Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dornelles, Ewerton Fraga
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31618
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem direcionada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e analisa as potencialidades do ensino que parte dos conhecimentos prévios dos alunos. As vivências dos alunos são os materiais empíricos para gerar os conceitos matemáticos. O conhecimento cotidiano é praticado no meio social do qual o aluno se insere. Desta forma o saber não é extremamente individual e sim praticado na comunidade ou no grupo do qual o sujeito pertence. Este saber informal serve para o dia-adia, portanto existe um plano no qual este saber é válido, mesmo que este saber não corresponda ao um saber científico devidamente formal e verificado. O trabalho não se limita a encontrar uma forma de gerar conceitos matemáticos a partir das experiências dos alunos, mas apresenta também algumas implicações que esta prática diferenciada pode gerar.
id UFRGS-2_51d480a530ac02e5d8eea9a8cc5ae288
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31618
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dornelles, Ewerton FragaSant'Ana, Alvino Alves2011-09-03T06:01:33Z2011http://hdl.handle.net/10183/31618000784026Este trabalho apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem direcionada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e analisa as potencialidades do ensino que parte dos conhecimentos prévios dos alunos. As vivências dos alunos são os materiais empíricos para gerar os conceitos matemáticos. O conhecimento cotidiano é praticado no meio social do qual o aluno se insere. Desta forma o saber não é extremamente individual e sim praticado na comunidade ou no grupo do qual o sujeito pertence. Este saber informal serve para o dia-adia, portanto existe um plano no qual este saber é válido, mesmo que este saber não corresponda ao um saber científico devidamente formal e verificado. O trabalho não se limita a encontrar uma forma de gerar conceitos matemáticos a partir das experiências dos alunos, mas apresenta também algumas implicações que esta prática diferenciada pode gerar.This work presents a proposal of teaching and learning directed to Educação de Jovens e Adultos (Brazilian´s program for youth and adults education - EJA), and examines the potential of teaching which begins in the prior knowledge of the students. The students’ experiences are the empirical material to generate the mathematical concepts. The everyday knowledge is practiced in the social environment from which the student is placed. So the knowledge isn’t extremely individual, but practiced in the community or group where the student belongs. This informal knowledge serve for the day-to-day, therefore there is a context in which this knowledge is valid, even if this knowledge does not correspond to a scientific knowledge properly formal and verified. This work does’t limit itself to find a way of generate mathematical concepts from the students’ experiences, but also present some implications of what this differentiated practice can generate.application/pdfporMatemática : Ensino : AprendizagemProfessores : FormacaoEducação de jovens e adultosModelagem matemáticaMathematical modelingYouth and adults educationInformal knowledgeModelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000784026.pdf000784026.pdfTexto completoapplication/pdf3560132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31618/1/000784026.pdf362ae06e857f4fa0264a06202c623b48MD51TEXT000784026.pdf.txt000784026.pdf.txtExtracted Texttext/plain79536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31618/2/000784026.pdf.txteda65e1e90f211ba09e4544e675f901eMD52THUMBNAIL000784026.pdf.jpg000784026.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg918http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31618/3/000784026.pdf.jpg9f80b4d64d7114453c87865473fde664MD5310183/316182018-10-11 08:45:36.514oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31618Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:45:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos
title Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos
Dornelles, Ewerton Fraga
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professores : Formacao
Educação de jovens e adultos
Modelagem matemática
Mathematical modeling
Youth and adults education
Informal knowledge
title_short Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos
title_full Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos
title_sort Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos
author Dornelles, Ewerton Fraga
author_facet Dornelles, Ewerton Fraga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dornelles, Ewerton Fraga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Alvino Alves
contributor_str_mv Sant'Ana, Alvino Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professores : Formacao
Educação de jovens e adultos
Modelagem matemática
topic Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professores : Formacao
Educação de jovens e adultos
Modelagem matemática
Mathematical modeling
Youth and adults education
Informal knowledge
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical modeling
Youth and adults education
Informal knowledge
description Este trabalho apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem direcionada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e analisa as potencialidades do ensino que parte dos conhecimentos prévios dos alunos. As vivências dos alunos são os materiais empíricos para gerar os conceitos matemáticos. O conhecimento cotidiano é praticado no meio social do qual o aluno se insere. Desta forma o saber não é extremamente individual e sim praticado na comunidade ou no grupo do qual o sujeito pertence. Este saber informal serve para o dia-adia, portanto existe um plano no qual este saber é válido, mesmo que este saber não corresponda ao um saber científico devidamente formal e verificado. O trabalho não se limita a encontrar uma forma de gerar conceitos matemáticos a partir das experiências dos alunos, mas apresenta também algumas implicações que esta prática diferenciada pode gerar.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-03T06:01:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31618
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000784026
url http://hdl.handle.net/10183/31618
identifier_str_mv 000784026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31618/1/000784026.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31618/2/000784026.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31618/3/000784026.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 362ae06e857f4fa0264a06202c623b48
eda65e1e90f211ba09e4544e675f901e
9f80b4d64d7114453c87865473fde664
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413115318272