Correspondências sobre o outro na educação especial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252434 |
Resumo: | Ooutrocomo tema na educação especial provoca um impasse no campo das licenciaturas.Algo no encontro com a deficiência causa estranhamento e essa não parece subsumida nem mesmo às diretrizes inclusivas.Buscamos compreender a perplexidade -ou mesmo a impossibilidade -envolvida no processo de tornar-se professor desse outro,quando a racionalidade moderna afirma um mundo dividido em dualismos e dicotomias. A fim de abrir espaço para a estranheza que precede e persiste na lição de nossos alunos, e divergindo de tal racionalidade, adotamos como referencial metodológico e teórico o ensaioO inquietante(1919), de Freud. Aconversão freudiana ao literário justifica a escrita de uma carta como experiência formativa.Uma carta envolve a presença do outro, faz-se pela suposição de um interlocutor.Em resposta ao chamado por implicação, a correspondência se apresenta como possibilidade de uma racionalidade diversa na formação docente. |
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Vasques, Carla KarnoppiUllrich, Wladimir Brasil2022-12-07T04:52:33Z20191676-2592http://hdl.handle.net/10183/252434001154194Ooutrocomo tema na educação especial provoca um impasse no campo das licenciaturas.Algo no encontro com a deficiência causa estranhamento e essa não parece subsumida nem mesmo às diretrizes inclusivas.Buscamos compreender a perplexidade -ou mesmo a impossibilidade -envolvida no processo de tornar-se professor desse outro,quando a racionalidade moderna afirma um mundo dividido em dualismos e dicotomias. A fim de abrir espaço para a estranheza que precede e persiste na lição de nossos alunos, e divergindo de tal racionalidade, adotamos como referencial metodológico e teórico o ensaioO inquietante(1919), de Freud. Aconversão freudiana ao literário justifica a escrita de uma carta como experiência formativa.Uma carta envolve a presença do outro, faz-se pela suposição de um interlocutor.Em resposta ao chamado por implicação, a correspondência se apresenta como possibilidade de uma racionalidade diversa na formação docente.The "other" asa topic in special education raises an impasse withinthe field of undergraduate degree (Licenciatura). Something in the crossroads with disability causes strangeness and this does not seem subsumed under inclusive guidelines.We seek to understand the perplexity -or even the impossibility -envolved in the process of becoming a teacher to such "other", when modern rationality states that the world is divided in dualisms and dichotomies. In order to make room for the strangeness that preceeds and persists in our students ́class works, and diverging from such rationality, we adopted as methodological and theoretical reference Freud ́s 1919 essay The Uncanny. The Freudian conversion to the literary justifies the writing of a letter as a formative experience.One letter involves the presence of the other -it is done under the supposition of a recipient.In response to the call for implication, correspondence presents itself as the possibility of a different rationality in teacher trainingEl otro como tema en la educación especial provoca un impasse en el campo de los profesorados.Algo en el encuentro con la deficiencia causa extrañamiento y esta no parece asumida ni siquiera en las directrices inclusivas.Buscamos comprender la perplejidad –o incluso la imposibilidad–presente en el proceso de volverse profesor de ese otro, cuando la racionalidad moderna afirma un mundo dividido en dualismos y dicotomías. A fin de abrirle espacio al extrañamiento que precede y persiste en la lección de nuestros alumnos, y, divergiendo de dicha racionalidad, adoptamos como referencia metodológica y teórica el ensayo Lo siniestro (1919), de Freud. La conversión freudiana a lo literario justifica la escritura de una carta como experiencia formativa.Una carta incluye la presencia del otro, se hace por la suposición de un interlocutor.En respuesta a la llamada por implicación, la correspondencia se presenta como posibilidad de una racionalidad diversa en la formación docenteapplication/pdfengETD: Educação Temática Digital. Campinas, SP. Vol. 21, n.2 (abr./jun. 2019), p. 316-333Formação de professoresEducação especialPsicanáliseSpecial educationTeacher educationUndergraduate (Licenciatura)ModernityPsychoanalysisEducación especialFormación de profesoresProfesoradosModernidadPsicoanálisisCorrespondências sobre o outro na educação especialCorrespondences about the ‘other’ in special education Correspondencias sobre el otro en la educación especial info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154194.pdf.txt001154194.pdf.txtExtracted Texttext/plain54525http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252434/2/001154194.pdf.txt4653925a6708337dc14b24acbafb1c60MD52ORIGINAL001154194.pdfTexto completoapplication/pdf760298http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252434/1/001154194.pdf48dbbee35f864276150b91b5d2f554e7MD5110183/2524342024-05-25 06:48:52.039934oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252434Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-25T09:48:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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