A aprendizagem no contexto das tecnologias : uma reflexão para os dias atuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226149 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise reflexiva de três teorias que podem ser utilizadas no contexto de ensino e de aprendizagem na era digital. Para tanto, de posse das concepções de aprendizagem de David Ausubel, Seymour Papert e George Siemens, traçou-se um paralelo entre as teorias na busca de semelhanças e diferenças entre elas, explicitando uma reflexão para a aprendizagem no contexto educacional na era digital. A análise permitiu verificar que em uma reflexão conjunta, a aprendizagem deve ocorrer formal e informalmente por meio de conexões estabelecidas nas redes em que o estudante motivado, constantemente estabelece relações com o que é potencialmente significativo. Trata-se de um processo contínuo, frequentemente atualizado, ocorrendo em um contexto de interação e de forma colaborativa, sendo o sujeito ativo em sua aprendizagem. |
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Scheller, MorganaViali, LoríLahm, Regis Alexandre2021-08-26T04:08:54Z20141679-1916http://hdl.handle.net/10183/226149001001150Este artigo apresenta uma análise reflexiva de três teorias que podem ser utilizadas no contexto de ensino e de aprendizagem na era digital. Para tanto, de posse das concepções de aprendizagem de David Ausubel, Seymour Papert e George Siemens, traçou-se um paralelo entre as teorias na busca de semelhanças e diferenças entre elas, explicitando uma reflexão para a aprendizagem no contexto educacional na era digital. A análise permitiu verificar que em uma reflexão conjunta, a aprendizagem deve ocorrer formal e informalmente por meio de conexões estabelecidas nas redes em que o estudante motivado, constantemente estabelece relações com o que é potencialmente significativo. Trata-se de um processo contínuo, frequentemente atualizado, ocorrendo em um contexto de interação e de forma colaborativa, sendo o sujeito ativo em sua aprendizagem.This paper introduces a reflexive analysis about three theories that can be used in the context of teaching and learning in the digital age. For this purpose, in possession of the conceptions of learning from David Ausubel, Seymour Papert and George Siemens, a parallel between the theories has been drawn, in the search for similarities and differences between them, explaining a reflection for learning in educational contexts in the digital age. The analysis has shown that taking into consideration the ideas of the three authors, learning must occur both formally and informally through established connections in networks where the motivated student, constantly establish relationships with what is potentially significant. This is a continuous and constantly updated process, occurring in a context of interaction and collaboration, with the student and the subject of his/her learning0application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 12, n. 2 (dez. 2014), [11 f.]Ensino-aprendizagemTheories of learningTechnologiesLearning in the digital ageA aprendizagem no contexto das tecnologias : uma reflexão para os dias atuaisLearning in the context of technology : a reflexion to the present dayinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001001150.pdf.txt001001150.pdf.txtExtracted Texttext/plain35440http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226149/2/001001150.pdf.txta3899bdeece44145b967e41890f59020MD52ORIGINAL001001150.pdfTexto completoapplication/pdf199650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226149/1/001001150.pdfd4a337a7e77a72d526621a350d01394fMD5110183/2261492021-09-19 04:29:40.846802oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226149Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:29:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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