”: um estudo de caso no ensino de química um estudo exploratório
dc.title.alternative.en.fl_str_mv "Milena's disease”: a case study in chemistry teaching an exploratory study
title "A doença de milena”: um estudo de caso no ensino de química um estudo exploratório
spellingShingle "A doença de milena”: um estudo de caso no ensino de química um estudo exploratório
Sales, Eric Souza
Ensino de quimica
Case Study
Teaching Methodology
Chemistry Teaching
title_short "A doença de milena”: um estudo de caso no ensino de química um estudo exploratório
title_full "A doença de milena”: um estudo de caso no ensino de química um estudo exploratório
title_fullStr "A doença de milena”: um estudo de caso no ensino de química um estudo exploratório
title_full_unstemmed "A doença de milena”: um estudo de caso no ensino de química um estudo exploratório
title_sort "A doença de milena”: um estudo de caso no ensino de química um estudo exploratório
author Sales, Eric Souza
author_facet Sales, Eric Souza
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author_role author
author2 Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Eric Souza
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de quimica
topic Ensino de quimica
Case Study
Teaching Methodology
Chemistry Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Case Study
Teaching Methodology
Chemistry Teaching
description Este trabalho relata a utilização da metodologia de Estudo de Caso em duas turmas de Ensino Técnico no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Durante a implementação foram produzidosos dados, mediante as anotações em diário de campodo professor-pesquisador referentes ao uso da metodologia de Estudos de Caso, a autoavaliação por meio de um questionário tipo Likert, a socialização das soluções dos alunos para os problemas e suas reflexões, que foram analisados qualitativa e quantitativamente. As soluções propostas para o caso foram organizadas em quatro categorias: identificação e definição do problema; levantamento de questões; pesquisa bibliográfica; emprego dos conceitos químicos na solução do problema, e soluções apresentadas. As análises revelaram que os estudantes utilizaram mais de uma estratégia para resolver o problema e estes relatam que aprenderam novos conhecimentos destacando as diferenças com outras metodologias utilizadas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-26T06:55:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/280538
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2447-6099
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001206723
identifier_str_mv 2447-6099
001206723
url http://hdl.handle.net/10183/280538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química. Pernambuco. Vol. 8, n.1 (2022), p. 72-87
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280538/2/001206723.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280538/1/001206723.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
76ca776444fd7db9efcb1fe3906f893d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447868034514944