Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mósca, Salvador Calainho
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29203
Resumo: O objetivo deste trabalho é propor uma nova gama de funcionalidades para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) em ambiente web puro, sendo que muitas destas já são largamente utilizadas sem fins acadêmicos na internet, baseado na crença de que a implementação de tais funcionalidades pode contribuir para tornar a experiência de aprendizado mais dinâmica e o compartilhamento de informações e conteúdos entre alunos e professores mais acessível e estruturado. O foco da investigação se concentrará na forma de se produzir, distribuir e avaliar informação e conteúdo, e nas possibilidades de relações interpessoais em um AVA. Para tal foi realizado um estudo de caso da Wikipédia como base para o modelo de desenvolvimento colaborativo, para o gerenciamento integrado de conteúdo e a forma deste conteúdo se tornar visível aos motores de busca (Search Engine Optimization – SEO). A proposta é expandir o modelo Wikipédia como plataforma de publicação no tocante à arquitetura da informação e adicionar novas perspectivas derivadas de funcionalidades, tais como suporte a mídias digitais e aplicativos web (vídeos, jogos em flash, applets), a implementação de uma rede social e a inclusão de ferramentas de estatística e avaliação de conteúdo.
id UFRGS-2_4ec9547c904d93df91899bae4cfe6f24
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29203
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mósca, Salvador CalainhoMoellwald, Francisco Egger2011-05-27T06:00:35Z2010http://hdl.handle.net/10183/29203000775973O objetivo deste trabalho é propor uma nova gama de funcionalidades para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) em ambiente web puro, sendo que muitas destas já são largamente utilizadas sem fins acadêmicos na internet, baseado na crença de que a implementação de tais funcionalidades pode contribuir para tornar a experiência de aprendizado mais dinâmica e o compartilhamento de informações e conteúdos entre alunos e professores mais acessível e estruturado. O foco da investigação se concentrará na forma de se produzir, distribuir e avaliar informação e conteúdo, e nas possibilidades de relações interpessoais em um AVA. Para tal foi realizado um estudo de caso da Wikipédia como base para o modelo de desenvolvimento colaborativo, para o gerenciamento integrado de conteúdo e a forma deste conteúdo se tornar visível aos motores de busca (Search Engine Optimization – SEO). A proposta é expandir o modelo Wikipédia como plataforma de publicação no tocante à arquitetura da informação e adicionar novas perspectivas derivadas de funcionalidades, tais como suporte a mídias digitais e aplicativos web (vídeos, jogos em flash, applets), a implementação de uma rede social e a inclusão de ferramentas de estatística e avaliação de conteúdo.The aim of this paper is to propose a new range of features for Virtual Learning Environments (VLEs) in pure web environment, being many of these already widely used for non-academic purposes on the Internet, based on the belief that the implementation of such features may contribute to make the learning experience more dynamic and the sharing of information and content between students and professors more accessible and structured. The investigation will focus on how to produce, distribute and access information and content, and the possibilities of interpersonal relationships in a VLE. A study of case Wikipedia was conducted to build the foundations of collaborative development model for the integrated management of content and how this content becomes visible to search engines (Search Engine Optimization - SEO). The proposal is to extend the Wikipedia model as a publishing platform in terms of information architecture and add new perspectives that comes from features such as support for web applications and digital media (videos, flash games, applets), the implementation of a social network and the inclusion of statistical tools and content assessment.application/pdfporWikipédia (Site)Ambiente virtual de aprendizagemRedes sociaisWikipediaCollaborativeSEOVirtual learning environmentsStatisticsSocial networkingInformation architectureMediaSupporting applicationsAmbiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e AplicadaPorto Alegre, BR-RS2010Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000775973.pdf000775973.pdfTexto completoapplication/pdf873046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29203/1/000775973.pdf6de8508e919d24d35ed89c393e33594eMD51TEXT000775973.pdf.txt000775973.pdf.txtExtracted Texttext/plain99228http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29203/2/000775973.pdf.txtbc22077ed4714fbe471a46a0a0e666aeMD52THUMBNAIL000775973.pdf.jpg000775973.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29203/3/000775973.pdf.jpge8c681356096a215468b5941025ec3c2MD5310183/292032018-10-09 09:17:31.456oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29203Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:17:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas
title Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas
spellingShingle Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas
Mósca, Salvador Calainho
Wikipédia (Site)
Ambiente virtual de aprendizagem
Redes sociais
Wikipedia
Collaborative
SEO
Virtual learning environments
Statistics
Social networking
Information architecture
Media
Supporting applications
title_short Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas
title_full Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas
title_fullStr Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas
title_full_unstemmed Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas
title_sort Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas
author Mósca, Salvador Calainho
author_facet Mósca, Salvador Calainho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mósca, Salvador Calainho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moellwald, Francisco Egger
contributor_str_mv Moellwald, Francisco Egger
dc.subject.por.fl_str_mv Wikipédia (Site)
Ambiente virtual de aprendizagem
Redes sociais
topic Wikipédia (Site)
Ambiente virtual de aprendizagem
Redes sociais
Wikipedia
Collaborative
SEO
Virtual learning environments
Statistics
Social networking
Information architecture
Media
Supporting applications
dc.subject.eng.fl_str_mv Wikipedia
Collaborative
SEO
Virtual learning environments
Statistics
Social networking
Information architecture
Media
Supporting applications
description O objetivo deste trabalho é propor uma nova gama de funcionalidades para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) em ambiente web puro, sendo que muitas destas já são largamente utilizadas sem fins acadêmicos na internet, baseado na crença de que a implementação de tais funcionalidades pode contribuir para tornar a experiência de aprendizado mais dinâmica e o compartilhamento de informações e conteúdos entre alunos e professores mais acessível e estruturado. O foco da investigação se concentrará na forma de se produzir, distribuir e avaliar informação e conteúdo, e nas possibilidades de relações interpessoais em um AVA. Para tal foi realizado um estudo de caso da Wikipédia como base para o modelo de desenvolvimento colaborativo, para o gerenciamento integrado de conteúdo e a forma deste conteúdo se tornar visível aos motores de busca (Search Engine Optimization – SEO). A proposta é expandir o modelo Wikipédia como plataforma de publicação no tocante à arquitetura da informação e adicionar novas perspectivas derivadas de funcionalidades, tais como suporte a mídias digitais e aplicativos web (vídeos, jogos em flash, applets), a implementação de uma rede social e a inclusão de ferramentas de estatística e avaliação de conteúdo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-27T06:00:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29203
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000775973
url http://hdl.handle.net/10183/29203
identifier_str_mv 000775973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29203/1/000775973.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29203/2/000775973.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29203/3/000775973.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6de8508e919d24d35ed89c393e33594e
bc22077ed4714fbe471a46a0a0e666ae
e8c681356096a215468b5941025ec3c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224409122340864