Sinais de suicídio infantil : uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Bruna Noal
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252220
Resumo: O suicídio vem sendo considerado como um grave e relevante problema de saúde pública e que afeta todas as faixas etárias. Além de um assunto atual, é um fenômeno complexo e multifatorial. No Brasil, entre 2002 e 2012, o suicídio de crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos aumentou 40%. OBJETIVO: Analisar as produções científicas nacionais e internacionais para caracterizar os sinais do suicídio infantil. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo tipo Revisão Integrativa (RI) de pesquisa, baseado em Cooper. Buscou-se publicações sobre a temática no período de 2009 a 2019, nas bases de dados SciELO, LILACS, PubMed, e CINAHL nos idiomas Português, Inglês e Espanhol. INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS: A amostra deste estudo foi composta por 5 publicações. Os resultados demonstram que a abordagem sobre o comportamento suicida em crianças é um assunto complexo, já de conhecimento científico, porém, carente de publicações especializadas sobre a temática. Fica evidente a escassez de literatura específica sobre o suicídio em crianças menores de 10 anos e salienta-se que o assunto suicídio infantil, na maioria das vezes vem associado à adolescência. CONSIDERAÇÕES: Para a prevenção do suicídio infantil é preciso observar as atitudes e comportamentos autodestrutivos, o papel da família, professores e profissionais da saúde nesse processo é fundamental. Portanto, estabelece-se a necessidade da realização de novos estudos, com novas metodologias de pesquisas, diversas e aprofundadas, com foco na descoberta e análise dos sinais do suicídio infantil.
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