Apropriação da internet por adolescentes : novas realidades, novos perigos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Rejane Nissola da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141446
Resumo: Este trabalho estuda a forma como os adolescentes utilizam a Internet nos dias atuais e a visão de pais e professores sobre o assunto. A abordagem utilizada na pesquisa foi a quantiqualitati-va, através de um estudo de caso. O referencial teórico aborda tal tema iniciando por contextualizar o cenário atual num viés social e tecnológico. Segue-se, então, para uma des-crição sobre o cenário educacional. O terceiro capítulo discorre sobre a adolescência nos tempos modernos, suas características e peculiaridades em relação a outras gerações. Dando sequência, é apresentado um relato envolvendo alunos do ensino médio, de uma escola públi-ca estadual do município de Porto Alegre. Onde se constatou que os adolescentes utilizam no seu dia a dia a Internet e acessam, principalmente, sites de relacionamentos como Orkut e MSN, tendo sido notada certa falta de cuidado com o acesso a alguns conteúdos na rede, o que preocupa os pais. Os adolescentes afirmam não terem medo ao acessar a Internet, aces-sam sites não recomendados para sua idade e publicam fotos e vídeos em seus sites de relacionamento. Os pais, pelo contrário, se preocupam e sentem insegurança quando seus fi-lhos estão conectados à rede. Tanto pais como professores dizem dar orientações quanto ao uso correto da rede, porém, os mesmos não controlam os conteúdos acessados pelos adoles-centes. Os alunos demonstraram conhecer o fenômeno ciberbullying, a maioria nunca foi vítima de tal crime, porém quase metade dos alunos conhece alguém que já foi alvo de tal crime. Os adolescentes confiam em seus pais na hora de consultá-los, caso venham a ser víti-mas de algum crime na Internet, no entanto, a mesma confiança não é transmitida pelos professores. Devemos aproximar mais a escola dos interesses dos alunos através de profundas mudanças de concepções e paradigmas de educação, associando as tecnologias de informação e comunicação, tão presente na vida fora da escola, ao cotidiano escolar.
id UFRGS-2_89826b55000bdea3d75730effe49a79b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141446
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cunha, Rejane Nissola daTijiboy, Ana Vilma2016-05-20T02:10:49Z2010http://hdl.handle.net/10183/141446000991901Este trabalho estuda a forma como os adolescentes utilizam a Internet nos dias atuais e a visão de pais e professores sobre o assunto. A abordagem utilizada na pesquisa foi a quantiqualitati-va, através de um estudo de caso. O referencial teórico aborda tal tema iniciando por contextualizar o cenário atual num viés social e tecnológico. Segue-se, então, para uma des-crição sobre o cenário educacional. O terceiro capítulo discorre sobre a adolescência nos tempos modernos, suas características e peculiaridades em relação a outras gerações. Dando sequência, é apresentado um relato envolvendo alunos do ensino médio, de uma escola públi-ca estadual do município de Porto Alegre. Onde se constatou que os adolescentes utilizam no seu dia a dia a Internet e acessam, principalmente, sites de relacionamentos como Orkut e MSN, tendo sido notada certa falta de cuidado com o acesso a alguns conteúdos na rede, o que preocupa os pais. Os adolescentes afirmam não terem medo ao acessar a Internet, aces-sam sites não recomendados para sua idade e publicam fotos e vídeos em seus sites de relacionamento. Os pais, pelo contrário, se preocupam e sentem insegurança quando seus fi-lhos estão conectados à rede. Tanto pais como professores dizem dar orientações quanto ao uso correto da rede, porém, os mesmos não controlam os conteúdos acessados pelos adoles-centes. Os alunos demonstraram conhecer o fenômeno ciberbullying, a maioria nunca foi vítima de tal crime, porém quase metade dos alunos conhece alguém que já foi alvo de tal crime. Os adolescentes confiam em seus pais na hora de consultá-los, caso venham a ser víti-mas de algum crime na Internet, no entanto, a mesma confiança não é transmitida pelos professores. Devemos aproximar mais a escola dos interesses dos alunos através de profundas mudanças de concepções e paradigmas de educação, associando as tecnologias de informação e comunicação, tão presente na vida fora da escola, ao cotidiano escolar.application/pdfporInternetAdolescenteBullyingAlunoProfessorApropriação da internet por adolescentes : novas realidades, novos perigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991901.pdf000991901.pdfTexto completoapplication/pdf469568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141446/1/000991901.pdfbbc44bc35499ce4a5a18377e0613ae54MD51TEXT000991901.pdf.txt000991901.pdf.txtExtracted Texttext/plain102544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141446/2/000991901.pdf.txt3a83f2a48eb892e8962234f7e63f9527MD52THUMBNAIL000991901.pdf.jpg000991901.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141446/3/000991901.pdf.jpg1f8e1ec4bc519692c62bce57a50e8d35MD5310183/1414462018-10-25 10:03:38.399oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141446Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Apropriação da internet por adolescentes : novas realidades, novos perigos
title Apropriação da internet por adolescentes : novas realidades, novos perigos
spellingShingle Apropriação da internet por adolescentes : novas realidades, novos perigos
Cunha, Rejane Nissola da
Internet
Adolescente
Bullying
Aluno
Professor
title_short Apropriação da internet por adolescentes : novas realidades, novos perigos
title_full Apropriação da internet por adolescentes : novas realidades, novos perigos
title_fullStr Apropriação da internet por adolescentes : novas realidades, novos perigos
title_full_unstemmed Apropriação da internet por adolescentes : novas realidades, novos perigos
title_sort Apropriação da internet por adolescentes : novas realidades, novos perigos
author Cunha, Rejane Nissola da
author_facet Cunha, Rejane Nissola da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Rejane Nissola da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tijiboy, Ana Vilma
contributor_str_mv Tijiboy, Ana Vilma
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Adolescente
Bullying
Aluno
Professor
topic Internet
Adolescente
Bullying
Aluno
Professor
description Este trabalho estuda a forma como os adolescentes utilizam a Internet nos dias atuais e a visão de pais e professores sobre o assunto. A abordagem utilizada na pesquisa foi a quantiqualitati-va, através de um estudo de caso. O referencial teórico aborda tal tema iniciando por contextualizar o cenário atual num viés social e tecnológico. Segue-se, então, para uma des-crição sobre o cenário educacional. O terceiro capítulo discorre sobre a adolescência nos tempos modernos, suas características e peculiaridades em relação a outras gerações. Dando sequência, é apresentado um relato envolvendo alunos do ensino médio, de uma escola públi-ca estadual do município de Porto Alegre. Onde se constatou que os adolescentes utilizam no seu dia a dia a Internet e acessam, principalmente, sites de relacionamentos como Orkut e MSN, tendo sido notada certa falta de cuidado com o acesso a alguns conteúdos na rede, o que preocupa os pais. Os adolescentes afirmam não terem medo ao acessar a Internet, aces-sam sites não recomendados para sua idade e publicam fotos e vídeos em seus sites de relacionamento. Os pais, pelo contrário, se preocupam e sentem insegurança quando seus fi-lhos estão conectados à rede. Tanto pais como professores dizem dar orientações quanto ao uso correto da rede, porém, os mesmos não controlam os conteúdos acessados pelos adoles-centes. Os alunos demonstraram conhecer o fenômeno ciberbullying, a maioria nunca foi vítima de tal crime, porém quase metade dos alunos conhece alguém que já foi alvo de tal crime. Os adolescentes confiam em seus pais na hora de consultá-los, caso venham a ser víti-mas de algum crime na Internet, no entanto, a mesma confiança não é transmitida pelos professores. Devemos aproximar mais a escola dos interesses dos alunos através de profundas mudanças de concepções e paradigmas de educação, associando as tecnologias de informação e comunicação, tão presente na vida fora da escola, ao cotidiano escolar.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:10:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141446
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000991901
url http://hdl.handle.net/10183/141446
identifier_str_mv 000991901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141446/1/000991901.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141446/2/000991901.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141446/3/000991901.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bbc44bc35499ce4a5a18377e0613ae54
3a83f2a48eb892e8962234f7e63f9527
1f8e1ec4bc519692c62bce57a50e8d35
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509871620096