O dispositivo NISE como acionador de novas demandas na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263061 |
Resumo: | Este artigo objetivou mapear a experiência de constituição do Núcleo Interdisciplinar de Saúde na Escola (NISE) que buscou favorecer a interlocução entre os sujeitos na escola, utilizando a Análise Institucional e as Clínicas do Trabalho. Adotou-se o método de pesquisa-intervenção e da Cartografia. Assim, o texto inicialmente narra a construção e escrita do projeto do NISE, fala dos primeiros contatos com as escolas, os deslocamentos na equipe e na proposta, resultando na construção de um modo instituinte de fazer psicologia na educação. Por fim, um viés interdisciplinar – da psicologia com o serviço social, saúde e educação - auxiliou na ampliação dos modos de agir, pensar e agenciar uma postura ético-estético-política nesse espaço. |
id |
UFRGS-2_50e77adcd6d3f4bbde317383b7cac270 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263061 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Dalmara FabroMoehlecke, VileneAmador, Fernanda Spanier2023-08-03T03:32:08Z20220102-7182http://hdl.handle.net/10183/263061001172794Este artigo objetivou mapear a experiência de constituição do Núcleo Interdisciplinar de Saúde na Escola (NISE) que buscou favorecer a interlocução entre os sujeitos na escola, utilizando a Análise Institucional e as Clínicas do Trabalho. Adotou-se o método de pesquisa-intervenção e da Cartografia. Assim, o texto inicialmente narra a construção e escrita do projeto do NISE, fala dos primeiros contatos com as escolas, os deslocamentos na equipe e na proposta, resultando na construção de um modo instituinte de fazer psicologia na educação. Por fim, um viés interdisciplinar – da psicologia com o serviço social, saúde e educação - auxiliou na ampliação dos modos de agir, pensar e agenciar uma postura ético-estético-política nesse espaço.This article aimed to map the experience of constituting the Interdisciplinary Center for Health at School (NISE) which sought to favor dialogue between subjects at school, using Institutional Analysis and Labor Clinics. The research-intervention method and cartography were adopted. Thus, the text initially narrates the construction and writing of the NISE project, talks about the first contacts with the schools, the displacements in the team and in the proposal, resulting in the construction of an instituting way of doing psychology in education. Finally, an interdisciplinary approach – from psychology to social work, health and education – helped to expand the ways of acting, thinking and managing an ethical-aesthetic-political stance in this space.Este artículo tuvo como objetivo mapear la experiencia de constitución del Centro Interdisciplinario de Salud en la Escuela (NISE) que buscaba favorecer el diálogo entre sujetos en la escuela, utilizando el Análisis Institucional y Clínicas Laborales. Se adoptó el método de investigación-intervención y la cartografía. Así, el texto narra inicialmente la construcción y redacción del proyecto NISE, habla de los primeros contactos con las escuelas, los desplazamientos en el equipo y en la propuesta, resultando en la construcción de un modo instituyente de hacer psicología en educación. Finalmente, un enfoque interdisciplinario - desde la psicología hasta el servicio social, la salud y la educación - ayudó a ampliar las formas de actuar, pensar y gestionar una postura ético-estética-política en este espacio.application/pdfporPsicologia & sociedade. São Paulo. Vol. 34 (2022), e238328, p. 1-16Análise institucionalClínicas do trabalhoEscolaEducationPsychologyHealthInstitutional analysisEducaciónPsicologíaSaludAnálisis institucionalO dispositivo NISE como acionador de novas demandas na educaçãoEl dispositivo NISE como disparador de nuevas demandas en educación The NISE device as a trigger of new demands in education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172794.pdf.txt001172794.pdf.txtExtracted Texttext/plain54736http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263061/2/001172794.pdf.txt0f7e8f04f1d0ef402896a7c2e43bb2aeMD52ORIGINAL001172794.pdfTexto completoapplication/pdf330148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263061/1/001172794.pdff010a18df26598fb9624d48ff42ddb2cMD5110183/2630612023-08-04 03:31:37.524936oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263061Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:31:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O dispositivo NISE como acionador de novas demandas na educação |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
El dispositivo NISE como disparador de nuevas demandas en educación |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The NISE device as a trigger of new demands in education |
title |
O dispositivo NISE como acionador de novas demandas na educação |
spellingShingle |
O dispositivo NISE como acionador de novas demandas na educação Oliveira, Dalmara Fabro Análise institucional Clínicas do trabalho Escola Education Psychology Health Institutional analysis Educación Psicología Salud Análisis institucional |
title_short |
O dispositivo NISE como acionador de novas demandas na educação |
title_full |
O dispositivo NISE como acionador de novas demandas na educação |
title_fullStr |
O dispositivo NISE como acionador de novas demandas na educação |
title_full_unstemmed |
O dispositivo NISE como acionador de novas demandas na educação |
title_sort |
O dispositivo NISE como acionador de novas demandas na educação |
author |
Oliveira, Dalmara Fabro |
author_facet |
Oliveira, Dalmara Fabro Moehlecke, Vilene Amador, Fernanda Spanier |
author_role |
author |
author2 |
Moehlecke, Vilene Amador, Fernanda Spanier |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Dalmara Fabro Moehlecke, Vilene Amador, Fernanda Spanier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise institucional Clínicas do trabalho Escola |
topic |
Análise institucional Clínicas do trabalho Escola Education Psychology Health Institutional analysis Educación Psicología Salud Análisis institucional |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Psychology Health Institutional analysis |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación Psicología Salud Análisis institucional |
description |
Este artigo objetivou mapear a experiência de constituição do Núcleo Interdisciplinar de Saúde na Escola (NISE) que buscou favorecer a interlocução entre os sujeitos na escola, utilizando a Análise Institucional e as Clínicas do Trabalho. Adotou-se o método de pesquisa-intervenção e da Cartografia. Assim, o texto inicialmente narra a construção e escrita do projeto do NISE, fala dos primeiros contatos com as escolas, os deslocamentos na equipe e na proposta, resultando na construção de um modo instituinte de fazer psicologia na educação. Por fim, um viés interdisciplinar – da psicologia com o serviço social, saúde e educação - auxiliou na ampliação dos modos de agir, pensar e agenciar uma postura ético-estético-política nesse espaço. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-03T03:32:08Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/263061 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-7182 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001172794 |
identifier_str_mv |
0102-7182 001172794 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/263061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia & sociedade. São Paulo. Vol. 34 (2022), e238328, p. 1-16 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263061/2/001172794.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263061/1/001172794.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0f7e8f04f1d0ef402896a7c2e43bb2ae f010a18df26598fb9624d48ff42ddb2c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225094382485504 |