Inventário de artigos científicos na área de marketing no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193216 |
Resumo: | Neste artigo os autores elaboraram um inventário das características metodológicas básicas da produção científica da área de marketing no Brasil na década de 90 (até 1998). Esta produção científica está disponível nos periódicos Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) e Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP) e nos anais dos Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). De 217 artigos identificados foram analisados 134, pois os restantes 83 centravam-se em dimensões conceituais ou eram resenhas. Daqueles 134 artigos, 55 tinham o cunho exploratório (41%), 71 eram de natureza descritiva (53%) e somente 8 exploraram relações de causalidade (6%). No trabalho ainda são examinadas características metodológicas como: apresentação e relevância do problema de pesquisa, desenho da pesquisa, tipo de dado coletado, validade, bem como menção a limitações e recomendações para pesquisas futuras. |
id |
UFRGS-2_502691284a879df29ab3739df5379b20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193216 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Froemming, Lurdes Marlene SeideLuce, Fernando BinsPerin, Marcelo GattermannSampaio, Claudio HoffmannBeber, Sedinei José NardelliTrez, Guilherme2019-04-19T02:34:11Z20001415-6555http://hdl.handle.net/10183/193216000297071Neste artigo os autores elaboraram um inventário das características metodológicas básicas da produção científica da área de marketing no Brasil na década de 90 (até 1998). Esta produção científica está disponível nos periódicos Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) e Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP) e nos anais dos Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). De 217 artigos identificados foram analisados 134, pois os restantes 83 centravam-se em dimensões conceituais ou eram resenhas. Daqueles 134 artigos, 55 tinham o cunho exploratório (41%), 71 eram de natureza descritiva (53%) e somente 8 exploraram relações de causalidade (6%). No trabalho ainda são examinadas características metodológicas como: apresentação e relevância do problema de pesquisa, desenho da pesquisa, tipo de dado coletado, validade, bem como menção a limitações e recomendações para pesquisas futuras.In this article, the authors elaborated an inventory of basic methodologic characteristics of the scientific production of the marketing area in Brazil, in the years 90 (until 1998). This scientific production is available in the periodics Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) and Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP), and in the anuals of Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). From 217 identified articles, 134 have been analised, because the remainder 83 refered to conceptual dimensions or reviews. From the 134 articles, 55 have an exploratory view (41%), 71 have a descriptive nature (53%) and only 8 explore the casual relations (6%). In the article they are analised yet the methodolical characteristics such as: presentation and significance of the research question, research design, the kind of colected data, validity, as well as mention to limitations and recomendations for future researchs.application/pdfporRevista de administração contemporânea. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 4, n. 2 (maio/ago. 2000), p. 159-173Pesquisa : MetodologiaMarketing : PesquisaMarketingScientific research methodologyMarketing researchInventário de artigos científicos na área de marketing no Brasilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000297071.pdf.txt000297071.pdf.txtExtracted Texttext/plain23555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193216/2/000297071.pdf.txt348f2fcd8f0d20063338dfa0c0756632MD52ORIGINAL000297071.pdfTexto completoapplication/pdf1137573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193216/1/000297071.pdf4aaa1503b4a43cfa3e0cd1e923a088dcMD5110183/1932162019-04-20 02:35:45.928702oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193216Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-20T05:35:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inventário de artigos científicos na área de marketing no Brasil |
title |
Inventário de artigos científicos na área de marketing no Brasil |
spellingShingle |
Inventário de artigos científicos na área de marketing no Brasil Froemming, Lurdes Marlene Seide Pesquisa : Metodologia Marketing : Pesquisa Marketing Scientific research methodology Marketing research |
title_short |
Inventário de artigos científicos na área de marketing no Brasil |
title_full |
Inventário de artigos científicos na área de marketing no Brasil |
title_fullStr |
Inventário de artigos científicos na área de marketing no Brasil |
title_full_unstemmed |
Inventário de artigos científicos na área de marketing no Brasil |
title_sort |
Inventário de artigos científicos na área de marketing no Brasil |
author |
Froemming, Lurdes Marlene Seide |
author_facet |
Froemming, Lurdes Marlene Seide Luce, Fernando Bins Perin, Marcelo Gattermann Sampaio, Claudio Hoffmann Beber, Sedinei José Nardelli Trez, Guilherme |
author_role |
author |
author2 |
Luce, Fernando Bins Perin, Marcelo Gattermann Sampaio, Claudio Hoffmann Beber, Sedinei José Nardelli Trez, Guilherme |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Froemming, Lurdes Marlene Seide Luce, Fernando Bins Perin, Marcelo Gattermann Sampaio, Claudio Hoffmann Beber, Sedinei José Nardelli Trez, Guilherme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa : Metodologia Marketing : Pesquisa |
topic |
Pesquisa : Metodologia Marketing : Pesquisa Marketing Scientific research methodology Marketing research |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Marketing Scientific research methodology Marketing research |
description |
Neste artigo os autores elaboraram um inventário das características metodológicas básicas da produção científica da área de marketing no Brasil na década de 90 (até 1998). Esta produção científica está disponível nos periódicos Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) e Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP) e nos anais dos Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). De 217 artigos identificados foram analisados 134, pois os restantes 83 centravam-se em dimensões conceituais ou eram resenhas. Daqueles 134 artigos, 55 tinham o cunho exploratório (41%), 71 eram de natureza descritiva (53%) e somente 8 exploraram relações de causalidade (6%). No trabalho ainda são examinadas características metodológicas como: apresentação e relevância do problema de pesquisa, desenho da pesquisa, tipo de dado coletado, validade, bem como menção a limitações e recomendações para pesquisas futuras. |
publishDate |
2000 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2000 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-19T02:34:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/193216 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-6555 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000297071 |
identifier_str_mv |
1415-6555 000297071 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/193216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de administração contemporânea. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 4, n. 2 (maio/ago. 2000), p. 159-173 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193216/2/000297071.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193216/1/000297071.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
348f2fcd8f0d20063338dfa0c0756632 4aaa1503b4a43cfa3e0cd1e923a088dc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447683725262848 |