O preconceito e a inclusão escolar : a influência do lugar (construindo escadas, superando muros)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/17901 |
Resumo: | A monografia desenvolvida teve como objetivo avaliar a influência do Lugar na produção do Preconceito em relação aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais em espaços escolares de Inclusão. Para tanto, este estudo foi alicerçado em uma pesquisa bibliográfica concentrada nos campos do saber da educação especial, da sociologia e da geografia, elencando como conceitos chave a Inclusão, o Lugar, o Preconceito e as Necessidades Educacionais Especiais. Pelo considerável leque de significações possíveis para os conceitos chave, cada um foi definido e aprofundado em um capítulo correspondente. Ao final, todos foram aproximados em um último capítulo, numa tentativa mais concreta de responder a questão que este trabalho levanta. Assim, o Lugar (como espaço de vivência do sujeito) foi identificado como possuidor de uma considerável influência na formação do Preconceito, podendo auxiliar tanto na sua manutenção quanto na sua transformação. Tornou-se, possível, assim, perceber o Lugar como um espaço flexível, passível de modificação pela ação de seus elementos verticais (globais) ou horizontais (particularizados). Ainda, foi possível perceber, na análise, que a Inclusão figura como um novo elemento horizontal do Lugar 'sala de aula'; elemento este que passa a questionar o perfil idealizado de indivíduo que (eleito pelo poder hegemônico) demarca a normalidade e o desvio. A Inclusão funciona, então, como um possível caminho para a amenização do Preconceito, desde que acompanhada de práticas em que a possibilidade da Experiência e da reflexão sejam efetivadas, auxiliando na formação do conhecimento. Se o Preconceito representa o muro que limita as relações humanas (sendo o resultado da falta de conhecimento e da antiexperiência), se ele se expressa no e pelo Lugar, é preciso construir a escada capaz de ligar os espaços dos ditos normais e dos desviantes. Uma sala de aula com práticas de fato Inclusivas parece o Lugar ideal para isso, pois contem, em si própria, a essência da Diversidade Significativa, da vivência, da Experiência, da formação do conhecimento e da possibilidade de sobrevivência segundo critérios mínimos de respeito e de igualdade. |
id |
UFRGS-2_513361c3d62bfe77140b19bc44733c67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17901 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Farina, Bárbara CristinaBaptista, Cláudio Roberto2009-12-12T04:15:34Z2009http://hdl.handle.net/10183/17901000725949A monografia desenvolvida teve como objetivo avaliar a influência do Lugar na produção do Preconceito em relação aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais em espaços escolares de Inclusão. Para tanto, este estudo foi alicerçado em uma pesquisa bibliográfica concentrada nos campos do saber da educação especial, da sociologia e da geografia, elencando como conceitos chave a Inclusão, o Lugar, o Preconceito e as Necessidades Educacionais Especiais. Pelo considerável leque de significações possíveis para os conceitos chave, cada um foi definido e aprofundado em um capítulo correspondente. Ao final, todos foram aproximados em um último capítulo, numa tentativa mais concreta de responder a questão que este trabalho levanta. Assim, o Lugar (como espaço de vivência do sujeito) foi identificado como possuidor de uma considerável influência na formação do Preconceito, podendo auxiliar tanto na sua manutenção quanto na sua transformação. Tornou-se, possível, assim, perceber o Lugar como um espaço flexível, passível de modificação pela ação de seus elementos verticais (globais) ou horizontais (particularizados). Ainda, foi possível perceber, na análise, que a Inclusão figura como um novo elemento horizontal do Lugar 'sala de aula'; elemento este que passa a questionar o perfil idealizado de indivíduo que (eleito pelo poder hegemônico) demarca a normalidade e o desvio. A Inclusão funciona, então, como um possível caminho para a amenização do Preconceito, desde que acompanhada de práticas em que a possibilidade da Experiência e da reflexão sejam efetivadas, auxiliando na formação do conhecimento. Se o Preconceito representa o muro que limita as relações humanas (sendo o resultado da falta de conhecimento e da antiexperiência), se ele se expressa no e pelo Lugar, é preciso construir a escada capaz de ligar os espaços dos ditos normais e dos desviantes. Uma sala de aula com práticas de fato Inclusivas parece o Lugar ideal para isso, pois contem, em si própria, a essência da Diversidade Significativa, da vivência, da Experiência, da formação do conhecimento e da possibilidade de sobrevivência segundo critérios mínimos de respeito e de igualdade.application/pdfporInclusão escolarPreconceitoEducação especialO preconceito e a inclusão escolar : a influência do lugar (construindo escadas, superando muros)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009especializaçãoCurso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000725949.pdf000725949.pdfTexto completoapplication/pdf343007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17901/1/000725949.pdfc9b6d9a5c9c68f3d2428e207407af5bdMD51TEXT000725949.pdf.txt000725949.pdf.txtExtracted Texttext/plain157305http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17901/2/000725949.pdf.txtfb07af4e0deaf720246d22fe84e65a7cMD52THUMBNAIL000725949.pdf.jpg000725949.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17901/3/000725949.pdf.jpg8244a02c7cf980e50a68d02135762869MD5310183/179012018-10-10 08:20:45.147oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17901Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:20:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O preconceito e a inclusão escolar : a influência do lugar (construindo escadas, superando muros) |
title |
O preconceito e a inclusão escolar : a influência do lugar (construindo escadas, superando muros) |
spellingShingle |
O preconceito e a inclusão escolar : a influência do lugar (construindo escadas, superando muros) Farina, Bárbara Cristina Inclusão escolar Preconceito Educação especial |
title_short |
O preconceito e a inclusão escolar : a influência do lugar (construindo escadas, superando muros) |
title_full |
O preconceito e a inclusão escolar : a influência do lugar (construindo escadas, superando muros) |
title_fullStr |
O preconceito e a inclusão escolar : a influência do lugar (construindo escadas, superando muros) |
title_full_unstemmed |
O preconceito e a inclusão escolar : a influência do lugar (construindo escadas, superando muros) |
title_sort |
O preconceito e a inclusão escolar : a influência do lugar (construindo escadas, superando muros) |
author |
Farina, Bárbara Cristina |
author_facet |
Farina, Bárbara Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farina, Bárbara Cristina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baptista, Cláudio Roberto |
contributor_str_mv |
Baptista, Cláudio Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Preconceito Educação especial |
topic |
Inclusão escolar Preconceito Educação especial |
description |
A monografia desenvolvida teve como objetivo avaliar a influência do Lugar na produção do Preconceito em relação aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais em espaços escolares de Inclusão. Para tanto, este estudo foi alicerçado em uma pesquisa bibliográfica concentrada nos campos do saber da educação especial, da sociologia e da geografia, elencando como conceitos chave a Inclusão, o Lugar, o Preconceito e as Necessidades Educacionais Especiais. Pelo considerável leque de significações possíveis para os conceitos chave, cada um foi definido e aprofundado em um capítulo correspondente. Ao final, todos foram aproximados em um último capítulo, numa tentativa mais concreta de responder a questão que este trabalho levanta. Assim, o Lugar (como espaço de vivência do sujeito) foi identificado como possuidor de uma considerável influência na formação do Preconceito, podendo auxiliar tanto na sua manutenção quanto na sua transformação. Tornou-se, possível, assim, perceber o Lugar como um espaço flexível, passível de modificação pela ação de seus elementos verticais (globais) ou horizontais (particularizados). Ainda, foi possível perceber, na análise, que a Inclusão figura como um novo elemento horizontal do Lugar 'sala de aula'; elemento este que passa a questionar o perfil idealizado de indivíduo que (eleito pelo poder hegemônico) demarca a normalidade e o desvio. A Inclusão funciona, então, como um possível caminho para a amenização do Preconceito, desde que acompanhada de práticas em que a possibilidade da Experiência e da reflexão sejam efetivadas, auxiliando na formação do conhecimento. Se o Preconceito representa o muro que limita as relações humanas (sendo o resultado da falta de conhecimento e da antiexperiência), se ele se expressa no e pelo Lugar, é preciso construir a escada capaz de ligar os espaços dos ditos normais e dos desviantes. Uma sala de aula com práticas de fato Inclusivas parece o Lugar ideal para isso, pois contem, em si própria, a essência da Diversidade Significativa, da vivência, da Experiência, da formação do conhecimento e da possibilidade de sobrevivência segundo critérios mínimos de respeito e de igualdade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-12-12T04:15:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/17901 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000725949 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/17901 |
identifier_str_mv |
000725949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17901/1/000725949.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17901/2/000725949.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17901/3/000725949.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c9b6d9a5c9c68f3d2428e207407af5bd fb07af4e0deaf720246d22fe84e65a7c 8244a02c7cf980e50a68d02135762869 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224387652747264 |