A internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sueli Fonseca dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142805
Resumo: Este trabalho é um relato de experiência da prática desenvolvida no estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia - Licenciatura na Modalidade a Distância da Faculdade de Educação da UFRGS. O estágio foi realizado em uma escola estadual de Porto Alegre/RS, com uma turma de dezoito alunos do quarto ano do ensino fundamental. Este relato versa sobre o uso da Internet como ferramenta de pesquisa na escola, neste enfoque analisa alguns pontos, de suma importância, que foram fontes de reflexão sobre o uso das tecnologias na escola, como um instrumento pedagógico motivador do ensino e aprendizagem e prática de pesquisa. O mesmo está fundamentado em estudos nas áreas de Informática e educação e na vivência que tive como professor de rede pública, pondo em prática a pesquisa com o uso da Internet. Durante esta prática os alunos encontraram dificuldades na busca de informações com o uso da Internet, diante desta questão buscamos investigar as causas deste problema e concluímos que a avalanche de informações, o uso de forma indevida; fonte pronta e perfeita para plagiar conteúdos de pesquisa e a falta de integração da investigação à descoberta, foram os responsáveis por este entrave. Diante destas dificuldades constatamos que o papel do educador é fundamental, seja disponibilizando referências bibliográficas e propiciando o conhecimento de estratégias para especificar a busca, ou, principalmente estimulando a autonomia dos educandos para que, a partir de uma síntese de um conjunto de informações, sejam capazes de construir textos de autoria. Após estas constatações, o uso da Internet como ferramenta de pesquisa na minha prática tomou outro rumo, o de facilitador da aprendizagem e autonomia do educando.
id UFRGS-2_5146434d2d1443965a191cb126be1a5b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142805
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Sueli Fonseca dosBatista, Neusa ChavesGomes, Simone Gonzalez2016-06-21T02:09:55Z2010http://hdl.handle.net/10183/142805000994170Este trabalho é um relato de experiência da prática desenvolvida no estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia - Licenciatura na Modalidade a Distância da Faculdade de Educação da UFRGS. O estágio foi realizado em uma escola estadual de Porto Alegre/RS, com uma turma de dezoito alunos do quarto ano do ensino fundamental. Este relato versa sobre o uso da Internet como ferramenta de pesquisa na escola, neste enfoque analisa alguns pontos, de suma importância, que foram fontes de reflexão sobre o uso das tecnologias na escola, como um instrumento pedagógico motivador do ensino e aprendizagem e prática de pesquisa. O mesmo está fundamentado em estudos nas áreas de Informática e educação e na vivência que tive como professor de rede pública, pondo em prática a pesquisa com o uso da Internet. Durante esta prática os alunos encontraram dificuldades na busca de informações com o uso da Internet, diante desta questão buscamos investigar as causas deste problema e concluímos que a avalanche de informações, o uso de forma indevida; fonte pronta e perfeita para plagiar conteúdos de pesquisa e a falta de integração da investigação à descoberta, foram os responsáveis por este entrave. Diante destas dificuldades constatamos que o papel do educador é fundamental, seja disponibilizando referências bibliográficas e propiciando o conhecimento de estratégias para especificar a busca, ou, principalmente estimulando a autonomia dos educandos para que, a partir de uma síntese de um conjunto de informações, sejam capazes de construir textos de autoria. Após estas constatações, o uso da Internet como ferramenta de pesquisa na minha prática tomou outro rumo, o de facilitador da aprendizagem e autonomia do educando.application/pdfporInternetPesquisaAutonomiaAlunoProfessorTecnologia educacionalA internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000994170.pdf000994170.pdfTexto completoapplication/pdf622655http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142805/1/000994170.pdf7fffa335589dbb5cab8d5926ba77caebMD51TEXT000994170.pdf.txt000994170.pdf.txtExtracted Texttext/plain49110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142805/2/000994170.pdf.txt742121ae67563c9f20505d5a459188adMD52THUMBNAIL000994170.pdf.jpg000994170.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142805/3/000994170.pdf.jpgc5cece8fcf9623879589a80100e1c110MD5310183/1428052018-10-26 10:01:00.96oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142805Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola pública
title A internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola pública
spellingShingle A internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola pública
Santos, Sueli Fonseca dos
Internet
Pesquisa
Autonomia
Aluno
Professor
Tecnologia educacional
title_short A internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola pública
title_full A internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola pública
title_fullStr A internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola pública
title_full_unstemmed A internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola pública
title_sort A internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola pública
author Santos, Sueli Fonseca dos
author_facet Santos, Sueli Fonseca dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sueli Fonseca dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Batista, Neusa Chaves
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Gomes, Simone Gonzalez
contributor_str_mv Batista, Neusa Chaves
Gomes, Simone Gonzalez
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Pesquisa
Autonomia
Aluno
Professor
Tecnologia educacional
topic Internet
Pesquisa
Autonomia
Aluno
Professor
Tecnologia educacional
description Este trabalho é um relato de experiência da prática desenvolvida no estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia - Licenciatura na Modalidade a Distância da Faculdade de Educação da UFRGS. O estágio foi realizado em uma escola estadual de Porto Alegre/RS, com uma turma de dezoito alunos do quarto ano do ensino fundamental. Este relato versa sobre o uso da Internet como ferramenta de pesquisa na escola, neste enfoque analisa alguns pontos, de suma importância, que foram fontes de reflexão sobre o uso das tecnologias na escola, como um instrumento pedagógico motivador do ensino e aprendizagem e prática de pesquisa. O mesmo está fundamentado em estudos nas áreas de Informática e educação e na vivência que tive como professor de rede pública, pondo em prática a pesquisa com o uso da Internet. Durante esta prática os alunos encontraram dificuldades na busca de informações com o uso da Internet, diante desta questão buscamos investigar as causas deste problema e concluímos que a avalanche de informações, o uso de forma indevida; fonte pronta e perfeita para plagiar conteúdos de pesquisa e a falta de integração da investigação à descoberta, foram os responsáveis por este entrave. Diante destas dificuldades constatamos que o papel do educador é fundamental, seja disponibilizando referências bibliográficas e propiciando o conhecimento de estratégias para especificar a busca, ou, principalmente estimulando a autonomia dos educandos para que, a partir de uma síntese de um conjunto de informações, sejam capazes de construir textos de autoria. Após estas constatações, o uso da Internet como ferramenta de pesquisa na minha prática tomou outro rumo, o de facilitador da aprendizagem e autonomia do educando.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-21T02:09:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142805
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000994170
url http://hdl.handle.net/10183/142805
identifier_str_mv 000994170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142805/1/000994170.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142805/2/000994170.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142805/3/000994170.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7fffa335589dbb5cab8d5926ba77caeb
742121ae67563c9f20505d5a459188ad
c5cece8fcf9623879589a80100e1c110
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224511269371904