"A doença de milena”: um estudo de caso no ensino de química um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/280538 |
Resumo: | Este trabalho relata a utilização da metodologia de Estudo de Caso em duas turmas de Ensino Técnico no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Durante a implementação foram produzidosos dados, mediante as anotações em diário de campodo professor-pesquisador referentes ao uso da metodologia de Estudos de Caso, a autoavaliação por meio de um questionário tipo Likert, a socialização das soluções dos alunos para os problemas e suas reflexões, que foram analisados qualitativa e quantitativamente. As soluções propostas para o caso foram organizadas em quatro categorias: identificação e definição do problema; levantamento de questões; pesquisa bibliográfica; emprego dos conceitos químicos na solução do problema, e soluções apresentadas. As análises revelaram que os estudantes utilizaram mais de uma estratégia para resolver o problema e estes relatam que aprenderam novos conhecimentos destacando as diferenças com outras metodologias utilizadas. |
id |
UFRGS-2_4e6fdcacce50c947cd37b4628512c377 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280538 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sales, Eric SouzaSantos, Flávia Maria Teixeira dos2024-10-26T06:55:59Z20222447-6099http://hdl.handle.net/10183/280538001206723Este trabalho relata a utilização da metodologia de Estudo de Caso em duas turmas de Ensino Técnico no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Durante a implementação foram produzidosos dados, mediante as anotações em diário de campodo professor-pesquisador referentes ao uso da metodologia de Estudos de Caso, a autoavaliação por meio de um questionário tipo Likert, a socialização das soluções dos alunos para os problemas e suas reflexões, que foram analisados qualitativa e quantitativamente. As soluções propostas para o caso foram organizadas em quatro categorias: identificação e definição do problema; levantamento de questões; pesquisa bibliográfica; emprego dos conceitos químicos na solução do problema, e soluções apresentadas. As análises revelaram que os estudantes utilizaram mais de uma estratégia para resolver o problema e estes relatam que aprenderam novos conhecimentos destacando as diferenças com outras metodologias utilizadas.This paper reports the use of the Case Study methodology in two classes of Technical Education at the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS). During the achievement, the data for the analysis were collected. The teacher-researcher's notes regarding the use of the Case Study methodology, the self-assessment through a Likert-type questionnaire, the socialization of students' solutions to the problems and their reflections were analyzed qualitatively and quantitatively. The proposed solutions were organized in four categories: Identification and definition of the problem. Survey of questions; Bibliographic research; Use of chemical concepts in the solution of the problem; Solutions presented. The analyses showed that the students used more than one strategy to solve the problem and they had the impression that they learned new knowledge emphasizing being different from other methodologies.application/pdfporREDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química. Pernambuco. Vol. 8, n.1 (2022), p. 72-87Ensino de quimicaCase StudyTeaching MethodologyChemistry Teaching"A doença de milena”: um estudo de caso no ensino de química um estudo exploratório"Milena's disease”: a case study in chemistry teaching an exploratory studyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001206723.pdf.txt001206723.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280538/2/001206723.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001206723.pdfTexto completoapplication/pdf5061017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280538/1/001206723.pdf76ca776444fd7db9efcb1fe3906f893dMD5110183/2805382024-10-27 06:50:43.597081oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280538Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-27T09:50:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"A doença de milena”: um estudo de caso no ensino de química um estudo exploratório |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
"Milena's disease”: a case study in chemistry teaching an exploratory study |
title |
"A doença de milena”: um estudo de caso no ensino de química um estudo exploratório |
spellingShingle |
"A doença de milena”: um estudo de caso no ensino de química um estudo exploratório Sales, Eric Souza Ensino de quimica Case Study Teaching Methodology Chemistry Teaching |
title_short |
"A doença de milena”: um estudo de caso no ensino de química um estudo exploratório |
title_full |
"A doença de milena”: um estudo de caso no ensino de química um estudo exploratório |
title_fullStr |
"A doença de milena”: um estudo de caso no ensino de química um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
"A doença de milena”: um estudo de caso no ensino de química um estudo exploratório |
title_sort |
"A doença de milena”: um estudo de caso no ensino de química um estudo exploratório |
author |
Sales, Eric Souza |
author_facet |
Sales, Eric Souza Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales, Eric Souza Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de quimica |
topic |
Ensino de quimica Case Study Teaching Methodology Chemistry Teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Case Study Teaching Methodology Chemistry Teaching |
description |
Este trabalho relata a utilização da metodologia de Estudo de Caso em duas turmas de Ensino Técnico no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Durante a implementação foram produzidosos dados, mediante as anotações em diário de campodo professor-pesquisador referentes ao uso da metodologia de Estudos de Caso, a autoavaliação por meio de um questionário tipo Likert, a socialização das soluções dos alunos para os problemas e suas reflexões, que foram analisados qualitativa e quantitativamente. As soluções propostas para o caso foram organizadas em quatro categorias: identificação e definição do problema; levantamento de questões; pesquisa bibliográfica; emprego dos conceitos químicos na solução do problema, e soluções apresentadas. As análises revelaram que os estudantes utilizaram mais de uma estratégia para resolver o problema e estes relatam que aprenderam novos conhecimentos destacando as diferenças com outras metodologias utilizadas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-10-26T06:55:59Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/280538 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2447-6099 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001206723 |
identifier_str_mv |
2447-6099 001206723 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/280538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química. Pernambuco. Vol. 8, n.1 (2022), p. 72-87 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280538/2/001206723.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280538/1/001206723.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 76ca776444fd7db9efcb1fe3906f893d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447868034514944 |