Laboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontram
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/108391 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo considerar o Laboratório de Aprendizagem (LA) enquanto espaço de ação pedagógica e de função equalizadora da EJA. A curta investigação trabalha as expectativas dos alunos envolvidos projeto piloto “Por um Laboratório de Aprendizagem (LA) na Educação de Jovens e Adultos (EJA)” em uma escola de ensino fundamental, na mesma modalidade, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O trabalho ocorreu no primeiro semestre do ano letivo de 2011, tendo suporte na metodologia de pesquisa etnográfica, baseado na observação participante, em entrevistas e análise documental de 17 sujeitos jovens e adultos. A questão que se apresenta para esta pesquisa é: Quais as expectativas dos sujeitos envolvidos no Laboratório de Aprendizagem (LA) para que este se constitua em um espaço diferenciado, na EJA? Partindo da investigação dos problemas de aprendizagens de sujeitos encaminhados pelo grupo de professores. Deste modo, o Projeto “Por um La na EJA” é revolucionário, pois ainda não existe um trabalho deste nível para alunos da EJA, pois é exclusividade do ensino regular. O Laboratório de Aprendizagem (LA) propõe auxiliar os alunos da EJA, na construção do conhecimento. No trabalho os alunos são levados a um diálogo diferente com a aprendizagem, um recriar no saber pedagógico. Surgem três categorias de análise para o LA: esperança de aprendizagem, certeza de aprendizagem e possibilidade de “ser alguém” na vida. A partir das análises verificadas e no desenrolar de um trabalho pedagógico diferenciado evidencia-se a importância do LA na EJA. |
id |
UFRGS-2_4eaa2e0e90da3486dc81729333f7f651 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108391 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santiago, Luciane Teresinha MunhozCollares, Darli2014-12-17T02:14:41Z2012http://hdl.handle.net/10183/108391000948529O presente estudo tem como objetivo considerar o Laboratório de Aprendizagem (LA) enquanto espaço de ação pedagógica e de função equalizadora da EJA. A curta investigação trabalha as expectativas dos alunos envolvidos projeto piloto “Por um Laboratório de Aprendizagem (LA) na Educação de Jovens e Adultos (EJA)” em uma escola de ensino fundamental, na mesma modalidade, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O trabalho ocorreu no primeiro semestre do ano letivo de 2011, tendo suporte na metodologia de pesquisa etnográfica, baseado na observação participante, em entrevistas e análise documental de 17 sujeitos jovens e adultos. A questão que se apresenta para esta pesquisa é: Quais as expectativas dos sujeitos envolvidos no Laboratório de Aprendizagem (LA) para que este se constitua em um espaço diferenciado, na EJA? Partindo da investigação dos problemas de aprendizagens de sujeitos encaminhados pelo grupo de professores. Deste modo, o Projeto “Por um La na EJA” é revolucionário, pois ainda não existe um trabalho deste nível para alunos da EJA, pois é exclusividade do ensino regular. O Laboratório de Aprendizagem (LA) propõe auxiliar os alunos da EJA, na construção do conhecimento. No trabalho os alunos são levados a um diálogo diferente com a aprendizagem, um recriar no saber pedagógico. Surgem três categorias de análise para o LA: esperança de aprendizagem, certeza de aprendizagem e possibilidade de “ser alguém” na vida. A partir das análises verificadas e no desenrolar de um trabalho pedagógico diferenciado evidencia-se a importância do LA na EJA.application/pdfporEducação de jovens e adultosIntervençãoLaboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948529.pdf000948529.pdfTexto completoapplication/pdf353410http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108391/1/000948529.pdf242cb3dda453c5069df80a04563ddb08MD51TEXT000948529.pdf.txt000948529.pdf.txtExtracted Texttext/plain81196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108391/2/000948529.pdf.txta1df2eed19f097de6a2053c431f8ad81MD52THUMBNAIL000948529.pdf.jpg000948529.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108391/3/000948529.pdf.jpg4d246f2fb68937e0c4574c467a4455a0MD5310183/1083912018-10-22 09:18:43.251oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108391Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:18:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Laboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontram |
title |
Laboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontram |
spellingShingle |
Laboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontram Santiago, Luciane Teresinha Munhoz Educação de jovens e adultos Intervenção |
title_short |
Laboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontram |
title_full |
Laboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontram |
title_fullStr |
Laboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontram |
title_full_unstemmed |
Laboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontram |
title_sort |
Laboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontram |
author |
Santiago, Luciane Teresinha Munhoz |
author_facet |
Santiago, Luciane Teresinha Munhoz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santiago, Luciane Teresinha Munhoz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Collares, Darli |
contributor_str_mv |
Collares, Darli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Intervenção |
topic |
Educação de jovens e adultos Intervenção |
description |
O presente estudo tem como objetivo considerar o Laboratório de Aprendizagem (LA) enquanto espaço de ação pedagógica e de função equalizadora da EJA. A curta investigação trabalha as expectativas dos alunos envolvidos projeto piloto “Por um Laboratório de Aprendizagem (LA) na Educação de Jovens e Adultos (EJA)” em uma escola de ensino fundamental, na mesma modalidade, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O trabalho ocorreu no primeiro semestre do ano letivo de 2011, tendo suporte na metodologia de pesquisa etnográfica, baseado na observação participante, em entrevistas e análise documental de 17 sujeitos jovens e adultos. A questão que se apresenta para esta pesquisa é: Quais as expectativas dos sujeitos envolvidos no Laboratório de Aprendizagem (LA) para que este se constitua em um espaço diferenciado, na EJA? Partindo da investigação dos problemas de aprendizagens de sujeitos encaminhados pelo grupo de professores. Deste modo, o Projeto “Por um La na EJA” é revolucionário, pois ainda não existe um trabalho deste nível para alunos da EJA, pois é exclusividade do ensino regular. O Laboratório de Aprendizagem (LA) propõe auxiliar os alunos da EJA, na construção do conhecimento. No trabalho os alunos são levados a um diálogo diferente com a aprendizagem, um recriar no saber pedagógico. Surgem três categorias de análise para o LA: esperança de aprendizagem, certeza de aprendizagem e possibilidade de “ser alguém” na vida. A partir das análises verificadas e no desenrolar de um trabalho pedagógico diferenciado evidencia-se a importância do LA na EJA. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T02:14:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/108391 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000948529 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/108391 |
identifier_str_mv |
000948529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108391/1/000948529.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108391/2/000948529.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108391/3/000948529.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
242cb3dda453c5069df80a04563ddb08 a1df2eed19f097de6a2053c431f8ad81 4d246f2fb68937e0c4574c467a4455a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447137926774784 |