Recortes de um projeto de docência : possíveis (re)leituras do mito do duplo na literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Renata Pires de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31935
Resumo: Este trabalho pretende traçar um panorama sobre o mito do duplo em diferentes campos teóricos, sobretudo na literatura, no intuito de observar, ao final, como esse mito se apresenta na sociedade de hoje, tempo que Zygmunt Bauman (2004) denomina de modernidade líquida. Por representar mais do que um mito, um arquétipo e/ou um símbolo, o conceito de duplo, para muitos, é de difícil apreensão; possui referências visivelmente antropológicas, estando estreitamente vinculado à questão da identidade. Deste modo, objetiva-se verificar se o mito ainda se atualiza e de que forma isso ocorre. Como objeto literário, há um leque de obras clássicas de diferentes países a serem comentadas, bem como textos recentes que podem ilustrar a reconfiguração do tema. Ademais, a temática da duplicidade é elucidada por meio de atividades que foram propostas em um projeto de docência, – com uma turma de 1° ano do Ensino Médio –, em que o duplo pôde ser visualizado em um filme e em três contos da literatura brasileira. O projeto fez com que os alunos deslizassem a ideia de sujeito cindido para um plano tecnológico, em que o homem está dividido entre o real e o virtual. Essa nova perspectiva pós-humanística para o duplo é explorada brevemente aqui a partir do estudo da distopia em uma ramificação da ficção científica – o cyberpunk –, em oposição à utopia característica da ficção fantástica. Portanto, ao longo deste estudo, pudemos confirmar que a sensação de constante atualização do mito através dos séculos é autêntica, seja na literatura ou mesmo fora dela.
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