Análise da formulação estética da obra de Isaac Bábel entre 1913 e 1924

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oyarzabal, Bruno Farias
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199934
Resumo: A obra literária de Isaac Bábel produzida nos anos 1920 é uma das mais importantes do século XX; suas narrativas curtas causam forte impressão, e isso se deve em grande parte pelas inovações de estética que o autor busca criar e implementar em sua ficção, como a concisão das frases carregadas de brutalidade e a construção de imagens grotescas. São paradigmas de sua obra os ciclos de narrativas de Contos de Odessa e de O Exército de Cavalaria. Nelas, o leitor imediatamente percebe uma nova concepção literária, que rompe definitivamente com as formas sequenciais, de narrador apagado e onisciente, do final do século anterior; nos textos de Bábel é marcante a condução pela perspectiva do narrador que, aproximado dos acontecimentos, conta a história de forma enviesada, conferindo cores e percepções subjetivas às imagens que descreve e aos fatos que narra — daí alguns estudiosos de sua obra mencionarem o estilo expressionista de seus textos. No entanto, é evidente que essa construção complexa de elementos não foi concebida em um momento de inspiração de Bábel; pelo contrário, foi desenvolvida ao longo de anos e não apenas de maneira intrínseca, não podendo permanecer circunscrita às páginas de literatura, pois o autor precisou abandonar seu escritório para lançar-se ao mundo a fim de obter vivências que lhe servissem de material à descrição do humano em situações brutais e excêntricas de sua existência em sociedade. Assim, desde a publicação de seu primeiro conto até o momento que o próprio Bábel caracteriza como início de sua obra — e que neste trabalho é tratado como momento de consolidação da estética —, os elementos que formam a obra babeliana e seus temas recorrentes podem ser flagrados e seu desenvolvimento observado ao longo do trajeto de consolidação. Este trabalho propõe analisar o mencionado desenvolvimento, os traços marcantes desde suas suas formas embrionárias até a figuração de maneira plena, conjugada e definitiva nos Contos de Odessa, considerado o ápice de sua estética.
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Nelas, o leitor imediatamente percebe uma nova concepção literária, que rompe definitivamente com as formas sequenciais, de narrador apagado e onisciente, do final do século anterior; nos textos de Bábel é marcante a condução pela perspectiva do narrador que, aproximado dos acontecimentos, conta a história de forma enviesada, conferindo cores e percepções subjetivas às imagens que descreve e aos fatos que narra — daí alguns estudiosos de sua obra mencionarem o estilo expressionista de seus textos. No entanto, é evidente que essa construção complexa de elementos não foi concebida em um momento de inspiração de Bábel; pelo contrário, foi desenvolvida ao longo de anos e não apenas de maneira intrínseca, não podendo permanecer circunscrita às páginas de literatura, pois o autor precisou abandonar seu escritório para lançar-se ao mundo a fim de obter vivências que lhe servissem de material à descrição do humano em situações brutais e excêntricas de sua existência em sociedade. Assim, desde a publicação de seu primeiro conto até o momento que o próprio Bábel caracteriza como início de sua obra — e que neste trabalho é tratado como momento de consolidação da estética —, os elementos que formam a obra babeliana e seus temas recorrentes podem ser flagrados e seu desenvolvimento observado ao longo do trajeto de consolidação. Este trabalho propõe analisar o mencionado desenvolvimento, os traços marcantes desde suas suas formas embrionárias até a figuração de maneira plena, conjugada e definitiva nos Contos de Odessa, considerado o ápice de sua estética.Isaac Babel's literary work produced in the 1920s is one of the most important in the twentieth century; its short narratives cause great impact, mostly due to aesthetic innovations which the actor aims to create and implement in his fiction, such as the conciseness of statements filled with brutality and the constructions of grotesque imagery. The narrative cycles in Odessa Tales and The Red Cavalry stand for paradigms within his work. In these, the reader immediately perceives a new literary conception, which completely parts ways with sequential forms of a dull and omniscient narrator from the latter part of the previous century. In Babel's writing, the conduction from the perspective of a narrator who, close to the events, tells the story in a biased way, checking colors and perceptions subjective in relation to the images described and the facts narrated, is strong - such is the expressionistic style associated to his work by some scholars. Nevertheless, this complex construction of elements was evidently not conceived in one of Babel's moments of inspiration; it was actually developed throughout years and not only intrinsically, not being able to remain circumscribed to literary pages, for the author had to leave his office in order to throw himself into the world in order to obtain experiences that served as material for the description of the human in brutal and eccentric situations of his existence in society. Thus, from the publication of his first short story to the moment which the very Babel defines as the onset of his work - which in this study is regarded as the moment of aesthetic consolidation -, the elements that make up the babelian work and its recurrent themes can be caught and its development observed along the path of consolidation. The present study aims to analyze the referred development, the distinct traces from its embrionary forms until its plain appearance, conjugated and definitive in Odessa Tales, regarded as the apex of his aesthetic.application/pdfporBabel', I. (Isaak) , 1894-1941 : Crítica e interpretaçãoEstética literáriaExpressionismo na literaturaOdessa TalesAestheticNarrativeRussian literatureSoviet literatureAnálise da formulação estética da obra de Isaac Bábel entre 1913 e 1924info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2019Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102221.pdf.txt001102221.pdf.txtExtracted Texttext/plain123720http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199934/2/001102221.pdf.txte069749b701ed7ecf5f85116e1074374MD52ORIGINAL001102221.pdfTexto completoapplication/pdf354109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199934/1/001102221.pdff65832d82336b141e09822825f8c57faMD5110183/1999342022-08-06 04:45:57.291675oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199934Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:45:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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