O impacto da propaganda na propensão de uso de preservativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conforte, Daniela Eni
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140284
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar os tipos de apelos utilizados nas propagandas de preservativo, definindo se algum deles é mais eficiente do que outros em modificar a propensão ao uso do produto, já que os números de infectados por doenças sexualmente transmissíveis vem aumentando ao longo dos anos. Para isso, foi definido que seriam testados os apelos mais utilizados nas propagandas desse produto: medo, humorístico e sexual. A partir desse objetivo foi realizado um experimento de laboratório que contou com a participação de 114 respondentes, que foram submetidos a manipulação com um dos apelos supracitados ou ao vídeo de grupo de controle, e após isso responderam perguntas relacionadas ao assunto. Analisando apenas a propensão de uso de preservativo após assistir o vídeo, constatou-se que não houve impacto na propensão entre os diferentes grupos que assistiram as propagandas. Apesar disso, com análises das covariáveis, foi encontrado que o apelo de medo é capaz de fazer as pessoas entenderem melhor a respeito da importância da utilização de preservativo, e também que as mulheres possuem atitudes mais favoráveis ao produto, o que resulta em maior propensão na utilização do mesmo. Com essas análises, o estudo espera servir como material de apoio nas decisões de campanhas publicitárias que tenham como intuito a utilização de preservativo ou conscientização da população, seja por parte de empresas públicas ou privadas.
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