ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boll, Cintia Ines
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Muller, Daniel Nehme, Rossato, Maristela, Axt, Margarete, Ramos, Wilsa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7115
Resumo: Uma típica comunicação contemporânea é cada dia mais carregada pelo componente estético enunciado em muitos trabalhos escolares juvenis em vídeos definidos como paródias no YouTube. Nesse sentido, esse ensaio propõe a reflexão de uma típica produção contemporânea juvenil baseada na narrativa videográfica. Trata-se de uma comunicação dialógica onde quem vê algo, vê e (re)age atribuindo sentidos que não só técnica e/ou criticamente, pois que o faz com todos seus poros, dilatando seu olhar com todas as pupilas materiais e imateriais de seu corpo, pele e alma. Uma produção que se mantém ativada na relação dinâmica também com fruidores/leitores dessas comunicações e que, em sintonia com a cultura digital, convida-nos a investigar a relação discursiva enunciada esteticamente nessas narrativas dispostas nas paródias videográficas escolares.
id UNEB-5_39ef8ff86559f338cc6f1be3123adb19
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/7115
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escolaEnunciação EstéticaTrabalhos EscolaresParódias Videográficas EscolaresCultura DigitalVídeos JuvenisUma típica comunicação contemporânea é cada dia mais carregada pelo componente estético enunciado em muitos trabalhos escolares juvenis em vídeos definidos como paródias no YouTube. Nesse sentido, esse ensaio propõe a reflexão de uma típica produção contemporânea juvenil baseada na narrativa videográfica. Trata-se de uma comunicação dialógica onde quem vê algo, vê e (re)age atribuindo sentidos que não só técnica e/ou criticamente, pois que o faz com todos seus poros, dilatando seu olhar com todas as pupilas materiais e imateriais de seu corpo, pele e alma. Uma produção que se mantém ativada na relação dinâmica também com fruidores/leitores dessas comunicações e que, em sintonia com a cultura digital, convida-nos a investigar a relação discursiva enunciada esteticamente nessas narrativas dispostas nas paródias videográficas escolares.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/711510.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.132-144Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 2 (2019): Educação e Cultura Digital; 132-1442177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v4.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7115/4721Copyright (c) 2019 Cintia Ines Boll, Daniel Nehme Muller, Maristela Rossato, Margarete Axt, Wilsa Maria Ramoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBoll, Cintia InesMuller, Daniel NehmeRossato, MaristelaAxt, MargareteRamos, Wilsa Maria2020-11-27T00:17:51Zoai:ojs.192.168.5.50:article/7115Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-11-27T00:17:51Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola
title ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola
spellingShingle ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola
Boll, Cintia Ines
Enunciação Estética
Trabalhos Escolares
Paródias Videográficas Escolares
Cultura Digital
Vídeos Juvenis
title_short ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola
title_full ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola
title_fullStr ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola
title_full_unstemmed ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola
title_sort ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola
author Boll, Cintia Ines
author_facet Boll, Cintia Ines
Muller, Daniel Nehme
Rossato, Maristela
Axt, Margarete
Ramos, Wilsa Maria
author_role author
author2 Muller, Daniel Nehme
Rossato, Maristela
Axt, Margarete
Ramos, Wilsa Maria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boll, Cintia Ines
Muller, Daniel Nehme
Rossato, Maristela
Axt, Margarete
Ramos, Wilsa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Enunciação Estética
Trabalhos Escolares
Paródias Videográficas Escolares
Cultura Digital
Vídeos Juvenis
topic Enunciação Estética
Trabalhos Escolares
Paródias Videográficas Escolares
Cultura Digital
Vídeos Juvenis
description Uma típica comunicação contemporânea é cada dia mais carregada pelo componente estético enunciado em muitos trabalhos escolares juvenis em vídeos definidos como paródias no YouTube. Nesse sentido, esse ensaio propõe a reflexão de uma típica produção contemporânea juvenil baseada na narrativa videográfica. Trata-se de uma comunicação dialógica onde quem vê algo, vê e (re)age atribuindo sentidos que não só técnica e/ou criticamente, pois que o faz com todos seus poros, dilatando seu olhar com todas as pupilas materiais e imateriais de seu corpo, pele e alma. Uma produção que se mantém ativada na relação dinâmica também com fruidores/leitores dessas comunicações e que, em sintonia com a cultura digital, convida-nos a investigar a relação discursiva enunciada esteticamente nessas narrativas dispostas nas paródias videográficas escolares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7115
10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.132-144
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7115
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.132-144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7115/4721
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 2 (2019): Educação e Cultura Digital; 132-144
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v4.n2
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117868326912