Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil : as pesquisas Survey na década de 90

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Froemming, Lurdes Marlene Seide
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Luce, Fernando Bins, Perin, Marcelo Gattermann, Sampaio, Claudio Hoffmann, Beber, Sedinei José Nardelli, Trez, Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193191
Resumo: Este artigo apresenta um levantamento das pesquisas empíricas do tipo survey publicadas na década de 90 nos periódicos Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) e Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP), além dos anais dos Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). Entre as variáveis analisadas para cada artigo estão: natureza da pesquisa, embasamento conceitual e questão de pesquisa, desenho de pesquisa, instrumento de medida e coleta de dados, confiabilidade e validade dos constructos, tipos de análises dos dados empregados e apresentação dos resultados. A partir desta análise e do cruzamento entre as variáveis, algumas conclusões sobre a qualidade do conjunto de artigos avaliados são emitidas.
id UFRGS-2_84fada8d7a08f96ab0a2d13b71286d6b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193191
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Froemming, Lurdes Marlene SeideLuce, Fernando BinsPerin, Marcelo GattermannSampaio, Claudio HoffmannBeber, Sedinei José NardelliTrez, Guilherme2019-04-19T02:33:43Z20001415-6555http://hdl.handle.net/10183/193191000297073Este artigo apresenta um levantamento das pesquisas empíricas do tipo survey publicadas na década de 90 nos periódicos Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) e Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP), além dos anais dos Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). Entre as variáveis analisadas para cada artigo estão: natureza da pesquisa, embasamento conceitual e questão de pesquisa, desenho de pesquisa, instrumento de medida e coleta de dados, confiabilidade e validade dos constructos, tipos de análises dos dados empregados e apresentação dos resultados. A partir desta análise e do cruzamento entre as variáveis, algumas conclusões sobre a qualidade do conjunto de artigos avaliados são emitidas.This paper presents an inventory of survey research published in the years 90. This production is available in the periodics Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) and Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP) and in the anuals of Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). The analised variables for each paper were: nature of research, theorical base and research problem, research design, measuring instruments, reliability and validity from the constructs, kind of data analysis and finding presentations. Considering this analysis and correlations of the variables, some conclusions are emitted about the quality of the set of evaluated papers.application/pdfporRevista de administração contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 4, n. 3 (set./dez. 2000), p. 201-219Survey : Técnica de pesquisaMarketingMetodologia da pesquisaPesquisa científicaMarketingScientific research methodologySurvey researchAnálise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil : as pesquisas Survey na década de 90info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000297073.pdf.txt000297073.pdf.txtExtracted Texttext/plain35610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193191/2/000297073.pdf.txt86796847ae0d5d583b32298a48a1650aMD52ORIGINAL000297073.pdfTexto completoapplication/pdf589965http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193191/1/000297073.pdfd25c7e7d2b63a43f4900c460ab3aac70MD5110183/1931912019-04-20 02:35:23.350611oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193191Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-20T05:35:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil : as pesquisas Survey na década de 90
title Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil : as pesquisas Survey na década de 90
spellingShingle Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil : as pesquisas Survey na década de 90
Froemming, Lurdes Marlene Seide
Survey : Técnica de pesquisa
Marketing
Metodologia da pesquisa
Pesquisa científica
Marketing
Scientific research methodology
Survey research
title_short Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil : as pesquisas Survey na década de 90
title_full Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil : as pesquisas Survey na década de 90
title_fullStr Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil : as pesquisas Survey na década de 90
title_full_unstemmed Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil : as pesquisas Survey na década de 90
title_sort Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil : as pesquisas Survey na década de 90
author Froemming, Lurdes Marlene Seide
author_facet Froemming, Lurdes Marlene Seide
Luce, Fernando Bins
Perin, Marcelo Gattermann
Sampaio, Claudio Hoffmann
Beber, Sedinei José Nardelli
Trez, Guilherme
author_role author
author2 Luce, Fernando Bins
Perin, Marcelo Gattermann
Sampaio, Claudio Hoffmann
Beber, Sedinei José Nardelli
Trez, Guilherme
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Froemming, Lurdes Marlene Seide
Luce, Fernando Bins
Perin, Marcelo Gattermann
Sampaio, Claudio Hoffmann
Beber, Sedinei José Nardelli
Trez, Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Survey : Técnica de pesquisa
Marketing
Metodologia da pesquisa
Pesquisa científica
topic Survey : Técnica de pesquisa
Marketing
Metodologia da pesquisa
Pesquisa científica
Marketing
Scientific research methodology
Survey research
dc.subject.eng.fl_str_mv Marketing
Scientific research methodology
Survey research
description Este artigo apresenta um levantamento das pesquisas empíricas do tipo survey publicadas na década de 90 nos periódicos Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) e Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP), além dos anais dos Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). Entre as variáveis analisadas para cada artigo estão: natureza da pesquisa, embasamento conceitual e questão de pesquisa, desenho de pesquisa, instrumento de medida e coleta de dados, confiabilidade e validade dos constructos, tipos de análises dos dados empregados e apresentação dos resultados. A partir desta análise e do cruzamento entre as variáveis, algumas conclusões sobre a qualidade do conjunto de artigos avaliados são emitidas.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-19T02:33:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193191
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-6555
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000297073
identifier_str_mv 1415-6555
000297073
url http://hdl.handle.net/10183/193191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de administração contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 4, n. 3 (set./dez. 2000), p. 201-219
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193191/2/000297073.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193191/1/000297073.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 86796847ae0d5d583b32298a48a1650a
d25c7e7d2b63a43f4900c460ab3aac70
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447683686465536