A aprendizagem no contexto das tecnologias : uma reflexão para os dias atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheller, Morgana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Viali, Lorí, Lahm, Regis Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226149
Resumo: Este artigo apresenta uma análise reflexiva de três teorias que podem ser utilizadas no contexto de ensino e de aprendizagem na era digital. Para tanto, de posse das concepções de aprendizagem de David Ausubel, Seymour Papert e George Siemens, traçou-se um paralelo entre as teorias na busca de semelhanças e diferenças entre elas, explicitando uma reflexão para a aprendizagem no contexto educacional na era digital. A análise permitiu verificar que em uma reflexão conjunta, a aprendizagem deve ocorrer formal e informalmente por meio de conexões estabelecidas nas redes em que o estudante motivado, constantemente estabelece relações com o que é potencialmente significativo. Trata-se de um processo contínuo, frequentemente atualizado, ocorrendo em um contexto de interação e de forma colaborativa, sendo o sujeito ativo em sua aprendizagem.
id UFRGS-2_4f88abd7d27ec8c64a423c6bd3a963f1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226149
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Scheller, MorganaViali, LoríLahm, Regis Alexandre2021-08-26T04:08:54Z20141679-1916http://hdl.handle.net/10183/226149001001150Este artigo apresenta uma análise reflexiva de três teorias que podem ser utilizadas no contexto de ensino e de aprendizagem na era digital. Para tanto, de posse das concepções de aprendizagem de David Ausubel, Seymour Papert e George Siemens, traçou-se um paralelo entre as teorias na busca de semelhanças e diferenças entre elas, explicitando uma reflexão para a aprendizagem no contexto educacional na era digital. A análise permitiu verificar que em uma reflexão conjunta, a aprendizagem deve ocorrer formal e informalmente por meio de conexões estabelecidas nas redes em que o estudante motivado, constantemente estabelece relações com o que é potencialmente significativo. Trata-se de um processo contínuo, frequentemente atualizado, ocorrendo em um contexto de interação e de forma colaborativa, sendo o sujeito ativo em sua aprendizagem.This paper introduces a reflexive analysis about three theories that can be used in the context of teaching and learning in the digital age. For this purpose, in possession of the conceptions of learning from David Ausubel, Seymour Papert and George Siemens, a parallel between the theories has been drawn, in the search for similarities and differences between them, explaining a reflection for learning in educational contexts in the digital age. The analysis has shown that taking into consideration the ideas of the three authors, learning must occur both formally and informally through established connections in networks where the motivated student, constantly establish relationships with what is potentially significant. This is a continuous and constantly updated process, occurring in a context of interaction and collaboration, with the student and the subject of his/her learning0application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 12, n. 2 (dez. 2014), [11 f.]Ensino-aprendizagemTheories of learningTechnologiesLearning in the digital ageA aprendizagem no contexto das tecnologias : uma reflexão para os dias atuaisLearning in the context of technology : a reflexion to the present dayinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001001150.pdf.txt001001150.pdf.txtExtracted Texttext/plain35440http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226149/2/001001150.pdf.txta3899bdeece44145b967e41890f59020MD52ORIGINAL001001150.pdfTexto completoapplication/pdf199650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226149/1/001001150.pdfd4a337a7e77a72d526621a350d01394fMD5110183/2261492021-09-19 04:29:40.846802oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226149Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:29:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A aprendizagem no contexto das tecnologias : uma reflexão para os dias atuais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Learning in the context of technology : a reflexion to the present day
title A aprendizagem no contexto das tecnologias : uma reflexão para os dias atuais
spellingShingle A aprendizagem no contexto das tecnologias : uma reflexão para os dias atuais
Scheller, Morgana
Ensino-aprendizagem
Theories of learning
Technologies
Learning in the digital age
title_short A aprendizagem no contexto das tecnologias : uma reflexão para os dias atuais
title_full A aprendizagem no contexto das tecnologias : uma reflexão para os dias atuais
title_fullStr A aprendizagem no contexto das tecnologias : uma reflexão para os dias atuais
title_full_unstemmed A aprendizagem no contexto das tecnologias : uma reflexão para os dias atuais
title_sort A aprendizagem no contexto das tecnologias : uma reflexão para os dias atuais
author Scheller, Morgana
author_facet Scheller, Morgana
Viali, Lorí
Lahm, Regis Alexandre
author_role author
author2 Viali, Lorí
Lahm, Regis Alexandre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheller, Morgana
Viali, Lorí
Lahm, Regis Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
topic Ensino-aprendizagem
Theories of learning
Technologies
Learning in the digital age
dc.subject.eng.fl_str_mv Theories of learning
Technologies
Learning in the digital age
description Este artigo apresenta uma análise reflexiva de três teorias que podem ser utilizadas no contexto de ensino e de aprendizagem na era digital. Para tanto, de posse das concepções de aprendizagem de David Ausubel, Seymour Papert e George Siemens, traçou-se um paralelo entre as teorias na busca de semelhanças e diferenças entre elas, explicitando uma reflexão para a aprendizagem no contexto educacional na era digital. A análise permitiu verificar que em uma reflexão conjunta, a aprendizagem deve ocorrer formal e informalmente por meio de conexões estabelecidas nas redes em que o estudante motivado, constantemente estabelece relações com o que é potencialmente significativo. Trata-se de um processo contínuo, frequentemente atualizado, ocorrendo em um contexto de interação e de forma colaborativa, sendo o sujeito ativo em sua aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-26T04:08:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226149
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001001150
identifier_str_mv 1679-1916
001001150
url http://hdl.handle.net/10183/226149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 12, n. 2 (dez. 2014), [11 f.]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226149/2/001001150.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226149/1/001001150.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a3899bdeece44145b967e41890f59020
d4a337a7e77a72d526621a350d01394f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447764665892864