Trilha sensorial com elementos da natureza : uma experiência escolar na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253218 |
Resumo: | O presente trabalho iniciou-se com um projeto de pesquisa na Escola Municipal de Educação Infantil Meu Cantinho na cidade de Rolante, no Rio Grande do Sul. Percebe-se que, ao longo dos anos, a relação entre homem e natureza veio se distanciando de tal forma que, atualmente, o mundo entra em discussões ambientais significativas. Dessa forma, o tema dessa pesquisa está relacionado ao Meio Ambiente e à aprendizagem de crianças da Educação Infantil – Jardim A, através de uma dinâmica pedagógica com trilha sensorial. Dentro desta, os alunos tiveram uma experiência sensorial com elementos da natureza, na qual estavam vendados e com os pés descalços ao percorrerem a trilha desenvolvida no pátio da escola. Assim, definiram-se como problema de pesquisa as seguintes questões: que relação há entre a criança e a natureza? É possível identificar as habilidades que serão desenvolvidas durante a prática pedagógica? Sabemos da importância da discussão sobre sustentabilidade, em nível global, nacional, estadual, municipal, assim como discussões locais, regionais em âmbito escolar, objetivando a sensibilização ecológica desde a formação da personalidade do educando. Sendo assim, o presente trabalho pretendeu desenvolver uma proposta pedagógica, através de atividades escolares ligadas à natureza, a fim de resgatar essa relação do ser humano com o Meio Ambiente, para que, assim, essa se consolidasse. Através da proposta pedagógica apresentada, estimulou-se os sentidos dos alunos, gerando uma relação de conexão com a natureza, bem como foi possível desenvolver algumas habilidades, entre elas a motricidade, a parte emocional; a qual permitiu que se mexesse com os sentidos dos alunos, a parte cognitiva, a observação e a vivência com o ambiente natural. |
id |
UFRGS-2_51f92a37932054beb0d5fd8866fb81e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253218 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Simone Maria StertzSiqueira, André Boccasius2022-12-24T05:06:27Z2022http://hdl.handle.net/10183/253218001155135O presente trabalho iniciou-se com um projeto de pesquisa na Escola Municipal de Educação Infantil Meu Cantinho na cidade de Rolante, no Rio Grande do Sul. Percebe-se que, ao longo dos anos, a relação entre homem e natureza veio se distanciando de tal forma que, atualmente, o mundo entra em discussões ambientais significativas. Dessa forma, o tema dessa pesquisa está relacionado ao Meio Ambiente e à aprendizagem de crianças da Educação Infantil – Jardim A, através de uma dinâmica pedagógica com trilha sensorial. Dentro desta, os alunos tiveram uma experiência sensorial com elementos da natureza, na qual estavam vendados e com os pés descalços ao percorrerem a trilha desenvolvida no pátio da escola. Assim, definiram-se como problema de pesquisa as seguintes questões: que relação há entre a criança e a natureza? É possível identificar as habilidades que serão desenvolvidas durante a prática pedagógica? Sabemos da importância da discussão sobre sustentabilidade, em nível global, nacional, estadual, municipal, assim como discussões locais, regionais em âmbito escolar, objetivando a sensibilização ecológica desde a formação da personalidade do educando. Sendo assim, o presente trabalho pretendeu desenvolver uma proposta pedagógica, através de atividades escolares ligadas à natureza, a fim de resgatar essa relação do ser humano com o Meio Ambiente, para que, assim, essa se consolidasse. Através da proposta pedagógica apresentada, estimulou-se os sentidos dos alunos, gerando uma relação de conexão com a natureza, bem como foi possível desenvolver algumas habilidades, entre elas a motricidade, a parte emocional; a qual permitiu que se mexesse com os sentidos dos alunos, a parte cognitiva, a observação e a vivência com o ambiente natural.The present work began with a research project at the Municipal School of Early Childhood Education Meu Cantinho in the city of Rolante, Rio Grande do Sul. It can be seen that, over the years, the relationship between man and nature has been distancing itself in such a way that, currently, around the world, people start significant environmental discussions. In this way, the theme of this research is related to the Environment and the learning of children from Kindergarten, through a pedagogical dynamics with a sensorial trail. Within this, the students had a sensory experience with elements of nature, in which they were blindfolded and barefoot as they walked the trail built in the school yard. Thus, the following questions were defined as research problems: what is the relationship between children and nature? Is it possible to identify the skills that will be developed during the pedagogical practice? We know the importance of the discussion about sustainability, at global, national, state level, as well as local and regional discussions at school level, aiming at ecological sensitization from the formation of the student's personality. Therefore, the present work intended to develop a pedagogical proposal, through school activities linked to nature, in order to rescue this relationship between human beings and the Environment. Thus, it would consolidate. Through the pedagogical proposal presented, the senses of the students were stimulated, generating a connection with nature, as well as it was possible to develop some skills, including motricity, the emotional part; which allowed them to interact with the students' senses, the cognitive part, observation and experience with the natural environment.application/pdfporMeio ambienteNaturezaTrilhas ecológicasEducação infantilSensorial trailEnvironmentLearningNatureEarly childhood educationTrilha sensorial com elementos da natureza : uma experiência escolar na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001155135.pdf.txt001155135.pdf.txtExtracted Texttext/plain60294http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253218/2/001155135.pdf.txt8607552d80fb8a8a880339b79a00ec03MD52ORIGINAL001155135.pdfTexto completoapplication/pdf499017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253218/1/001155135.pdf1ea92d0ffa2f111d154cd8bb664ded2fMD5110183/2532182022-12-25 05:56:33.003462oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253218Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-25T07:56:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trilha sensorial com elementos da natureza : uma experiência escolar na educação infantil |
title |
Trilha sensorial com elementos da natureza : uma experiência escolar na educação infantil |
spellingShingle |
Trilha sensorial com elementos da natureza : uma experiência escolar na educação infantil Pereira, Simone Maria Stertz Meio ambiente Natureza Trilhas ecológicas Educação infantil Sensorial trail Environment Learning Nature Early childhood education |
title_short |
Trilha sensorial com elementos da natureza : uma experiência escolar na educação infantil |
title_full |
Trilha sensorial com elementos da natureza : uma experiência escolar na educação infantil |
title_fullStr |
Trilha sensorial com elementos da natureza : uma experiência escolar na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Trilha sensorial com elementos da natureza : uma experiência escolar na educação infantil |
title_sort |
Trilha sensorial com elementos da natureza : uma experiência escolar na educação infantil |
author |
Pereira, Simone Maria Stertz |
author_facet |
Pereira, Simone Maria Stertz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Simone Maria Stertz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Siqueira, André Boccasius |
contributor_str_mv |
Siqueira, André Boccasius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meio ambiente Natureza Trilhas ecológicas Educação infantil |
topic |
Meio ambiente Natureza Trilhas ecológicas Educação infantil Sensorial trail Environment Learning Nature Early childhood education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sensorial trail Environment Learning Nature Early childhood education |
description |
O presente trabalho iniciou-se com um projeto de pesquisa na Escola Municipal de Educação Infantil Meu Cantinho na cidade de Rolante, no Rio Grande do Sul. Percebe-se que, ao longo dos anos, a relação entre homem e natureza veio se distanciando de tal forma que, atualmente, o mundo entra em discussões ambientais significativas. Dessa forma, o tema dessa pesquisa está relacionado ao Meio Ambiente e à aprendizagem de crianças da Educação Infantil – Jardim A, através de uma dinâmica pedagógica com trilha sensorial. Dentro desta, os alunos tiveram uma experiência sensorial com elementos da natureza, na qual estavam vendados e com os pés descalços ao percorrerem a trilha desenvolvida no pátio da escola. Assim, definiram-se como problema de pesquisa as seguintes questões: que relação há entre a criança e a natureza? É possível identificar as habilidades que serão desenvolvidas durante a prática pedagógica? Sabemos da importância da discussão sobre sustentabilidade, em nível global, nacional, estadual, municipal, assim como discussões locais, regionais em âmbito escolar, objetivando a sensibilização ecológica desde a formação da personalidade do educando. Sendo assim, o presente trabalho pretendeu desenvolver uma proposta pedagógica, através de atividades escolares ligadas à natureza, a fim de resgatar essa relação do ser humano com o Meio Ambiente, para que, assim, essa se consolidasse. Através da proposta pedagógica apresentada, estimulou-se os sentidos dos alunos, gerando uma relação de conexão com a natureza, bem como foi possível desenvolver algumas habilidades, entre elas a motricidade, a parte emocional; a qual permitiu que se mexesse com os sentidos dos alunos, a parte cognitiva, a observação e a vivência com o ambiente natural. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-24T05:06:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253218 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001155135 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253218 |
identifier_str_mv |
001155135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253218/2/001155135.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253218/1/001155135.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8607552d80fb8a8a880339b79a00ec03 1ea92d0ffa2f111d154cd8bb664ded2f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224647856881664 |