A Matemática nos dias atuais : o uso da internet em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203773 |
Resumo: | Este estudo foi elaborado a partir do seguinte tema: “A Matemática nos dias atuais: o uso da internet em sala de aula”. Surgindo desse tema, a problemática: “Qual é a Matemática que está na internet e como o professor pode auxiliar na relação com os conteúdos exigidos pela escola?”. Ele tem por objetivo mostrar que a Matemática está inserida no dia a dia dos alunos, destacando sua contribuição para o desenvolvimento e para a formação do futuro cidadão. O trabalho do professor deve estar pautado na melhoria do processo educativo e principalmente do ensino da Matemática, através de um trabalho cooperativo com os alunos. A metodologia utilizada sugere uma pesquisa qualitativa, considerando que foi feita a partir de observações, leituras e análise documental, como forma de coletar o maior número de dados e informações que pudessem contribuir para análise e interpretação dos resultados. Cabe ao professor, como investigadores de técnicas pedagógicas, incentivar a resolução de situações-problema que possibilitem a participação ativa na construção do conhecimento matemático, através das tecnologias. |
id |
UFRGS-2_509ffa4f8868ebfdc62e2ceae966bc9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203773 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Letícia de MattosBeiler, Adriana2019-12-27T04:02:35Z2018http://hdl.handle.net/10183/203773001109447Este estudo foi elaborado a partir do seguinte tema: “A Matemática nos dias atuais: o uso da internet em sala de aula”. Surgindo desse tema, a problemática: “Qual é a Matemática que está na internet e como o professor pode auxiliar na relação com os conteúdos exigidos pela escola?”. Ele tem por objetivo mostrar que a Matemática está inserida no dia a dia dos alunos, destacando sua contribuição para o desenvolvimento e para a formação do futuro cidadão. O trabalho do professor deve estar pautado na melhoria do processo educativo e principalmente do ensino da Matemática, através de um trabalho cooperativo com os alunos. A metodologia utilizada sugere uma pesquisa qualitativa, considerando que foi feita a partir de observações, leituras e análise documental, como forma de coletar o maior número de dados e informações que pudessem contribuir para análise e interpretação dos resultados. Cabe ao professor, como investigadores de técnicas pedagógicas, incentivar a resolução de situações-problema que possibilitem a participação ativa na construção do conhecimento matemático, através das tecnologias.This study was elaborated from the following theme: "Mathematics in the present day: the use of the internet in the classroom". Arising from this theme, the problem: "What is the Mathematics that is on the Internet and how can the teacher help in the relation with the contents required by the school?". It aims to show that Mathematics is inserted in the students' daily life, highlighting their contribution to the development and formation of the future citizen. The work of the teacher should be based on the improvement of the educational process and especially the teaching of mathematics, through a cooperative work with the students. The methodology used suggests a qualitative research, considering that it was made from observations, readings and documentary analysis, as a way to collect the largest number of data and information that could contribute to the analysis and interpretation of the results. It is up to the teacher, as researchers of pedagogical techniques, to encourage the resolution of problem situations that allow the active participation in the construction of mathematical knowledge, through the technologies.application/pdfporProfessorMatemáticaInternetTecnologia educacionalTeacherMathematicsInternetA Matemática nos dias atuais : o uso da internet em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109447.pdf.txt001109447.pdf.txtExtracted Texttext/plain78756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203773/2/001109447.pdf.txtb27ef364486e72a52843d594396fbde6MD52ORIGINAL001109447.pdfTexto completoapplication/pdf542413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203773/1/001109447.pdf4f22fea5eaf3d8f6d5d7777563eee95aMD5110183/2037732019-12-28 05:00:44.525434oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203773Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-28T07:00:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Matemática nos dias atuais : o uso da internet em sala de aula |
title |
A Matemática nos dias atuais : o uso da internet em sala de aula |
spellingShingle |
A Matemática nos dias atuais : o uso da internet em sala de aula Pereira, Letícia de Mattos Professor Matemática Internet Tecnologia educacional Teacher Mathematics Internet |
title_short |
A Matemática nos dias atuais : o uso da internet em sala de aula |
title_full |
A Matemática nos dias atuais : o uso da internet em sala de aula |
title_fullStr |
A Matemática nos dias atuais : o uso da internet em sala de aula |
title_full_unstemmed |
A Matemática nos dias atuais : o uso da internet em sala de aula |
title_sort |
A Matemática nos dias atuais : o uso da internet em sala de aula |
author |
Pereira, Letícia de Mattos |
author_facet |
Pereira, Letícia de Mattos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Letícia de Mattos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Beiler, Adriana |
contributor_str_mv |
Beiler, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Matemática Internet Tecnologia educacional |
topic |
Professor Matemática Internet Tecnologia educacional Teacher Mathematics Internet |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher Mathematics Internet |
description |
Este estudo foi elaborado a partir do seguinte tema: “A Matemática nos dias atuais: o uso da internet em sala de aula”. Surgindo desse tema, a problemática: “Qual é a Matemática que está na internet e como o professor pode auxiliar na relação com os conteúdos exigidos pela escola?”. Ele tem por objetivo mostrar que a Matemática está inserida no dia a dia dos alunos, destacando sua contribuição para o desenvolvimento e para a formação do futuro cidadão. O trabalho do professor deve estar pautado na melhoria do processo educativo e principalmente do ensino da Matemática, através de um trabalho cooperativo com os alunos. A metodologia utilizada sugere uma pesquisa qualitativa, considerando que foi feita a partir de observações, leituras e análise documental, como forma de coletar o maior número de dados e informações que pudessem contribuir para análise e interpretação dos resultados. Cabe ao professor, como investigadores de técnicas pedagógicas, incentivar a resolução de situações-problema que possibilitem a participação ativa na construção do conhecimento matemático, através das tecnologias. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-27T04:02:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/203773 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001109447 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/203773 |
identifier_str_mv |
001109447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203773/2/001109447.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203773/1/001109447.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b27ef364486e72a52843d594396fbde6 4f22fea5eaf3d8f6d5d7777563eee95a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447257867091968 |