Da Roda de Choro a Los Choros de Madrid : prática e recepção da música brasileira na Espanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Vinícius Veigel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223182
Resumo: Esta monografia de conclusão do curso de bacharelado em Música Popular, trata-se de um estudo etnomusicológico a respeito da prática e recepção do choro, através de método etnográfico na Espanha, onde se realiza essa música popular. Da Roda de Choro a Los Choros de Madrid, o estudo de caso em questão é desenvolvido a partir das técnicas qualitativas de pesquisa, motivadas pelas percepções dos seus interlocutores. A partir deste levantamento empírico, analisa-se a cena deste ecossistema motivador da Roda de Choro de Madrid até chegar a Los Choros de Madrid, e seu discurso comunicativo e sonoro atual que emite. Parte da revisão teórica contempla os conceitos socioantropológicos, culturais e estéticos globalizados através dessa música, e possui como objetivo principal investigar o impacto social em seus agentes de transmissão nos meios de comunicação massiva virtuais. As narrativas se desenvolvem em ordem cronológica, considerando-se as (inter)ações mutuas in loco e, principalmente, no ciberespaço.
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