Apropriação da internet por adolescentes : novas realidades, novos perigos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141446 |
Resumo: | Este trabalho estuda a forma como os adolescentes utilizam a Internet nos dias atuais e a visão de pais e professores sobre o assunto. A abordagem utilizada na pesquisa foi a quantiqualitati-va, através de um estudo de caso. O referencial teórico aborda tal tema iniciando por contextualizar o cenário atual num viés social e tecnológico. Segue-se, então, para uma des-crição sobre o cenário educacional. O terceiro capítulo discorre sobre a adolescência nos tempos modernos, suas características e peculiaridades em relação a outras gerações. Dando sequência, é apresentado um relato envolvendo alunos do ensino médio, de uma escola públi-ca estadual do município de Porto Alegre. Onde se constatou que os adolescentes utilizam no seu dia a dia a Internet e acessam, principalmente, sites de relacionamentos como Orkut e MSN, tendo sido notada certa falta de cuidado com o acesso a alguns conteúdos na rede, o que preocupa os pais. Os adolescentes afirmam não terem medo ao acessar a Internet, aces-sam sites não recomendados para sua idade e publicam fotos e vídeos em seus sites de relacionamento. Os pais, pelo contrário, se preocupam e sentem insegurança quando seus fi-lhos estão conectados à rede. Tanto pais como professores dizem dar orientações quanto ao uso correto da rede, porém, os mesmos não controlam os conteúdos acessados pelos adoles-centes. Os alunos demonstraram conhecer o fenômeno ciberbullying, a maioria nunca foi vítima de tal crime, porém quase metade dos alunos conhece alguém que já foi alvo de tal crime. Os adolescentes confiam em seus pais na hora de consultá-los, caso venham a ser víti-mas de algum crime na Internet, no entanto, a mesma confiança não é transmitida pelos professores. Devemos aproximar mais a escola dos interesses dos alunos através de profundas mudanças de concepções e paradigmas de educação, associando as tecnologias de informação e comunicação, tão presente na vida fora da escola, ao cotidiano escolar. |
id |
UFRGS-2_89826b55000bdea3d75730effe49a79b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141446 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cunha, Rejane Nissola daTijiboy, Ana Vilma2016-05-20T02:10:49Z2010http://hdl.handle.net/10183/141446000991901Este trabalho estuda a forma como os adolescentes utilizam a Internet nos dias atuais e a visão de pais e professores sobre o assunto. A abordagem utilizada na pesquisa foi a quantiqualitati-va, através de um estudo de caso. O referencial teórico aborda tal tema iniciando por contextualizar o cenário atual num viés social e tecnológico. Segue-se, então, para uma des-crição sobre o cenário educacional. O terceiro capítulo discorre sobre a adolescência nos tempos modernos, suas características e peculiaridades em relação a outras gerações. Dando sequência, é apresentado um relato envolvendo alunos do ensino médio, de uma escola públi-ca estadual do município de Porto Alegre. Onde se constatou que os adolescentes utilizam no seu dia a dia a Internet e acessam, principalmente, sites de relacionamentos como Orkut e MSN, tendo sido notada certa falta de cuidado com o acesso a alguns conteúdos na rede, o que preocupa os pais. Os adolescentes afirmam não terem medo ao acessar a Internet, aces-sam sites não recomendados para sua idade e publicam fotos e vídeos em seus sites de relacionamento. Os pais, pelo contrário, se preocupam e sentem insegurança quando seus fi-lhos estão conectados à rede. Tanto pais como professores dizem dar orientações quanto ao uso correto da rede, porém, os mesmos não controlam os conteúdos acessados pelos adoles-centes. Os alunos demonstraram conhecer o fenômeno ciberbullying, a maioria nunca foi vítima de tal crime, porém quase metade dos alunos conhece alguém que já foi alvo de tal crime. Os adolescentes confiam em seus pais na hora de consultá-los, caso venham a ser víti-mas de algum crime na Internet, no entanto, a mesma confiança não é transmitida pelos professores. Devemos aproximar mais a escola dos interesses dos alunos através de profundas mudanças de concepções e paradigmas de educação, associando as tecnologias de informação e comunicação, tão presente na vida fora da escola, ao cotidiano escolar.application/pdfporInternetAdolescenteBullyingAlunoProfessorApropriação da internet por adolescentes : novas realidades, novos perigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991901.pdf000991901.pdfTexto completoapplication/pdf469568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141446/1/000991901.pdfbbc44bc35499ce4a5a18377e0613ae54MD51TEXT000991901.pdf.txt000991901.pdf.txtExtracted Texttext/plain102544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141446/2/000991901.pdf.txt3a83f2a48eb892e8962234f7e63f9527MD52THUMBNAIL000991901.pdf.jpg000991901.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141446/3/000991901.pdf.jpg1f8e1ec4bc519692c62bce57a50e8d35MD5310183/1414462018-10-25 10:03:38.399oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141446Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Apropriação da internet por adolescentes : novas realidades, novos perigos |
title |
Apropriação da internet por adolescentes : novas realidades, novos perigos |
spellingShingle |
Apropriação da internet por adolescentes : novas realidades, novos perigos Cunha, Rejane Nissola da Internet Adolescente Bullying Aluno Professor |
title_short |
Apropriação da internet por adolescentes : novas realidades, novos perigos |
title_full |
Apropriação da internet por adolescentes : novas realidades, novos perigos |
title_fullStr |
Apropriação da internet por adolescentes : novas realidades, novos perigos |
title_full_unstemmed |
Apropriação da internet por adolescentes : novas realidades, novos perigos |
title_sort |
Apropriação da internet por adolescentes : novas realidades, novos perigos |
author |
Cunha, Rejane Nissola da |
author_facet |
Cunha, Rejane Nissola da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Rejane Nissola da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tijiboy, Ana Vilma |
contributor_str_mv |
Tijiboy, Ana Vilma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet Adolescente Bullying Aluno Professor |
topic |
Internet Adolescente Bullying Aluno Professor |
description |
Este trabalho estuda a forma como os adolescentes utilizam a Internet nos dias atuais e a visão de pais e professores sobre o assunto. A abordagem utilizada na pesquisa foi a quantiqualitati-va, através de um estudo de caso. O referencial teórico aborda tal tema iniciando por contextualizar o cenário atual num viés social e tecnológico. Segue-se, então, para uma des-crição sobre o cenário educacional. O terceiro capítulo discorre sobre a adolescência nos tempos modernos, suas características e peculiaridades em relação a outras gerações. Dando sequência, é apresentado um relato envolvendo alunos do ensino médio, de uma escola públi-ca estadual do município de Porto Alegre. Onde se constatou que os adolescentes utilizam no seu dia a dia a Internet e acessam, principalmente, sites de relacionamentos como Orkut e MSN, tendo sido notada certa falta de cuidado com o acesso a alguns conteúdos na rede, o que preocupa os pais. Os adolescentes afirmam não terem medo ao acessar a Internet, aces-sam sites não recomendados para sua idade e publicam fotos e vídeos em seus sites de relacionamento. Os pais, pelo contrário, se preocupam e sentem insegurança quando seus fi-lhos estão conectados à rede. Tanto pais como professores dizem dar orientações quanto ao uso correto da rede, porém, os mesmos não controlam os conteúdos acessados pelos adoles-centes. Os alunos demonstraram conhecer o fenômeno ciberbullying, a maioria nunca foi vítima de tal crime, porém quase metade dos alunos conhece alguém que já foi alvo de tal crime. Os adolescentes confiam em seus pais na hora de consultá-los, caso venham a ser víti-mas de algum crime na Internet, no entanto, a mesma confiança não é transmitida pelos professores. Devemos aproximar mais a escola dos interesses dos alunos através de profundas mudanças de concepções e paradigmas de educação, associando as tecnologias de informação e comunicação, tão presente na vida fora da escola, ao cotidiano escolar. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141446 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000991901 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141446 |
identifier_str_mv |
000991901 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141446/1/000991901.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141446/2/000991901.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141446/3/000991901.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bbc44bc35499ce4a5a18377e0613ae54 3a83f2a48eb892e8962234f7e63f9527 1f8e1ec4bc519692c62bce57a50e8d35 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224509871620096 |