As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo : um olhar a partir da abordagem cognitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Damiana de Matos Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Farenzena, Nalú
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235071
Resumo: O artigo levanta algumas possibilidades de uso da abordagem cognitiva de análise de políticas públicas para a compreensão da constituição da educação básica do campo como referencial que integra, na atualidade, a política educacional brasileira. No que diz respeito à política educacional, são destacados marcos da educação básica do campo, em substituição à educação para a população do meio rural. São apresentados conceitos e elementos metodológicos da abordagem cognitiva, a qual se caracteriza pela ênfase no papel que as ideias, os conhecimentos e as representações dos atores desempenham na construção das policies. Dentre várias possibilidades, a compreensão da educação básica do campo como significação que reúne conteúdos normativos e cognitivos é o contributo sublinhado.
id UFRGS-2_51ff9e4857dcf4a7221e694076fa8599
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235071
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling França, Damiana de Matos CostaFarenzena, Nalú2022-02-12T04:50:58Z20161517-1949http://hdl.handle.net/10183/235071000997700O artigo levanta algumas possibilidades de uso da abordagem cognitiva de análise de políticas públicas para a compreensão da constituição da educação básica do campo como referencial que integra, na atualidade, a política educacional brasileira. No que diz respeito à política educacional, são destacados marcos da educação básica do campo, em substituição à educação para a população do meio rural. São apresentados conceitos e elementos metodológicos da abordagem cognitiva, a qual se caracteriza pela ênfase no papel que as ideias, os conhecimentos e as representações dos atores desempenham na construção das policies. Dentre várias possibilidades, a compreensão da educação básica do campo como significação que reúne conteúdos normativos e cognitivos é o contributo sublinhado.This article finds some possibilities for the cognitive approach on the public policy analysis for understanding the formation of basic rural education as a reference that integrates the Brazilian educational policy. In the educational policy, some steps are highlighted for the basic rural education, as substitutite for the rural education. The essay present concepts and methodological aspects of the cognitive approach, which emphatizes the role that ideas, knowledge, and representations of the local actors play in the policies construction. Among several possibilities, the compreension of the basic rural education as a meaning that links normative and cognitive content is the main contribution.application/pdfporEccos revista científica. N.39 (jan./abr. 2016), p. 131-146Políticas públicasEducação ruralEducational public policiesBasic rural education policyCognitive approach for the public policiesAs ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo : um olhar a partir da abordagem cognitivainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000997700.pdf.txt000997700.pdf.txtExtracted Texttext/plain41970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235071/2/000997700.pdf.txt105b4b973673bc145a21e0c8ba4853e1MD52ORIGINAL000997700.pdfTexto completoapplication/pdf615304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235071/1/000997700.pdf5417b0855de6acbf28dadc5a729b8b43MD5110183/2350712022-02-22 04:46:02.538032oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235071Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:46:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo : um olhar a partir da abordagem cognitiva
title As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo : um olhar a partir da abordagem cognitiva
spellingShingle As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo : um olhar a partir da abordagem cognitiva
França, Damiana de Matos Costa
Políticas públicas
Educação rural
Educational public policies
Basic rural education policy
Cognitive approach for the public policies
title_short As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo : um olhar a partir da abordagem cognitiva
title_full As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo : um olhar a partir da abordagem cognitiva
title_fullStr As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo : um olhar a partir da abordagem cognitiva
title_full_unstemmed As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo : um olhar a partir da abordagem cognitiva
title_sort As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo : um olhar a partir da abordagem cognitiva
author França, Damiana de Matos Costa
author_facet França, Damiana de Matos Costa
Farenzena, Nalú
author_role author
author2 Farenzena, Nalú
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Damiana de Matos Costa
Farenzena, Nalú
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Educação rural
topic Políticas públicas
Educação rural
Educational public policies
Basic rural education policy
Cognitive approach for the public policies
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational public policies
Basic rural education policy
Cognitive approach for the public policies
description O artigo levanta algumas possibilidades de uso da abordagem cognitiva de análise de políticas públicas para a compreensão da constituição da educação básica do campo como referencial que integra, na atualidade, a política educacional brasileira. No que diz respeito à política educacional, são destacados marcos da educação básica do campo, em substituição à educação para a população do meio rural. São apresentados conceitos e elementos metodológicos da abordagem cognitiva, a qual se caracteriza pela ênfase no papel que as ideias, os conhecimentos e as representações dos atores desempenham na construção das policies. Dentre várias possibilidades, a compreensão da educação básica do campo como significação que reúne conteúdos normativos e cognitivos é o contributo sublinhado.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-12T04:50:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235071
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-1949
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000997700
identifier_str_mv 1517-1949
000997700
url http://hdl.handle.net/10183/235071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Eccos revista científica. N.39 (jan./abr. 2016), p. 131-146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235071/2/000997700.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235071/1/000997700.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 105b4b973673bc145a21e0c8ba4853e1
5417b0855de6acbf28dadc5a729b8b43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225050194444288