Sedução, poder e dominação : a figura feminina na publicidade de Dolce&Gabbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loula, Andrezza Giovanna
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/22756
Resumo: O presente trabalho tem como tema a questão da representação feminina na publicidade da marca italiana Dolce&Gabbana. Dois são seus eixos principais, a moda e a mulher. Aborda-se em um primeiro momento a noção da moda enquanto sistema calcado na lógica do efêmero e sua relação com a percepção do tempo. Dentro deste campo, são discutidas as correlações entre sujeito, vestimenta e corpo. Parte-se em seguida para um levantamento histórico da representação da mulher dentro da imprensa feminina. Circunscrevendo mais ainda, é levantada a questão da redução da mulher ao seu corpo e seu subseqüente silêncio dentro da propaganda. Continuando nos limites do discurso publicitário, definem-se dois arquétipos básicos da representação feminina, a saber, a virgem e a prostituta. Retornando ao domínio da moda, é dedicado um capitulo à apresentação de Dolce&Gabbana, compreendendo desde o histórico até a linha criativa da marca, passando por sua definição de mulher. Chegando por fim à análise, toma-se como objeto de estudo a campanha de Outono/Inverno 2007 da já citada grife. O método de trabalho é calcado na semiologia e concentra-se na decifração do mito. Assim sendo, são colocados em pauta a apreensão da marca enquanto estilo, e da roupa como clausura, além das correlações entre a nudez do corpo e o complexo de castração, e da cor vermelha enquanto percepção de violência. Chega-se, assim, à associação da mulher de Dolce&Gabbana com a mitologia das amazonas, e aos intercruzamentos entre fetiche, mulher, passado e futuro.
id UFRGS-2_50744e98e90a258e14f29cd1decc2374
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22756
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Loula, Andrezza GiovannaMartins, Ana Tais2010-05-22T04:17:23Z2009http://hdl.handle.net/10183/22756000740563O presente trabalho tem como tema a questão da representação feminina na publicidade da marca italiana Dolce&Gabbana. Dois são seus eixos principais, a moda e a mulher. Aborda-se em um primeiro momento a noção da moda enquanto sistema calcado na lógica do efêmero e sua relação com a percepção do tempo. Dentro deste campo, são discutidas as correlações entre sujeito, vestimenta e corpo. Parte-se em seguida para um levantamento histórico da representação da mulher dentro da imprensa feminina. Circunscrevendo mais ainda, é levantada a questão da redução da mulher ao seu corpo e seu subseqüente silêncio dentro da propaganda. Continuando nos limites do discurso publicitário, definem-se dois arquétipos básicos da representação feminina, a saber, a virgem e a prostituta. Retornando ao domínio da moda, é dedicado um capitulo à apresentação de Dolce&Gabbana, compreendendo desde o histórico até a linha criativa da marca, passando por sua definição de mulher. Chegando por fim à análise, toma-se como objeto de estudo a campanha de Outono/Inverno 2007 da já citada grife. O método de trabalho é calcado na semiologia e concentra-se na decifração do mito. Assim sendo, são colocados em pauta a apreensão da marca enquanto estilo, e da roupa como clausura, além das correlações entre a nudez do corpo e o complexo de castração, e da cor vermelha enquanto percepção de violência. Chega-se, assim, à associação da mulher de Dolce&Gabbana com a mitologia das amazonas, e aos intercruzamentos entre fetiche, mulher, passado e futuro.application/pdfporModaRepresentação do femininoSedução, poder e dominação : a figura feminina na publicidade de Dolce&Gabbanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2009Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000740563.pdf000740563.pdfTexto completoapplication/pdf2792465http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22756/1/000740563.pdf7c06f3fc84c1a78e63c0d8c199651564MD51TEXT000740563.pdf.txt000740563.pdf.txtExtracted Texttext/plain129160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22756/2/000740563.pdf.txt2ec24c0fbd207b17720d49a69ee46796MD52THUMBNAIL000740563.pdf.jpg000740563.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22756/3/000740563.pdf.jpg71ed905a6168f72b25fce4bb5bd827feMD5310183/227562021-03-09 04:28:44.376913oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22756Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:28:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sedução, poder e dominação : a figura feminina na publicidade de Dolce&Gabbana
title Sedução, poder e dominação : a figura feminina na publicidade de Dolce&Gabbana
spellingShingle Sedução, poder e dominação : a figura feminina na publicidade de Dolce&Gabbana
Loula, Andrezza Giovanna
Moda
Representação do feminino
title_short Sedução, poder e dominação : a figura feminina na publicidade de Dolce&Gabbana
title_full Sedução, poder e dominação : a figura feminina na publicidade de Dolce&Gabbana
title_fullStr Sedução, poder e dominação : a figura feminina na publicidade de Dolce&Gabbana
title_full_unstemmed Sedução, poder e dominação : a figura feminina na publicidade de Dolce&Gabbana
title_sort Sedução, poder e dominação : a figura feminina na publicidade de Dolce&Gabbana
author Loula, Andrezza Giovanna
author_facet Loula, Andrezza Giovanna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loula, Andrezza Giovanna
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Ana Tais
contributor_str_mv Martins, Ana Tais
dc.subject.por.fl_str_mv Moda
Representação do feminino
topic Moda
Representação do feminino
description O presente trabalho tem como tema a questão da representação feminina na publicidade da marca italiana Dolce&Gabbana. Dois são seus eixos principais, a moda e a mulher. Aborda-se em um primeiro momento a noção da moda enquanto sistema calcado na lógica do efêmero e sua relação com a percepção do tempo. Dentro deste campo, são discutidas as correlações entre sujeito, vestimenta e corpo. Parte-se em seguida para um levantamento histórico da representação da mulher dentro da imprensa feminina. Circunscrevendo mais ainda, é levantada a questão da redução da mulher ao seu corpo e seu subseqüente silêncio dentro da propaganda. Continuando nos limites do discurso publicitário, definem-se dois arquétipos básicos da representação feminina, a saber, a virgem e a prostituta. Retornando ao domínio da moda, é dedicado um capitulo à apresentação de Dolce&Gabbana, compreendendo desde o histórico até a linha criativa da marca, passando por sua definição de mulher. Chegando por fim à análise, toma-se como objeto de estudo a campanha de Outono/Inverno 2007 da já citada grife. O método de trabalho é calcado na semiologia e concentra-se na decifração do mito. Assim sendo, são colocados em pauta a apreensão da marca enquanto estilo, e da roupa como clausura, além das correlações entre a nudez do corpo e o complexo de castração, e da cor vermelha enquanto percepção de violência. Chega-se, assim, à associação da mulher de Dolce&Gabbana com a mitologia das amazonas, e aos intercruzamentos entre fetiche, mulher, passado e futuro.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-22T04:17:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/22756
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000740563
url http://hdl.handle.net/10183/22756
identifier_str_mv 000740563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22756/1/000740563.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22756/2/000740563.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22756/3/000740563.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c06f3fc84c1a78e63c0d8c199651564
2ec24c0fbd207b17720d49a69ee46796
71ed905a6168f72b25fce4bb5bd827fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224394370973696