Laboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Luciane Teresinha Munhoz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/108391
Resumo: O presente estudo tem como objetivo considerar o Laboratório de Aprendizagem (LA) enquanto espaço de ação pedagógica e de função equalizadora da EJA. A curta investigação trabalha as expectativas dos alunos envolvidos projeto piloto “Por um Laboratório de Aprendizagem (LA) na Educação de Jovens e Adultos (EJA)” em uma escola de ensino fundamental, na mesma modalidade, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O trabalho ocorreu no primeiro semestre do ano letivo de 2011, tendo suporte na metodologia de pesquisa etnográfica, baseado na observação participante, em entrevistas e análise documental de 17 sujeitos jovens e adultos. A questão que se apresenta para esta pesquisa é: Quais as expectativas dos sujeitos envolvidos no Laboratório de Aprendizagem (LA) para que este se constitua em um espaço diferenciado, na EJA? Partindo da investigação dos problemas de aprendizagens de sujeitos encaminhados pelo grupo de professores. Deste modo, o Projeto “Por um La na EJA” é revolucionário, pois ainda não existe um trabalho deste nível para alunos da EJA, pois é exclusividade do ensino regular. O Laboratório de Aprendizagem (LA) propõe auxiliar os alunos da EJA, na construção do conhecimento. No trabalho os alunos são levados a um diálogo diferente com a aprendizagem, um recriar no saber pedagógico. Surgem três categorias de análise para o LA: esperança de aprendizagem, certeza de aprendizagem e possibilidade de “ser alguém” na vida. A partir das análises verificadas e no desenrolar de um trabalho pedagógico diferenciado evidencia-se a importância do LA na EJA.
id UFRGS-2_4eaa2e0e90da3486dc81729333f7f651
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108391
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santiago, Luciane Teresinha MunhozCollares, Darli2014-12-17T02:14:41Z2012http://hdl.handle.net/10183/108391000948529O presente estudo tem como objetivo considerar o Laboratório de Aprendizagem (LA) enquanto espaço de ação pedagógica e de função equalizadora da EJA. A curta investigação trabalha as expectativas dos alunos envolvidos projeto piloto “Por um Laboratório de Aprendizagem (LA) na Educação de Jovens e Adultos (EJA)” em uma escola de ensino fundamental, na mesma modalidade, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O trabalho ocorreu no primeiro semestre do ano letivo de 2011, tendo suporte na metodologia de pesquisa etnográfica, baseado na observação participante, em entrevistas e análise documental de 17 sujeitos jovens e adultos. A questão que se apresenta para esta pesquisa é: Quais as expectativas dos sujeitos envolvidos no Laboratório de Aprendizagem (LA) para que este se constitua em um espaço diferenciado, na EJA? Partindo da investigação dos problemas de aprendizagens de sujeitos encaminhados pelo grupo de professores. Deste modo, o Projeto “Por um La na EJA” é revolucionário, pois ainda não existe um trabalho deste nível para alunos da EJA, pois é exclusividade do ensino regular. O Laboratório de Aprendizagem (LA) propõe auxiliar os alunos da EJA, na construção do conhecimento. No trabalho os alunos são levados a um diálogo diferente com a aprendizagem, um recriar no saber pedagógico. Surgem três categorias de análise para o LA: esperança de aprendizagem, certeza de aprendizagem e possibilidade de “ser alguém” na vida. A partir das análises verificadas e no desenrolar de um trabalho pedagógico diferenciado evidencia-se a importância do LA na EJA.application/pdfporEducação de jovens e adultosIntervençãoLaboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948529.pdf000948529.pdfTexto completoapplication/pdf353410http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108391/1/000948529.pdf242cb3dda453c5069df80a04563ddb08MD51TEXT000948529.pdf.txt000948529.pdf.txtExtracted Texttext/plain81196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108391/2/000948529.pdf.txta1df2eed19f097de6a2053c431f8ad81MD52THUMBNAIL000948529.pdf.jpg000948529.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108391/3/000948529.pdf.jpg4d246f2fb68937e0c4574c467a4455a0MD5310183/1083912018-10-22 09:18:43.251oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108391Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:18:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Laboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontram
title Laboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontram
spellingShingle Laboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontram
Santiago, Luciane Teresinha Munhoz
Educação de jovens e adultos
Intervenção
title_short Laboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontram
title_full Laboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontram
title_fullStr Laboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontram
title_full_unstemmed Laboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontram
title_sort Laboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontram
author Santiago, Luciane Teresinha Munhoz
author_facet Santiago, Luciane Teresinha Munhoz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Luciane Teresinha Munhoz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Collares, Darli
contributor_str_mv Collares, Darli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Intervenção
topic Educação de jovens e adultos
Intervenção
description O presente estudo tem como objetivo considerar o Laboratório de Aprendizagem (LA) enquanto espaço de ação pedagógica e de função equalizadora da EJA. A curta investigação trabalha as expectativas dos alunos envolvidos projeto piloto “Por um Laboratório de Aprendizagem (LA) na Educação de Jovens e Adultos (EJA)” em uma escola de ensino fundamental, na mesma modalidade, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O trabalho ocorreu no primeiro semestre do ano letivo de 2011, tendo suporte na metodologia de pesquisa etnográfica, baseado na observação participante, em entrevistas e análise documental de 17 sujeitos jovens e adultos. A questão que se apresenta para esta pesquisa é: Quais as expectativas dos sujeitos envolvidos no Laboratório de Aprendizagem (LA) para que este se constitua em um espaço diferenciado, na EJA? Partindo da investigação dos problemas de aprendizagens de sujeitos encaminhados pelo grupo de professores. Deste modo, o Projeto “Por um La na EJA” é revolucionário, pois ainda não existe um trabalho deste nível para alunos da EJA, pois é exclusividade do ensino regular. O Laboratório de Aprendizagem (LA) propõe auxiliar os alunos da EJA, na construção do conhecimento. No trabalho os alunos são levados a um diálogo diferente com a aprendizagem, um recriar no saber pedagógico. Surgem três categorias de análise para o LA: esperança de aprendizagem, certeza de aprendizagem e possibilidade de “ser alguém” na vida. A partir das análises verificadas e no desenrolar de um trabalho pedagógico diferenciado evidencia-se a importância do LA na EJA.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T02:14:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/108391
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000948529
url http://hdl.handle.net/10183/108391
identifier_str_mv 000948529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108391/1/000948529.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108391/2/000948529.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108391/3/000948529.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 242cb3dda453c5069df80a04563ddb08
a1df2eed19f097de6a2053c431f8ad81
4d246f2fb68937e0c4574c467a4455a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447137926774784