Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31618 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem direcionada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e analisa as potencialidades do ensino que parte dos conhecimentos prévios dos alunos. As vivências dos alunos são os materiais empíricos para gerar os conceitos matemáticos. O conhecimento cotidiano é praticado no meio social do qual o aluno se insere. Desta forma o saber não é extremamente individual e sim praticado na comunidade ou no grupo do qual o sujeito pertence. Este saber informal serve para o dia-adia, portanto existe um plano no qual este saber é válido, mesmo que este saber não corresponda ao um saber científico devidamente formal e verificado. O trabalho não se limita a encontrar uma forma de gerar conceitos matemáticos a partir das experiências dos alunos, mas apresenta também algumas implicações que esta prática diferenciada pode gerar. |
id |
UFRGS-2_51d480a530ac02e5d8eea9a8cc5ae288 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31618 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dornelles, Ewerton FragaSant'Ana, Alvino Alves2011-09-03T06:01:33Z2011http://hdl.handle.net/10183/31618000784026Este trabalho apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem direcionada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e analisa as potencialidades do ensino que parte dos conhecimentos prévios dos alunos. As vivências dos alunos são os materiais empíricos para gerar os conceitos matemáticos. O conhecimento cotidiano é praticado no meio social do qual o aluno se insere. Desta forma o saber não é extremamente individual e sim praticado na comunidade ou no grupo do qual o sujeito pertence. Este saber informal serve para o dia-adia, portanto existe um plano no qual este saber é válido, mesmo que este saber não corresponda ao um saber científico devidamente formal e verificado. O trabalho não se limita a encontrar uma forma de gerar conceitos matemáticos a partir das experiências dos alunos, mas apresenta também algumas implicações que esta prática diferenciada pode gerar.This work presents a proposal of teaching and learning directed to Educação de Jovens e Adultos (Brazilian´s program for youth and adults education - EJA), and examines the potential of teaching which begins in the prior knowledge of the students. The students’ experiences are the empirical material to generate the mathematical concepts. The everyday knowledge is practiced in the social environment from which the student is placed. So the knowledge isn’t extremely individual, but practiced in the community or group where the student belongs. This informal knowledge serve for the day-to-day, therefore there is a context in which this knowledge is valid, even if this knowledge does not correspond to a scientific knowledge properly formal and verified. This work does’t limit itself to find a way of generate mathematical concepts from the students’ experiences, but also present some implications of what this differentiated practice can generate.application/pdfporMatemática : Ensino : AprendizagemProfessores : FormacaoEducação de jovens e adultosModelagem matemáticaMathematical modelingYouth and adults educationInformal knowledgeModelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000784026.pdf000784026.pdfTexto completoapplication/pdf3560132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31618/1/000784026.pdf362ae06e857f4fa0264a06202c623b48MD51TEXT000784026.pdf.txt000784026.pdf.txtExtracted Texttext/plain79536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31618/2/000784026.pdf.txteda65e1e90f211ba09e4544e675f901eMD52THUMBNAIL000784026.pdf.jpg000784026.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg918http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31618/3/000784026.pdf.jpg9f80b4d64d7114453c87865473fde664MD5310183/316182018-10-11 08:45:36.514oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31618Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:45:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos |
title |
Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos |
spellingShingle |
Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos Dornelles, Ewerton Fraga Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Educação de jovens e adultos Modelagem matemática Mathematical modeling Youth and adults education Informal knowledge |
title_short |
Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos |
title_full |
Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos |
title_fullStr |
Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos |
title_full_unstemmed |
Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos |
title_sort |
Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos |
author |
Dornelles, Ewerton Fraga |
author_facet |
Dornelles, Ewerton Fraga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dornelles, Ewerton Fraga |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sant'Ana, Alvino Alves |
contributor_str_mv |
Sant'Ana, Alvino Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Educação de jovens e adultos Modelagem matemática |
topic |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Educação de jovens e adultos Modelagem matemática Mathematical modeling Youth and adults education Informal knowledge |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematical modeling Youth and adults education Informal knowledge |
description |
Este trabalho apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem direcionada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e analisa as potencialidades do ensino que parte dos conhecimentos prévios dos alunos. As vivências dos alunos são os materiais empíricos para gerar os conceitos matemáticos. O conhecimento cotidiano é praticado no meio social do qual o aluno se insere. Desta forma o saber não é extremamente individual e sim praticado na comunidade ou no grupo do qual o sujeito pertence. Este saber informal serve para o dia-adia, portanto existe um plano no qual este saber é válido, mesmo que este saber não corresponda ao um saber científico devidamente formal e verificado. O trabalho não se limita a encontrar uma forma de gerar conceitos matemáticos a partir das experiências dos alunos, mas apresenta também algumas implicações que esta prática diferenciada pode gerar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-03T06:01:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31618 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000784026 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31618 |
identifier_str_mv |
000784026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31618/1/000784026.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31618/2/000784026.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31618/3/000784026.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
362ae06e857f4fa0264a06202c623b48 eda65e1e90f211ba09e4544e675f901e 9f80b4d64d7114453c87865473fde664 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224413115318272 |