A Matemática nos dias atuais : o uso da internet em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Letícia de Mattos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203773
Resumo: Este estudo foi elaborado a partir do seguinte tema: “A Matemática nos dias atuais: o uso da internet em sala de aula”. Surgindo desse tema, a problemática: “Qual é a Matemática que está na internet e como o professor pode auxiliar na relação com os conteúdos exigidos pela escola?”. Ele tem por objetivo mostrar que a Matemática está inserida no dia a dia dos alunos, destacando sua contribuição para o desenvolvimento e para a formação do futuro cidadão. O trabalho do professor deve estar pautado na melhoria do processo educativo e principalmente do ensino da Matemática, através de um trabalho cooperativo com os alunos. A metodologia utilizada sugere uma pesquisa qualitativa, considerando que foi feita a partir de observações, leituras e análise documental, como forma de coletar o maior número de dados e informações que pudessem contribuir para análise e interpretação dos resultados. Cabe ao professor, como investigadores de técnicas pedagógicas, incentivar a resolução de situações-problema que possibilitem a participação ativa na construção do conhecimento matemático, através das tecnologias.
id UFRGS-2_509ffa4f8868ebfdc62e2ceae966bc9b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203773
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Letícia de MattosBeiler, Adriana2019-12-27T04:02:35Z2018http://hdl.handle.net/10183/203773001109447Este estudo foi elaborado a partir do seguinte tema: “A Matemática nos dias atuais: o uso da internet em sala de aula”. Surgindo desse tema, a problemática: “Qual é a Matemática que está na internet e como o professor pode auxiliar na relação com os conteúdos exigidos pela escola?”. Ele tem por objetivo mostrar que a Matemática está inserida no dia a dia dos alunos, destacando sua contribuição para o desenvolvimento e para a formação do futuro cidadão. O trabalho do professor deve estar pautado na melhoria do processo educativo e principalmente do ensino da Matemática, através de um trabalho cooperativo com os alunos. A metodologia utilizada sugere uma pesquisa qualitativa, considerando que foi feita a partir de observações, leituras e análise documental, como forma de coletar o maior número de dados e informações que pudessem contribuir para análise e interpretação dos resultados. Cabe ao professor, como investigadores de técnicas pedagógicas, incentivar a resolução de situações-problema que possibilitem a participação ativa na construção do conhecimento matemático, através das tecnologias.This study was elaborated from the following theme: "Mathematics in the present day: the use of the internet in the classroom". Arising from this theme, the problem: "What is the Mathematics that is on the Internet and how can the teacher help in the relation with the contents required by the school?". It aims to show that Mathematics is inserted in the students' daily life, highlighting their contribution to the development and formation of the future citizen. The work of the teacher should be based on the improvement of the educational process and especially the teaching of mathematics, through a cooperative work with the students. The methodology used suggests a qualitative research, considering that it was made from observations, readings and documentary analysis, as a way to collect the largest number of data and information that could contribute to the analysis and interpretation of the results. It is up to the teacher, as researchers of pedagogical techniques, to encourage the resolution of problem situations that allow the active participation in the construction of mathematical knowledge, through the technologies.application/pdfporProfessorMatemáticaInternetTecnologia educacionalTeacherMathematicsInternetA Matemática nos dias atuais : o uso da internet em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109447.pdf.txt001109447.pdf.txtExtracted Texttext/plain78756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203773/2/001109447.pdf.txtb27ef364486e72a52843d594396fbde6MD52ORIGINAL001109447.pdfTexto completoapplication/pdf542413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203773/1/001109447.pdf4f22fea5eaf3d8f6d5d7777563eee95aMD5110183/2037732019-12-28 05:00:44.525434oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203773Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-28T07:00:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Matemática nos dias atuais : o uso da internet em sala de aula
title A Matemática nos dias atuais : o uso da internet em sala de aula
spellingShingle A Matemática nos dias atuais : o uso da internet em sala de aula
Pereira, Letícia de Mattos
Professor
Matemática
Internet
Tecnologia educacional
Teacher
Mathematics
Internet
title_short A Matemática nos dias atuais : o uso da internet em sala de aula
title_full A Matemática nos dias atuais : o uso da internet em sala de aula
title_fullStr A Matemática nos dias atuais : o uso da internet em sala de aula
title_full_unstemmed A Matemática nos dias atuais : o uso da internet em sala de aula
title_sort A Matemática nos dias atuais : o uso da internet em sala de aula
author Pereira, Letícia de Mattos
author_facet Pereira, Letícia de Mattos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Letícia de Mattos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Beiler, Adriana
contributor_str_mv Beiler, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Matemática
Internet
Tecnologia educacional
topic Professor
Matemática
Internet
Tecnologia educacional
Teacher
Mathematics
Internet
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher
Mathematics
Internet
description Este estudo foi elaborado a partir do seguinte tema: “A Matemática nos dias atuais: o uso da internet em sala de aula”. Surgindo desse tema, a problemática: “Qual é a Matemática que está na internet e como o professor pode auxiliar na relação com os conteúdos exigidos pela escola?”. Ele tem por objetivo mostrar que a Matemática está inserida no dia a dia dos alunos, destacando sua contribuição para o desenvolvimento e para a formação do futuro cidadão. O trabalho do professor deve estar pautado na melhoria do processo educativo e principalmente do ensino da Matemática, através de um trabalho cooperativo com os alunos. A metodologia utilizada sugere uma pesquisa qualitativa, considerando que foi feita a partir de observações, leituras e análise documental, como forma de coletar o maior número de dados e informações que pudessem contribuir para análise e interpretação dos resultados. Cabe ao professor, como investigadores de técnicas pedagógicas, incentivar a resolução de situações-problema que possibilitem a participação ativa na construção do conhecimento matemático, através das tecnologias.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-27T04:02:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203773
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109447
url http://hdl.handle.net/10183/203773
identifier_str_mv 001109447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203773/2/001109447.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203773/1/001109447.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b27ef364486e72a52843d594396fbde6
4f22fea5eaf3d8f6d5d7777563eee95a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224589470072832