Aula-Passeio na EJA : mais que diversão, espaço de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133596 |
Resumo: | Este estudo trata da relevância da aula-passeio (FREINET, 1973) na construção do conhecimento de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é realizar uma reflexão acerca das saídas (passeios) realizadas pelas escolas com os alunos, problematizando-se a aprendizagem promovida pelas aulas-passeio. Nesse contexto, a pesquisa contextualiza a EJA (BRANDÃO, 2009 e FREIRE, 1989) e a aula-passeio (FREINET, 1973). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Para a coleta e análise de dados, foram utilizadas as transcrições de oito entrevistas semi-estruturadas, realizadas com estudantes de duas escolas da região metropolitana de Porto Alegre, e registros do diário de campo da pesquisadora. Os resultados das análises mostraram que os educandos identificaram e relataram aprendizagens obtidas durante as atividades de saída realizadas. Estas aprendizagens significativas apontam a importância de se realizar reflexões acerca das atividades realizadas nos espaços fora da sala de aula. Dessa forma, discentes e docentes aprendem a refletir sobre as experiências e vivências construídas durante as aulas-passeio. |
id |
UFRGS-2_bc35d42d07ce97a0193bd3f91a2c491e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133596 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ricacheski, Lissane DoloresMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2016-03-10T02:04:45Z2015http://hdl.handle.net/10183/133596000985105Este estudo trata da relevância da aula-passeio (FREINET, 1973) na construção do conhecimento de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é realizar uma reflexão acerca das saídas (passeios) realizadas pelas escolas com os alunos, problematizando-se a aprendizagem promovida pelas aulas-passeio. Nesse contexto, a pesquisa contextualiza a EJA (BRANDÃO, 2009 e FREIRE, 1989) e a aula-passeio (FREINET, 1973). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Para a coleta e análise de dados, foram utilizadas as transcrições de oito entrevistas semi-estruturadas, realizadas com estudantes de duas escolas da região metropolitana de Porto Alegre, e registros do diário de campo da pesquisadora. Os resultados das análises mostraram que os educandos identificaram e relataram aprendizagens obtidas durante as atividades de saída realizadas. Estas aprendizagens significativas apontam a importância de se realizar reflexões acerca das atividades realizadas nos espaços fora da sala de aula. Dessa forma, discentes e docentes aprendem a refletir sobre as experiências e vivências construídas durante as aulas-passeio.application/pdfporEducação de jovens e adultosAula-Passeio na EJA : mais que diversão, espaço de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985105.pdf000985105.pdfTexto completoapplication/pdf676564http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133596/1/000985105.pdff320addc5de7918beca2fd669a8da05cMD51TEXT000985105.pdf.txt000985105.pdf.txtExtracted Texttext/plain102854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133596/2/000985105.pdf.txt51facc84ace4e80852b5ad2311154bcaMD52THUMBNAIL000985105.pdf.jpg000985105.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133596/3/000985105.pdf.jpg5b181256b896e375718b6f7576fce552MD5310183/1335962018-10-26 10:09:25.709oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133596Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:09:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aula-Passeio na EJA : mais que diversão, espaço de aprendizagem |
title |
Aula-Passeio na EJA : mais que diversão, espaço de aprendizagem |
spellingShingle |
Aula-Passeio na EJA : mais que diversão, espaço de aprendizagem Ricacheski, Lissane Dolores Educação de jovens e adultos |
title_short |
Aula-Passeio na EJA : mais que diversão, espaço de aprendizagem |
title_full |
Aula-Passeio na EJA : mais que diversão, espaço de aprendizagem |
title_fullStr |
Aula-Passeio na EJA : mais que diversão, espaço de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Aula-Passeio na EJA : mais que diversão, espaço de aprendizagem |
title_sort |
Aula-Passeio na EJA : mais que diversão, espaço de aprendizagem |
author |
Ricacheski, Lissane Dolores |
author_facet |
Ricacheski, Lissane Dolores |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ricacheski, Lissane Dolores |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
contributor_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos |
topic |
Educação de jovens e adultos |
description |
Este estudo trata da relevância da aula-passeio (FREINET, 1973) na construção do conhecimento de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é realizar uma reflexão acerca das saídas (passeios) realizadas pelas escolas com os alunos, problematizando-se a aprendizagem promovida pelas aulas-passeio. Nesse contexto, a pesquisa contextualiza a EJA (BRANDÃO, 2009 e FREIRE, 1989) e a aula-passeio (FREINET, 1973). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Para a coleta e análise de dados, foram utilizadas as transcrições de oito entrevistas semi-estruturadas, realizadas com estudantes de duas escolas da região metropolitana de Porto Alegre, e registros do diário de campo da pesquisadora. Os resultados das análises mostraram que os educandos identificaram e relataram aprendizagens obtidas durante as atividades de saída realizadas. Estas aprendizagens significativas apontam a importância de se realizar reflexões acerca das atividades realizadas nos espaços fora da sala de aula. Dessa forma, discentes e docentes aprendem a refletir sobre as experiências e vivências construídas durante as aulas-passeio. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-10T02:04:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133596 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000985105 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133596 |
identifier_str_mv |
000985105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133596/1/000985105.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133596/2/000985105.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133596/3/000985105.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f320addc5de7918beca2fd669a8da05c 51facc84ace4e80852b5ad2311154bca 5b181256b896e375718b6f7576fce552 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224499942653952 |