Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29203 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é propor uma nova gama de funcionalidades para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) em ambiente web puro, sendo que muitas destas já são largamente utilizadas sem fins acadêmicos na internet, baseado na crença de que a implementação de tais funcionalidades pode contribuir para tornar a experiência de aprendizado mais dinâmica e o compartilhamento de informações e conteúdos entre alunos e professores mais acessível e estruturado. O foco da investigação se concentrará na forma de se produzir, distribuir e avaliar informação e conteúdo, e nas possibilidades de relações interpessoais em um AVA. Para tal foi realizado um estudo de caso da Wikipédia como base para o modelo de desenvolvimento colaborativo, para o gerenciamento integrado de conteúdo e a forma deste conteúdo se tornar visível aos motores de busca (Search Engine Optimization – SEO). A proposta é expandir o modelo Wikipédia como plataforma de publicação no tocante à arquitetura da informação e adicionar novas perspectivas derivadas de funcionalidades, tais como suporte a mídias digitais e aplicativos web (vídeos, jogos em flash, applets), a implementação de uma rede social e a inclusão de ferramentas de estatística e avaliação de conteúdo. |
id |
UFRGS-2_4ec9547c904d93df91899bae4cfe6f24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29203 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mósca, Salvador CalainhoMoellwald, Francisco Egger2011-05-27T06:00:35Z2010http://hdl.handle.net/10183/29203000775973O objetivo deste trabalho é propor uma nova gama de funcionalidades para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) em ambiente web puro, sendo que muitas destas já são largamente utilizadas sem fins acadêmicos na internet, baseado na crença de que a implementação de tais funcionalidades pode contribuir para tornar a experiência de aprendizado mais dinâmica e o compartilhamento de informações e conteúdos entre alunos e professores mais acessível e estruturado. O foco da investigação se concentrará na forma de se produzir, distribuir e avaliar informação e conteúdo, e nas possibilidades de relações interpessoais em um AVA. Para tal foi realizado um estudo de caso da Wikipédia como base para o modelo de desenvolvimento colaborativo, para o gerenciamento integrado de conteúdo e a forma deste conteúdo se tornar visível aos motores de busca (Search Engine Optimization – SEO). A proposta é expandir o modelo Wikipédia como plataforma de publicação no tocante à arquitetura da informação e adicionar novas perspectivas derivadas de funcionalidades, tais como suporte a mídias digitais e aplicativos web (vídeos, jogos em flash, applets), a implementação de uma rede social e a inclusão de ferramentas de estatística e avaliação de conteúdo.The aim of this paper is to propose a new range of features for Virtual Learning Environments (VLEs) in pure web environment, being many of these already widely used for non-academic purposes on the Internet, based on the belief that the implementation of such features may contribute to make the learning experience more dynamic and the sharing of information and content between students and professors more accessible and structured. The investigation will focus on how to produce, distribute and access information and content, and the possibilities of interpersonal relationships in a VLE. A study of case Wikipedia was conducted to build the foundations of collaborative development model for the integrated management of content and how this content becomes visible to search engines (Search Engine Optimization - SEO). The proposal is to extend the Wikipedia model as a publishing platform in terms of information architecture and add new perspectives that comes from features such as support for web applications and digital media (videos, flash games, applets), the implementation of a social network and the inclusion of statistical tools and content assessment.application/pdfporWikipédia (Site)Ambiente virtual de aprendizagemRedes sociaisWikipediaCollaborativeSEOVirtual learning environmentsStatisticsSocial networkingInformation architectureMediaSupporting applicationsAmbiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e AplicadaPorto Alegre, BR-RS2010Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000775973.pdf000775973.pdfTexto completoapplication/pdf873046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29203/1/000775973.pdf6de8508e919d24d35ed89c393e33594eMD51TEXT000775973.pdf.txt000775973.pdf.txtExtracted Texttext/plain99228http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29203/2/000775973.pdf.txtbc22077ed4714fbe471a46a0a0e666aeMD52THUMBNAIL000775973.pdf.jpg000775973.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29203/3/000775973.pdf.jpge8c681356096a215468b5941025ec3c2MD5310183/292032018-10-09 09:17:31.456oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29203Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:17:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas |
title |
Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas |
spellingShingle |
Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas Mósca, Salvador Calainho Wikipédia (Site) Ambiente virtual de aprendizagem Redes sociais Wikipedia Collaborative SEO Virtual learning environments Statistics Social networking Information architecture Media Supporting applications |
title_short |
Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas |
title_full |
Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas |
title_fullStr |
Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas |
title_full_unstemmed |
Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas |
title_sort |
Ambiente virtual da aprendizagem de Matemática EAD: o modelo wikipédia e novas perspectivas |
author |
Mósca, Salvador Calainho |
author_facet |
Mósca, Salvador Calainho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mósca, Salvador Calainho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moellwald, Francisco Egger |
contributor_str_mv |
Moellwald, Francisco Egger |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Wikipédia (Site) Ambiente virtual de aprendizagem Redes sociais |
topic |
Wikipédia (Site) Ambiente virtual de aprendizagem Redes sociais Wikipedia Collaborative SEO Virtual learning environments Statistics Social networking Information architecture Media Supporting applications |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Wikipedia Collaborative SEO Virtual learning environments Statistics Social networking Information architecture Media Supporting applications |
description |
O objetivo deste trabalho é propor uma nova gama de funcionalidades para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) em ambiente web puro, sendo que muitas destas já são largamente utilizadas sem fins acadêmicos na internet, baseado na crença de que a implementação de tais funcionalidades pode contribuir para tornar a experiência de aprendizado mais dinâmica e o compartilhamento de informações e conteúdos entre alunos e professores mais acessível e estruturado. O foco da investigação se concentrará na forma de se produzir, distribuir e avaliar informação e conteúdo, e nas possibilidades de relações interpessoais em um AVA. Para tal foi realizado um estudo de caso da Wikipédia como base para o modelo de desenvolvimento colaborativo, para o gerenciamento integrado de conteúdo e a forma deste conteúdo se tornar visível aos motores de busca (Search Engine Optimization – SEO). A proposta é expandir o modelo Wikipédia como plataforma de publicação no tocante à arquitetura da informação e adicionar novas perspectivas derivadas de funcionalidades, tais como suporte a mídias digitais e aplicativos web (vídeos, jogos em flash, applets), a implementação de uma rede social e a inclusão de ferramentas de estatística e avaliação de conteúdo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-05-27T06:00:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29203 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000775973 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29203 |
identifier_str_mv |
000775973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29203/1/000775973.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29203/2/000775973.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29203/3/000775973.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6de8508e919d24d35ed89c393e33594e bc22077ed4714fbe471a46a0a0e666ae e8c681356096a215468b5941025ec3c2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224409122340864 |