Enunciações estéticas em vídeos escolares na cultura digital : por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boll, Cíntia Inês
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Muller, Daniel Nehme, Rossato, Maristela, Axt, Margarete, Ramos, Wilsa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216249
Resumo: Uma típica comunicação contemporânea é cada dia mais carregada pelo componente estético enunciado em muitos trabalhos escolares juvenis em vídeos definidos como paródias no YouTube. Nesse sentido, esse ensaio propõe a reflexão de uma típica produção contemporânea juvenil baseada na narrativa videográfica. Trata-se de uma comunicação dialógica onde quem vê algo, vê e (re)age atribuindo sentidos que não só técnica e/ou criticamente, pois que o faz com todos seus poros, dilatando seu olhar com todas as pupilas materiais e imateriais de seu corpo, pele e alma. Uma produção que se mantém ativada na relação dinâmica também com fruidores/leitores dessas comunicações e que, em sintonia com a cultura digital, convida-nos a investigar a relação discursiva enunciada esteticamente nessas narrativas dispostas nas paródias videográficas escolares.
id UFRGS-2_4edfb545dd2dd196ad7f602b57cb5a3f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216249
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Boll, Cíntia InêsMuller, Daniel NehmeRossato, MaristelaAxt, MargareteRamos, Wilsa Maria2020-12-09T04:12:27Z20192177-5060http://hdl.handle.net/10183/216249001119612Uma típica comunicação contemporânea é cada dia mais carregada pelo componente estético enunciado em muitos trabalhos escolares juvenis em vídeos definidos como paródias no YouTube. Nesse sentido, esse ensaio propõe a reflexão de uma típica produção contemporânea juvenil baseada na narrativa videográfica. Trata-se de uma comunicação dialógica onde quem vê algo, vê e (re)age atribuindo sentidos que não só técnica e/ou criticamente, pois que o faz com todos seus poros, dilatando seu olhar com todas as pupilas materiais e imateriais de seu corpo, pele e alma. Uma produção que se mantém ativada na relação dinâmica também com fruidores/leitores dessas comunicações e que, em sintonia com a cultura digital, convida-nos a investigar a relação discursiva enunciada esteticamente nessas narrativas dispostas nas paródias videográficas escolares.A typical contemporary communication is every day more loaded by the aesthetic enunciation component in many youth schoolwork videos defined as parodies on YouTube. Thus, this paper proposes a reflection of a typical youthful contemporary production based on videographic narrative. It is a dialogical communication where those who see something, see and (re)act by assigning meanings that not only technically and/or critically, because they do it with all their pores, dilating their look with all the material and immaterial eye pupils of their body, skin and soul. A production that remains active in the dynamic relationship also fruitors/readers of these communications and in line with the digital culture, invites us to investigate the discursive relation aesthetically enunciated these narratives arranged in school videographic parodiesapplication/pdfporPlurais: Revista Multidisciplinar. Salvador, BA. Vol. 4, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 132-144Tecnologia educacionalCultura digitalAesthetic EnunciationSchoolworkSchool Video ParodiesDigital cultureYouth VideosEnunciações estéticas em vídeos escolares na cultura digital : por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escolainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119612.pdf.txt001119612.pdf.txtExtracted Texttext/plain37539http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216249/2/001119612.pdf.txtba928aade3c83c81de7bf0be2ec39423MD52ORIGINAL001119612.pdfTexto completoapplication/pdf932105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216249/1/001119612.pdf6ebb8cb24ac0bfbcad89e636026b7366MD5110183/2162492020-12-10 05:11:02.724316oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216249Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-10T07:11:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Enunciações estéticas em vídeos escolares na cultura digital : por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola
title Enunciações estéticas em vídeos escolares na cultura digital : por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola
spellingShingle Enunciações estéticas em vídeos escolares na cultura digital : por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola
Boll, Cíntia Inês
Tecnologia educacional
Cultura digital
Aesthetic Enunciation
Schoolwork
School Video Parodies
Digital culture
Youth Videos
title_short Enunciações estéticas em vídeos escolares na cultura digital : por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola
title_full Enunciações estéticas em vídeos escolares na cultura digital : por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola
title_fullStr Enunciações estéticas em vídeos escolares na cultura digital : por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola
title_full_unstemmed Enunciações estéticas em vídeos escolares na cultura digital : por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola
title_sort Enunciações estéticas em vídeos escolares na cultura digital : por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola
author Boll, Cíntia Inês
author_facet Boll, Cíntia Inês
Muller, Daniel Nehme
Rossato, Maristela
Axt, Margarete
Ramos, Wilsa Maria
author_role author
author2 Muller, Daniel Nehme
Rossato, Maristela
Axt, Margarete
Ramos, Wilsa Maria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boll, Cíntia Inês
Muller, Daniel Nehme
Rossato, Maristela
Axt, Margarete
Ramos, Wilsa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Cultura digital
topic Tecnologia educacional
Cultura digital
Aesthetic Enunciation
Schoolwork
School Video Parodies
Digital culture
Youth Videos
dc.subject.eng.fl_str_mv Aesthetic Enunciation
Schoolwork
School Video Parodies
Digital culture
Youth Videos
description Uma típica comunicação contemporânea é cada dia mais carregada pelo componente estético enunciado em muitos trabalhos escolares juvenis em vídeos definidos como paródias no YouTube. Nesse sentido, esse ensaio propõe a reflexão de uma típica produção contemporânea juvenil baseada na narrativa videográfica. Trata-se de uma comunicação dialógica onde quem vê algo, vê e (re)age atribuindo sentidos que não só técnica e/ou criticamente, pois que o faz com todos seus poros, dilatando seu olhar com todas as pupilas materiais e imateriais de seu corpo, pele e alma. Uma produção que se mantém ativada na relação dinâmica também com fruidores/leitores dessas comunicações e que, em sintonia com a cultura digital, convida-nos a investigar a relação discursiva enunciada esteticamente nessas narrativas dispostas nas paródias videográficas escolares.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-09T04:12:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/216249
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2177-5060
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001119612
identifier_str_mv 2177-5060
001119612
url http://hdl.handle.net/10183/216249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Plurais: Revista Multidisciplinar. Salvador, BA. Vol. 4, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 132-144
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216249/2/001119612.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216249/1/001119612.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ba928aade3c83c81de7bf0be2ec39423
6ebb8cb24ac0bfbcad89e636026b7366
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447726317371392