O uso denotado e conotado no ensino da língua portuguesa : o caso do bullying
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/96418 |
Resumo: | Este artigo se presta a fazer uma reflexão sobre o uso de determinados itens lexicais ou expressões da língua portuguesa, tanto na modalidade denotada quanto conotada, no que tange a situações comunicativas marcadas pela atitude de bullying. Para tanto, partiremos dos seguintes pressupostos teóricos: do conceito de significação lexical segundo (DE AZEREDO, 2008) e de denotação e conotação (CEREJA, 1999; CEGALLA,1994; DE AZEREDO, 2008). Na segunda parte do trabalho, analisaremos um conjunto de ocorrências de expressões de bullying recolhidas de oitiva em ambiente escolar, classificando-as de acordo com seu conteúdo semântico (ou seja, denotado ou conotado), bem como atentando para a produtividade de tais termos. |
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Serafin, Bárbara LuziaLara, Leandro Zanetti2014-06-11T02:05:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/96418000918615Este artigo se presta a fazer uma reflexão sobre o uso de determinados itens lexicais ou expressões da língua portuguesa, tanto na modalidade denotada quanto conotada, no que tange a situações comunicativas marcadas pela atitude de bullying. Para tanto, partiremos dos seguintes pressupostos teóricos: do conceito de significação lexical segundo (DE AZEREDO, 2008) e de denotação e conotação (CEREJA, 1999; CEGALLA,1994; DE AZEREDO, 2008). Na segunda parte do trabalho, analisaremos um conjunto de ocorrências de expressões de bullying recolhidas de oitiva em ambiente escolar, classificando-as de acordo com seu conteúdo semântico (ou seja, denotado ou conotado), bem como atentando para a produtividade de tais termos.application/pdfporDenotaçãoConotaçãoEnsino do léxico do portuguêsLéxico (bullying)O uso denotado e conotado no ensino da língua portuguesa : o caso do bullyinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoGramática e Ensino de Língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000918615.pdf000918615.pdfTexto completoapplication/pdf192760http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96418/1/000918615.pdf17d25343dacefa2cff8057ce2c17558bMD51TEXT000918615.pdf.txt000918615.pdf.txtExtracted Texttext/plain19554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96418/2/000918615.pdf.txt2a18fc8b50c961552d62c20542b9ac61MD52THUMBNAIL000918615.pdf.jpg000918615.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1656http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96418/3/000918615.pdf.jpg7747640094d8e52957986a97e2dfdac9MD5310183/964182022-08-06 04:43:52.468848oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96418Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:43:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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