A literatura como recurso para abordar comportamentos infantis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27408 |
Resumo: | Este trabalho foi elaborado por meio de estudo de caso e de pesquisa-ação, a partir das vivências do período de estágio curricular, realizado numa turma de Jardim de uma escola pública de Porto Alegre, e também, através do estudo feito em uma turma de Maternal de uma escola particular da mesma cidade. A pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de auxiliar a criança no processo de compreensão de si e do outro, de entender os limites e ajudá-la a construir valores. O objetivo era proporcionar, através da literatura, contato com personagens que apresentavam características de comportamento semelhantes às observadas em ambas as turmas, para verificar se ocorria identificação e alteração de comportamentos. A questão que norteou a pesquisa foi: a utilização da literatura como recurso para abordar comportamentos infantis promoverá a melhora de relacionamento entre as crianças? A partir disso, foi criado um projeto específico. O referencial teórico está baseado nos estudos de Piaget, em autores da área de literatura e em pesquisadores das diferentes áreas de conhecimento. Durante o desenvolvimento do projeto, observou-se a identificação das crianças com as histórias e a forma como se permitiam brincar com as suas características, além disso, o ambiente tornouse mais agradável. Conclui-se que, a partir do conhecimento de si, do outro e do trabalho realizado diariamente com as turmas, tal mudança se fez possível. |
id |
UFRGS-2_4e94fc34bc2f87d811793db940924fa0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27408 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Acosta, Amanda AlvernozRangel, Annamaria Píffero2011-01-12T05:59:42Z2010http://hdl.handle.net/10183/27408000764423Este trabalho foi elaborado por meio de estudo de caso e de pesquisa-ação, a partir das vivências do período de estágio curricular, realizado numa turma de Jardim de uma escola pública de Porto Alegre, e também, através do estudo feito em uma turma de Maternal de uma escola particular da mesma cidade. A pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de auxiliar a criança no processo de compreensão de si e do outro, de entender os limites e ajudá-la a construir valores. O objetivo era proporcionar, através da literatura, contato com personagens que apresentavam características de comportamento semelhantes às observadas em ambas as turmas, para verificar se ocorria identificação e alteração de comportamentos. A questão que norteou a pesquisa foi: a utilização da literatura como recurso para abordar comportamentos infantis promoverá a melhora de relacionamento entre as crianças? A partir disso, foi criado um projeto específico. O referencial teórico está baseado nos estudos de Piaget, em autores da área de literatura e em pesquisadores das diferentes áreas de conhecimento. Durante o desenvolvimento do projeto, observou-se a identificação das crianças com as histórias e a forma como se permitiam brincar com as suas características, além disso, o ambiente tornouse mais agradável. Conclui-se que, a partir do conhecimento de si, do outro e do trabalho realizado diariamente com as turmas, tal mudança se fez possível.application/pdfporLiteratura infantilIdentificaçãoA literatura como recurso para abordar comportamentos infantisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000764423.pdf000764423.pdfTexto completoapplication/pdf458732http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27408/1/000764423.pdf80113ee6c37bccba5fee720661026a29MD51TEXT000764423.pdf.txt000764423.pdf.txtExtracted Texttext/plain94586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27408/2/000764423.pdf.txt8e227a4dac339a0370d66656644bb168MD52THUMBNAIL000764423.pdf.jpg000764423.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27408/3/000764423.pdf.jpga313723ba8a9260a104b7afce89d347aMD5310183/274082018-10-11 08:49:25.833oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27408Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:49:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A literatura como recurso para abordar comportamentos infantis |
title |
A literatura como recurso para abordar comportamentos infantis |
spellingShingle |
A literatura como recurso para abordar comportamentos infantis Acosta, Amanda Alvernoz Literatura infantil Identificação |
title_short |
A literatura como recurso para abordar comportamentos infantis |
title_full |
A literatura como recurso para abordar comportamentos infantis |
title_fullStr |
A literatura como recurso para abordar comportamentos infantis |
title_full_unstemmed |
A literatura como recurso para abordar comportamentos infantis |
title_sort |
A literatura como recurso para abordar comportamentos infantis |
author |
Acosta, Amanda Alvernoz |
author_facet |
Acosta, Amanda Alvernoz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Acosta, Amanda Alvernoz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rangel, Annamaria Píffero |
contributor_str_mv |
Rangel, Annamaria Píffero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Identificação |
topic |
Literatura infantil Identificação |
description |
Este trabalho foi elaborado por meio de estudo de caso e de pesquisa-ação, a partir das vivências do período de estágio curricular, realizado numa turma de Jardim de uma escola pública de Porto Alegre, e também, através do estudo feito em uma turma de Maternal de uma escola particular da mesma cidade. A pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de auxiliar a criança no processo de compreensão de si e do outro, de entender os limites e ajudá-la a construir valores. O objetivo era proporcionar, através da literatura, contato com personagens que apresentavam características de comportamento semelhantes às observadas em ambas as turmas, para verificar se ocorria identificação e alteração de comportamentos. A questão que norteou a pesquisa foi: a utilização da literatura como recurso para abordar comportamentos infantis promoverá a melhora de relacionamento entre as crianças? A partir disso, foi criado um projeto específico. O referencial teórico está baseado nos estudos de Piaget, em autores da área de literatura e em pesquisadores das diferentes áreas de conhecimento. Durante o desenvolvimento do projeto, observou-se a identificação das crianças com as histórias e a forma como se permitiam brincar com as suas características, além disso, o ambiente tornouse mais agradável. Conclui-se que, a partir do conhecimento de si, do outro e do trabalho realizado diariamente com as turmas, tal mudança se fez possível. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-01-12T05:59:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27408 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000764423 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27408 |
identifier_str_mv |
000764423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27408/1/000764423.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27408/2/000764423.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27408/3/000764423.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
80113ee6c37bccba5fee720661026a29 8e227a4dac339a0370d66656644bb168 a313723ba8a9260a104b7afce89d347a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224403894140928 |