Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil : as pesquisas Survey na década de 90
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193191 |
Resumo: | Este artigo apresenta um levantamento das pesquisas empíricas do tipo survey publicadas na década de 90 nos periódicos Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) e Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP), além dos anais dos Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). Entre as variáveis analisadas para cada artigo estão: natureza da pesquisa, embasamento conceitual e questão de pesquisa, desenho de pesquisa, instrumento de medida e coleta de dados, confiabilidade e validade dos constructos, tipos de análises dos dados empregados e apresentação dos resultados. A partir desta análise e do cruzamento entre as variáveis, algumas conclusões sobre a qualidade do conjunto de artigos avaliados são emitidas. |
id |
UFRGS-2_84fada8d7a08f96ab0a2d13b71286d6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193191 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Froemming, Lurdes Marlene SeideLuce, Fernando BinsPerin, Marcelo GattermannSampaio, Claudio HoffmannBeber, Sedinei José NardelliTrez, Guilherme2019-04-19T02:33:43Z20001415-6555http://hdl.handle.net/10183/193191000297073Este artigo apresenta um levantamento das pesquisas empíricas do tipo survey publicadas na década de 90 nos periódicos Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) e Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP), além dos anais dos Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). Entre as variáveis analisadas para cada artigo estão: natureza da pesquisa, embasamento conceitual e questão de pesquisa, desenho de pesquisa, instrumento de medida e coleta de dados, confiabilidade e validade dos constructos, tipos de análises dos dados empregados e apresentação dos resultados. A partir desta análise e do cruzamento entre as variáveis, algumas conclusões sobre a qualidade do conjunto de artigos avaliados são emitidas.This paper presents an inventory of survey research published in the years 90. This production is available in the periodics Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) and Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP) and in the anuals of Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). The analised variables for each paper were: nature of research, theorical base and research problem, research design, measuring instruments, reliability and validity from the constructs, kind of data analysis and finding presentations. Considering this analysis and correlations of the variables, some conclusions are emitted about the quality of the set of evaluated papers.application/pdfporRevista de administração contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 4, n. 3 (set./dez. 2000), p. 201-219Survey : Técnica de pesquisaMarketingMetodologia da pesquisaPesquisa científicaMarketingScientific research methodologySurvey researchAnálise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil : as pesquisas Survey na década de 90info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000297073.pdf.txt000297073.pdf.txtExtracted Texttext/plain35610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193191/2/000297073.pdf.txt86796847ae0d5d583b32298a48a1650aMD52ORIGINAL000297073.pdfTexto completoapplication/pdf589965http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193191/1/000297073.pdfd25c7e7d2b63a43f4900c460ab3aac70MD5110183/1931912019-04-20 02:35:23.350611oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193191Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-20T05:35:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil : as pesquisas Survey na década de 90 |
title |
Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil : as pesquisas Survey na década de 90 |
spellingShingle |
Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil : as pesquisas Survey na década de 90 Froemming, Lurdes Marlene Seide Survey : Técnica de pesquisa Marketing Metodologia da pesquisa Pesquisa científica Marketing Scientific research methodology Survey research |
title_short |
Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil : as pesquisas Survey na década de 90 |
title_full |
Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil : as pesquisas Survey na década de 90 |
title_fullStr |
Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil : as pesquisas Survey na década de 90 |
title_full_unstemmed |
Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil : as pesquisas Survey na década de 90 |
title_sort |
Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing no Brasil : as pesquisas Survey na década de 90 |
author |
Froemming, Lurdes Marlene Seide |
author_facet |
Froemming, Lurdes Marlene Seide Luce, Fernando Bins Perin, Marcelo Gattermann Sampaio, Claudio Hoffmann Beber, Sedinei José Nardelli Trez, Guilherme |
author_role |
author |
author2 |
Luce, Fernando Bins Perin, Marcelo Gattermann Sampaio, Claudio Hoffmann Beber, Sedinei José Nardelli Trez, Guilherme |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Froemming, Lurdes Marlene Seide Luce, Fernando Bins Perin, Marcelo Gattermann Sampaio, Claudio Hoffmann Beber, Sedinei José Nardelli Trez, Guilherme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Survey : Técnica de pesquisa Marketing Metodologia da pesquisa Pesquisa científica |
topic |
Survey : Técnica de pesquisa Marketing Metodologia da pesquisa Pesquisa científica Marketing Scientific research methodology Survey research |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Marketing Scientific research methodology Survey research |
description |
Este artigo apresenta um levantamento das pesquisas empíricas do tipo survey publicadas na década de 90 nos periódicos Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) e Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP), além dos anais dos Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). Entre as variáveis analisadas para cada artigo estão: natureza da pesquisa, embasamento conceitual e questão de pesquisa, desenho de pesquisa, instrumento de medida e coleta de dados, confiabilidade e validade dos constructos, tipos de análises dos dados empregados e apresentação dos resultados. A partir desta análise e do cruzamento entre as variáveis, algumas conclusões sobre a qualidade do conjunto de artigos avaliados são emitidas. |
publishDate |
2000 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2000 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-19T02:33:43Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/193191 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-6555 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000297073 |
identifier_str_mv |
1415-6555 000297073 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/193191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de administração contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 4, n. 3 (set./dez. 2000), p. 201-219 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193191/2/000297073.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193191/1/000297073.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
86796847ae0d5d583b32298a48a1650a d25c7e7d2b63a43f4900c460ab3aac70 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447683686465536 |