O dispositivo NISE como acionador de novas demandas na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Dalmara Fabro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moehlecke, Vilene, Amador, Fernanda Spanier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263061
Resumo: Este artigo objetivou mapear a experiência de constituição do Núcleo Interdisciplinar de Saúde na Escola (NISE) que buscou favorecer a interlocução entre os sujeitos na escola, utilizando a Análise Institucional e as Clínicas do Trabalho. Adotou-se o método de pesquisa-intervenção e da Cartografia. Assim, o texto inicialmente narra a construção e escrita do projeto do NISE, fala dos primeiros contatos com as escolas, os deslocamentos na equipe e na proposta, resultando na construção de um modo instituinte de fazer psicologia na educação. Por fim, um viés interdisciplinar – da psicologia com o serviço social, saúde e educação - auxiliou na ampliação dos modos de agir, pensar e agenciar uma postura ético-estético-política nesse espaço.
id UFRGS-2_50e77adcd6d3f4bbde317383b7cac270
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263061
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Dalmara FabroMoehlecke, VileneAmador, Fernanda Spanier2023-08-03T03:32:08Z20220102-7182http://hdl.handle.net/10183/263061001172794Este artigo objetivou mapear a experiência de constituição do Núcleo Interdisciplinar de Saúde na Escola (NISE) que buscou favorecer a interlocução entre os sujeitos na escola, utilizando a Análise Institucional e as Clínicas do Trabalho. Adotou-se o método de pesquisa-intervenção e da Cartografia. Assim, o texto inicialmente narra a construção e escrita do projeto do NISE, fala dos primeiros contatos com as escolas, os deslocamentos na equipe e na proposta, resultando na construção de um modo instituinte de fazer psicologia na educação. Por fim, um viés interdisciplinar – da psicologia com o serviço social, saúde e educação - auxiliou na ampliação dos modos de agir, pensar e agenciar uma postura ético-estético-política nesse espaço.This article aimed to map the experience of constituting the Interdisciplinary Center for Health at School (NISE) which sought to favor dialogue between subjects at school, using Institutional Analysis and Labor Clinics. The research-intervention method and cartography were adopted. Thus, the text initially narrates the construction and writing of the NISE project, talks about the first contacts with the schools, the displacements in the team and in the proposal, resulting in the construction of an instituting way of doing psychology in education. Finally, an interdisciplinary approach – from psychology to social work, health and education – helped to expand the ways of acting, thinking and managing an ethical-aesthetic-political stance in this space.Este artículo tuvo como objetivo mapear la experiencia de constitución del Centro Interdisciplinario de Salud en la Escuela (NISE) que buscaba favorecer el diálogo entre sujetos en la escuela, utilizando el Análisis Institucional y Clínicas Laborales. Se adoptó el método de investigación-intervención y la cartografía. Así, el texto narra inicialmente la construcción y redacción del proyecto NISE, habla de los primeros contactos con las escuelas, los desplazamientos en el equipo y en la propuesta, resultando en la construcción de un modo instituyente de hacer psicología en educación. Finalmente, un enfoque interdisciplinario - desde la psicología hasta el servicio social, la salud y la educación - ayudó a ampliar las formas de actuar, pensar y gestionar una postura ético-estética-política en este espacio.application/pdfporPsicologia & sociedade. São Paulo. Vol. 34 (2022), e238328, p. 1-16Análise institucionalClínicas do trabalhoEscolaEducationPsychologyHealthInstitutional analysisEducaciónPsicologíaSaludAnálisis institucionalO dispositivo NISE como acionador de novas demandas na educaçãoEl dispositivo NISE como disparador de nuevas demandas en educación The NISE device as a trigger of new demands in education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172794.pdf.txt001172794.pdf.txtExtracted Texttext/plain54736http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263061/2/001172794.pdf.txt0f7e8f04f1d0ef402896a7c2e43bb2aeMD52ORIGINAL001172794.pdfTexto completoapplication/pdf330148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263061/1/001172794.pdff010a18df26598fb9624d48ff42ddb2cMD5110183/2630612023-08-04 03:31:37.524936oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263061Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:31:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O dispositivo NISE como acionador de novas demandas na educação
dc.title.alternative.es.fl_str_mv El dispositivo NISE como disparador de nuevas demandas en educación
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The NISE device as a trigger of new demands in education
title O dispositivo NISE como acionador de novas demandas na educação
spellingShingle O dispositivo NISE como acionador de novas demandas na educação
Oliveira, Dalmara Fabro
Análise institucional
Clínicas do trabalho
Escola
Education
Psychology
Health
Institutional analysis
Educación
Psicología
Salud
Análisis institucional
title_short O dispositivo NISE como acionador de novas demandas na educação
title_full O dispositivo NISE como acionador de novas demandas na educação
title_fullStr O dispositivo NISE como acionador de novas demandas na educação
title_full_unstemmed O dispositivo NISE como acionador de novas demandas na educação
title_sort O dispositivo NISE como acionador de novas demandas na educação
author Oliveira, Dalmara Fabro
author_facet Oliveira, Dalmara Fabro
Moehlecke, Vilene
Amador, Fernanda Spanier
author_role author
author2 Moehlecke, Vilene
Amador, Fernanda Spanier
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Dalmara Fabro
Moehlecke, Vilene
Amador, Fernanda Spanier
dc.subject.por.fl_str_mv Análise institucional
Clínicas do trabalho
Escola
topic Análise institucional
Clínicas do trabalho
Escola
Education
Psychology
Health
Institutional analysis
Educación
Psicología
Salud
Análisis institucional
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Psychology
Health
Institutional analysis
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación
Psicología
Salud
Análisis institucional
description Este artigo objetivou mapear a experiência de constituição do Núcleo Interdisciplinar de Saúde na Escola (NISE) que buscou favorecer a interlocução entre os sujeitos na escola, utilizando a Análise Institucional e as Clínicas do Trabalho. Adotou-se o método de pesquisa-intervenção e da Cartografia. Assim, o texto inicialmente narra a construção e escrita do projeto do NISE, fala dos primeiros contatos com as escolas, os deslocamentos na equipe e na proposta, resultando na construção de um modo instituinte de fazer psicologia na educação. Por fim, um viés interdisciplinar – da psicologia com o serviço social, saúde e educação - auxiliou na ampliação dos modos de agir, pensar e agenciar uma postura ético-estético-política nesse espaço.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-03T03:32:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263061
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-7182
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172794
identifier_str_mv 0102-7182
001172794
url http://hdl.handle.net/10183/263061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia & sociedade. São Paulo. Vol. 34 (2022), e238328, p. 1-16
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263061/2/001172794.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263061/1/001172794.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f7e8f04f1d0ef402896a7c2e43bb2ae
f010a18df26598fb9624d48ff42ddb2c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225094382485504