Aula-Passeio na EJA : mais que diversão, espaço de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricacheski, Lissane Dolores
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133596
Resumo: Este estudo trata da relevância da aula-passeio (FREINET, 1973) na construção do conhecimento de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é realizar uma reflexão acerca das saídas (passeios) realizadas pelas escolas com os alunos, problematizando-se a aprendizagem promovida pelas aulas-passeio. Nesse contexto, a pesquisa contextualiza a EJA (BRANDÃO, 2009 e FREIRE, 1989) e a aula-passeio (FREINET, 1973). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Para a coleta e análise de dados, foram utilizadas as transcrições de oito entrevistas semi-estruturadas, realizadas com estudantes de duas escolas da região metropolitana de Porto Alegre, e registros do diário de campo da pesquisadora. Os resultados das análises mostraram que os educandos identificaram e relataram aprendizagens obtidas durante as atividades de saída realizadas. Estas aprendizagens significativas apontam a importância de se realizar reflexões acerca das atividades realizadas nos espaços fora da sala de aula. Dessa forma, discentes e docentes aprendem a refletir sobre as experiências e vivências construídas durante as aulas-passeio.
id UFRGS-2_bc35d42d07ce97a0193bd3f91a2c491e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133596
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ricacheski, Lissane DoloresMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2016-03-10T02:04:45Z2015http://hdl.handle.net/10183/133596000985105Este estudo trata da relevância da aula-passeio (FREINET, 1973) na construção do conhecimento de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é realizar uma reflexão acerca das saídas (passeios) realizadas pelas escolas com os alunos, problematizando-se a aprendizagem promovida pelas aulas-passeio. Nesse contexto, a pesquisa contextualiza a EJA (BRANDÃO, 2009 e FREIRE, 1989) e a aula-passeio (FREINET, 1973). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Para a coleta e análise de dados, foram utilizadas as transcrições de oito entrevistas semi-estruturadas, realizadas com estudantes de duas escolas da região metropolitana de Porto Alegre, e registros do diário de campo da pesquisadora. Os resultados das análises mostraram que os educandos identificaram e relataram aprendizagens obtidas durante as atividades de saída realizadas. Estas aprendizagens significativas apontam a importância de se realizar reflexões acerca das atividades realizadas nos espaços fora da sala de aula. Dessa forma, discentes e docentes aprendem a refletir sobre as experiências e vivências construídas durante as aulas-passeio.application/pdfporEducação de jovens e adultosAula-Passeio na EJA : mais que diversão, espaço de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985105.pdf000985105.pdfTexto completoapplication/pdf676564http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133596/1/000985105.pdff320addc5de7918beca2fd669a8da05cMD51TEXT000985105.pdf.txt000985105.pdf.txtExtracted Texttext/plain102854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133596/2/000985105.pdf.txt51facc84ace4e80852b5ad2311154bcaMD52THUMBNAIL000985105.pdf.jpg000985105.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133596/3/000985105.pdf.jpg5b181256b896e375718b6f7576fce552MD5310183/1335962018-10-26 10:09:25.709oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133596Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:09:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aula-Passeio na EJA : mais que diversão, espaço de aprendizagem
title Aula-Passeio na EJA : mais que diversão, espaço de aprendizagem
spellingShingle Aula-Passeio na EJA : mais que diversão, espaço de aprendizagem
Ricacheski, Lissane Dolores
Educação de jovens e adultos
title_short Aula-Passeio na EJA : mais que diversão, espaço de aprendizagem
title_full Aula-Passeio na EJA : mais que diversão, espaço de aprendizagem
title_fullStr Aula-Passeio na EJA : mais que diversão, espaço de aprendizagem
title_full_unstemmed Aula-Passeio na EJA : mais que diversão, espaço de aprendizagem
title_sort Aula-Passeio na EJA : mais que diversão, espaço de aprendizagem
author Ricacheski, Lissane Dolores
author_facet Ricacheski, Lissane Dolores
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricacheski, Lissane Dolores
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
topic Educação de jovens e adultos
description Este estudo trata da relevância da aula-passeio (FREINET, 1973) na construção do conhecimento de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é realizar uma reflexão acerca das saídas (passeios) realizadas pelas escolas com os alunos, problematizando-se a aprendizagem promovida pelas aulas-passeio. Nesse contexto, a pesquisa contextualiza a EJA (BRANDÃO, 2009 e FREIRE, 1989) e a aula-passeio (FREINET, 1973). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Para a coleta e análise de dados, foram utilizadas as transcrições de oito entrevistas semi-estruturadas, realizadas com estudantes de duas escolas da região metropolitana de Porto Alegre, e registros do diário de campo da pesquisadora. Os resultados das análises mostraram que os educandos identificaram e relataram aprendizagens obtidas durante as atividades de saída realizadas. Estas aprendizagens significativas apontam a importância de se realizar reflexões acerca das atividades realizadas nos espaços fora da sala de aula. Dessa forma, discentes e docentes aprendem a refletir sobre as experiências e vivências construídas durante as aulas-passeio.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-10T02:04:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133596
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000985105
url http://hdl.handle.net/10183/133596
identifier_str_mv 000985105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133596/1/000985105.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133596/2/000985105.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133596/3/000985105.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f320addc5de7918beca2fd669a8da05c
51facc84ace4e80852b5ad2311154bca
5b181256b896e375718b6f7576fce552
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224499942653952