A internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142805 |
Resumo: | Este trabalho é um relato de experiência da prática desenvolvida no estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia - Licenciatura na Modalidade a Distância da Faculdade de Educação da UFRGS. O estágio foi realizado em uma escola estadual de Porto Alegre/RS, com uma turma de dezoito alunos do quarto ano do ensino fundamental. Este relato versa sobre o uso da Internet como ferramenta de pesquisa na escola, neste enfoque analisa alguns pontos, de suma importância, que foram fontes de reflexão sobre o uso das tecnologias na escola, como um instrumento pedagógico motivador do ensino e aprendizagem e prática de pesquisa. O mesmo está fundamentado em estudos nas áreas de Informática e educação e na vivência que tive como professor de rede pública, pondo em prática a pesquisa com o uso da Internet. Durante esta prática os alunos encontraram dificuldades na busca de informações com o uso da Internet, diante desta questão buscamos investigar as causas deste problema e concluímos que a avalanche de informações, o uso de forma indevida; fonte pronta e perfeita para plagiar conteúdos de pesquisa e a falta de integração da investigação à descoberta, foram os responsáveis por este entrave. Diante destas dificuldades constatamos que o papel do educador é fundamental, seja disponibilizando referências bibliográficas e propiciando o conhecimento de estratégias para especificar a busca, ou, principalmente estimulando a autonomia dos educandos para que, a partir de uma síntese de um conjunto de informações, sejam capazes de construir textos de autoria. Após estas constatações, o uso da Internet como ferramenta de pesquisa na minha prática tomou outro rumo, o de facilitador da aprendizagem e autonomia do educando. |
id |
UFRGS-2_5146434d2d1443965a191cb126be1a5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142805 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Sueli Fonseca dosBatista, Neusa ChavesGomes, Simone Gonzalez2016-06-21T02:09:55Z2010http://hdl.handle.net/10183/142805000994170Este trabalho é um relato de experiência da prática desenvolvida no estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia - Licenciatura na Modalidade a Distância da Faculdade de Educação da UFRGS. O estágio foi realizado em uma escola estadual de Porto Alegre/RS, com uma turma de dezoito alunos do quarto ano do ensino fundamental. Este relato versa sobre o uso da Internet como ferramenta de pesquisa na escola, neste enfoque analisa alguns pontos, de suma importância, que foram fontes de reflexão sobre o uso das tecnologias na escola, como um instrumento pedagógico motivador do ensino e aprendizagem e prática de pesquisa. O mesmo está fundamentado em estudos nas áreas de Informática e educação e na vivência que tive como professor de rede pública, pondo em prática a pesquisa com o uso da Internet. Durante esta prática os alunos encontraram dificuldades na busca de informações com o uso da Internet, diante desta questão buscamos investigar as causas deste problema e concluímos que a avalanche de informações, o uso de forma indevida; fonte pronta e perfeita para plagiar conteúdos de pesquisa e a falta de integração da investigação à descoberta, foram os responsáveis por este entrave. Diante destas dificuldades constatamos que o papel do educador é fundamental, seja disponibilizando referências bibliográficas e propiciando o conhecimento de estratégias para especificar a busca, ou, principalmente estimulando a autonomia dos educandos para que, a partir de uma síntese de um conjunto de informações, sejam capazes de construir textos de autoria. Após estas constatações, o uso da Internet como ferramenta de pesquisa na minha prática tomou outro rumo, o de facilitador da aprendizagem e autonomia do educando.application/pdfporInternetPesquisaAutonomiaAlunoProfessorTecnologia educacionalA internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000994170.pdf000994170.pdfTexto completoapplication/pdf622655http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142805/1/000994170.pdf7fffa335589dbb5cab8d5926ba77caebMD51TEXT000994170.pdf.txt000994170.pdf.txtExtracted Texttext/plain49110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142805/2/000994170.pdf.txt742121ae67563c9f20505d5a459188adMD52THUMBNAIL000994170.pdf.jpg000994170.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142805/3/000994170.pdf.jpgc5cece8fcf9623879589a80100e1c110MD5310183/1428052018-10-26 10:01:00.96oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142805Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola pública |
title |
A internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola pública |
spellingShingle |
A internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola pública Santos, Sueli Fonseca dos Internet Pesquisa Autonomia Aluno Professor Tecnologia educacional |
title_short |
A internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola pública |
title_full |
A internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola pública |
title_fullStr |
A internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola pública |
title_full_unstemmed |
A internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola pública |
title_sort |
A internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola pública |
author |
Santos, Sueli Fonseca dos |
author_facet |
Santos, Sueli Fonseca dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sueli Fonseca dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Batista, Neusa Chaves |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Gomes, Simone Gonzalez |
contributor_str_mv |
Batista, Neusa Chaves Gomes, Simone Gonzalez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet Pesquisa Autonomia Aluno Professor Tecnologia educacional |
topic |
Internet Pesquisa Autonomia Aluno Professor Tecnologia educacional |
description |
Este trabalho é um relato de experiência da prática desenvolvida no estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia - Licenciatura na Modalidade a Distância da Faculdade de Educação da UFRGS. O estágio foi realizado em uma escola estadual de Porto Alegre/RS, com uma turma de dezoito alunos do quarto ano do ensino fundamental. Este relato versa sobre o uso da Internet como ferramenta de pesquisa na escola, neste enfoque analisa alguns pontos, de suma importância, que foram fontes de reflexão sobre o uso das tecnologias na escola, como um instrumento pedagógico motivador do ensino e aprendizagem e prática de pesquisa. O mesmo está fundamentado em estudos nas áreas de Informática e educação e na vivência que tive como professor de rede pública, pondo em prática a pesquisa com o uso da Internet. Durante esta prática os alunos encontraram dificuldades na busca de informações com o uso da Internet, diante desta questão buscamos investigar as causas deste problema e concluímos que a avalanche de informações, o uso de forma indevida; fonte pronta e perfeita para plagiar conteúdos de pesquisa e a falta de integração da investigação à descoberta, foram os responsáveis por este entrave. Diante destas dificuldades constatamos que o papel do educador é fundamental, seja disponibilizando referências bibliográficas e propiciando o conhecimento de estratégias para especificar a busca, ou, principalmente estimulando a autonomia dos educandos para que, a partir de uma síntese de um conjunto de informações, sejam capazes de construir textos de autoria. Após estas constatações, o uso da Internet como ferramenta de pesquisa na minha prática tomou outro rumo, o de facilitador da aprendizagem e autonomia do educando. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-21T02:09:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142805 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000994170 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142805 |
identifier_str_mv |
000994170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142805/1/000994170.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142805/2/000994170.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142805/3/000994170.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7fffa335589dbb5cab8d5926ba77caeb 742121ae67563c9f20505d5a459188ad c5cece8fcf9623879589a80100e1c110 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224511269371904 |