Enunciações estéticas em vídeos escolares na cultura digital : por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216249 |
Resumo: | Uma típica comunicação contemporânea é cada dia mais carregada pelo componente estético enunciado em muitos trabalhos escolares juvenis em vídeos definidos como paródias no YouTube. Nesse sentido, esse ensaio propõe a reflexão de uma típica produção contemporânea juvenil baseada na narrativa videográfica. Trata-se de uma comunicação dialógica onde quem vê algo, vê e (re)age atribuindo sentidos que não só técnica e/ou criticamente, pois que o faz com todos seus poros, dilatando seu olhar com todas as pupilas materiais e imateriais de seu corpo, pele e alma. Uma produção que se mantém ativada na relação dinâmica também com fruidores/leitores dessas comunicações e que, em sintonia com a cultura digital, convida-nos a investigar a relação discursiva enunciada esteticamente nessas narrativas dispostas nas paródias videográficas escolares. |
id |
UFRGS-2_4edfb545dd2dd196ad7f602b57cb5a3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216249 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Boll, Cíntia InêsMuller, Daniel NehmeRossato, MaristelaAxt, MargareteRamos, Wilsa Maria2020-12-09T04:12:27Z20192177-5060http://hdl.handle.net/10183/216249001119612Uma típica comunicação contemporânea é cada dia mais carregada pelo componente estético enunciado em muitos trabalhos escolares juvenis em vídeos definidos como paródias no YouTube. Nesse sentido, esse ensaio propõe a reflexão de uma típica produção contemporânea juvenil baseada na narrativa videográfica. Trata-se de uma comunicação dialógica onde quem vê algo, vê e (re)age atribuindo sentidos que não só técnica e/ou criticamente, pois que o faz com todos seus poros, dilatando seu olhar com todas as pupilas materiais e imateriais de seu corpo, pele e alma. Uma produção que se mantém ativada na relação dinâmica também com fruidores/leitores dessas comunicações e que, em sintonia com a cultura digital, convida-nos a investigar a relação discursiva enunciada esteticamente nessas narrativas dispostas nas paródias videográficas escolares.A typical contemporary communication is every day more loaded by the aesthetic enunciation component in many youth schoolwork videos defined as parodies on YouTube. Thus, this paper proposes a reflection of a typical youthful contemporary production based on videographic narrative. It is a dialogical communication where those who see something, see and (re)act by assigning meanings that not only technically and/or critically, because they do it with all their pores, dilating their look with all the material and immaterial eye pupils of their body, skin and soul. A production that remains active in the dynamic relationship also fruitors/readers of these communications and in line with the digital culture, invites us to investigate the discursive relation aesthetically enunciated these narratives arranged in school videographic parodiesapplication/pdfporPlurais: Revista Multidisciplinar. Salvador, BA. Vol. 4, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 132-144Tecnologia educacionalCultura digitalAesthetic EnunciationSchoolworkSchool Video ParodiesDigital cultureYouth VideosEnunciações estéticas em vídeos escolares na cultura digital : por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escolainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119612.pdf.txt001119612.pdf.txtExtracted Texttext/plain37539http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216249/2/001119612.pdf.txtba928aade3c83c81de7bf0be2ec39423MD52ORIGINAL001119612.pdfTexto completoapplication/pdf932105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216249/1/001119612.pdf6ebb8cb24ac0bfbcad89e636026b7366MD5110183/2162492020-12-10 05:11:02.724316oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216249Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-10T07:11:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Enunciações estéticas em vídeos escolares na cultura digital : por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola |
title |
Enunciações estéticas em vídeos escolares na cultura digital : por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola |
spellingShingle |
Enunciações estéticas em vídeos escolares na cultura digital : por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola Boll, Cíntia Inês Tecnologia educacional Cultura digital Aesthetic Enunciation Schoolwork School Video Parodies Digital culture Youth Videos |
title_short |
Enunciações estéticas em vídeos escolares na cultura digital : por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola |
title_full |
Enunciações estéticas em vídeos escolares na cultura digital : por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola |
title_fullStr |
Enunciações estéticas em vídeos escolares na cultura digital : por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola |
title_full_unstemmed |
Enunciações estéticas em vídeos escolares na cultura digital : por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola |
title_sort |
Enunciações estéticas em vídeos escolares na cultura digital : por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola |
author |
Boll, Cíntia Inês |
author_facet |
Boll, Cíntia Inês Muller, Daniel Nehme Rossato, Maristela Axt, Margarete Ramos, Wilsa Maria |
author_role |
author |
author2 |
Muller, Daniel Nehme Rossato, Maristela Axt, Margarete Ramos, Wilsa Maria |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boll, Cíntia Inês Muller, Daniel Nehme Rossato, Maristela Axt, Margarete Ramos, Wilsa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Cultura digital |
topic |
Tecnologia educacional Cultura digital Aesthetic Enunciation Schoolwork School Video Parodies Digital culture Youth Videos |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Aesthetic Enunciation Schoolwork School Video Parodies Digital culture Youth Videos |
description |
Uma típica comunicação contemporânea é cada dia mais carregada pelo componente estético enunciado em muitos trabalhos escolares juvenis em vídeos definidos como paródias no YouTube. Nesse sentido, esse ensaio propõe a reflexão de uma típica produção contemporânea juvenil baseada na narrativa videográfica. Trata-se de uma comunicação dialógica onde quem vê algo, vê e (re)age atribuindo sentidos que não só técnica e/ou criticamente, pois que o faz com todos seus poros, dilatando seu olhar com todas as pupilas materiais e imateriais de seu corpo, pele e alma. Uma produção que se mantém ativada na relação dinâmica também com fruidores/leitores dessas comunicações e que, em sintonia com a cultura digital, convida-nos a investigar a relação discursiva enunciada esteticamente nessas narrativas dispostas nas paródias videográficas escolares. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-09T04:12:27Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/216249 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2177-5060 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001119612 |
identifier_str_mv |
2177-5060 001119612 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/216249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Plurais: Revista Multidisciplinar. Salvador, BA. Vol. 4, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 132-144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216249/2/001119612.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216249/1/001119612.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ba928aade3c83c81de7bf0be2ec39423 6ebb8cb24ac0bfbcad89e636026b7366 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447726317371392 |