A literatura como recurso para abordar comportamentos infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acosta, Amanda Alvernoz
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27408
Resumo: Este trabalho foi elaborado por meio de estudo de caso e de pesquisa-ação, a partir das vivências do período de estágio curricular, realizado numa turma de Jardim de uma escola pública de Porto Alegre, e também, através do estudo feito em uma turma de Maternal de uma escola particular da mesma cidade. A pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de auxiliar a criança no processo de compreensão de si e do outro, de entender os limites e ajudá-la a construir valores. O objetivo era proporcionar, através da literatura, contato com personagens que apresentavam características de comportamento semelhantes às observadas em ambas as turmas, para verificar se ocorria identificação e alteração de comportamentos. A questão que norteou a pesquisa foi: a utilização da literatura como recurso para abordar comportamentos infantis promoverá a melhora de relacionamento entre as crianças? A partir disso, foi criado um projeto específico. O referencial teórico está baseado nos estudos de Piaget, em autores da área de literatura e em pesquisadores das diferentes áreas de conhecimento. Durante o desenvolvimento do projeto, observou-se a identificação das crianças com as histórias e a forma como se permitiam brincar com as suas características, além disso, o ambiente tornouse mais agradável. Conclui-se que, a partir do conhecimento de si, do outro e do trabalho realizado diariamente com as turmas, tal mudança se fez possível.
id UFRGS-2_4e94fc34bc2f87d811793db940924fa0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27408
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Acosta, Amanda AlvernozRangel, Annamaria Píffero2011-01-12T05:59:42Z2010http://hdl.handle.net/10183/27408000764423Este trabalho foi elaborado por meio de estudo de caso e de pesquisa-ação, a partir das vivências do período de estágio curricular, realizado numa turma de Jardim de uma escola pública de Porto Alegre, e também, através do estudo feito em uma turma de Maternal de uma escola particular da mesma cidade. A pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de auxiliar a criança no processo de compreensão de si e do outro, de entender os limites e ajudá-la a construir valores. O objetivo era proporcionar, através da literatura, contato com personagens que apresentavam características de comportamento semelhantes às observadas em ambas as turmas, para verificar se ocorria identificação e alteração de comportamentos. A questão que norteou a pesquisa foi: a utilização da literatura como recurso para abordar comportamentos infantis promoverá a melhora de relacionamento entre as crianças? A partir disso, foi criado um projeto específico. O referencial teórico está baseado nos estudos de Piaget, em autores da área de literatura e em pesquisadores das diferentes áreas de conhecimento. Durante o desenvolvimento do projeto, observou-se a identificação das crianças com as histórias e a forma como se permitiam brincar com as suas características, além disso, o ambiente tornouse mais agradável. Conclui-se que, a partir do conhecimento de si, do outro e do trabalho realizado diariamente com as turmas, tal mudança se fez possível.application/pdfporLiteratura infantilIdentificaçãoA literatura como recurso para abordar comportamentos infantisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000764423.pdf000764423.pdfTexto completoapplication/pdf458732http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27408/1/000764423.pdf80113ee6c37bccba5fee720661026a29MD51TEXT000764423.pdf.txt000764423.pdf.txtExtracted Texttext/plain94586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27408/2/000764423.pdf.txt8e227a4dac339a0370d66656644bb168MD52THUMBNAIL000764423.pdf.jpg000764423.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27408/3/000764423.pdf.jpga313723ba8a9260a104b7afce89d347aMD5310183/274082018-10-11 08:49:25.833oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27408Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:49:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A literatura como recurso para abordar comportamentos infantis
title A literatura como recurso para abordar comportamentos infantis
spellingShingle A literatura como recurso para abordar comportamentos infantis
Acosta, Amanda Alvernoz
Literatura infantil
Identificação
title_short A literatura como recurso para abordar comportamentos infantis
title_full A literatura como recurso para abordar comportamentos infantis
title_fullStr A literatura como recurso para abordar comportamentos infantis
title_full_unstemmed A literatura como recurso para abordar comportamentos infantis
title_sort A literatura como recurso para abordar comportamentos infantis
author Acosta, Amanda Alvernoz
author_facet Acosta, Amanda Alvernoz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Acosta, Amanda Alvernoz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rangel, Annamaria Píffero
contributor_str_mv Rangel, Annamaria Píffero
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Identificação
topic Literatura infantil
Identificação
description Este trabalho foi elaborado por meio de estudo de caso e de pesquisa-ação, a partir das vivências do período de estágio curricular, realizado numa turma de Jardim de uma escola pública de Porto Alegre, e também, através do estudo feito em uma turma de Maternal de uma escola particular da mesma cidade. A pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de auxiliar a criança no processo de compreensão de si e do outro, de entender os limites e ajudá-la a construir valores. O objetivo era proporcionar, através da literatura, contato com personagens que apresentavam características de comportamento semelhantes às observadas em ambas as turmas, para verificar se ocorria identificação e alteração de comportamentos. A questão que norteou a pesquisa foi: a utilização da literatura como recurso para abordar comportamentos infantis promoverá a melhora de relacionamento entre as crianças? A partir disso, foi criado um projeto específico. O referencial teórico está baseado nos estudos de Piaget, em autores da área de literatura e em pesquisadores das diferentes áreas de conhecimento. Durante o desenvolvimento do projeto, observou-se a identificação das crianças com as histórias e a forma como se permitiam brincar com as suas características, além disso, o ambiente tornouse mais agradável. Conclui-se que, a partir do conhecimento de si, do outro e do trabalho realizado diariamente com as turmas, tal mudança se fez possível.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-01-12T05:59:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27408
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000764423
url http://hdl.handle.net/10183/27408
identifier_str_mv 000764423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27408/1/000764423.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27408/2/000764423.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27408/3/000764423.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 80113ee6c37bccba5fee720661026a29
8e227a4dac339a0370d66656644bb168
a313723ba8a9260a104b7afce89d347a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224403894140928