As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo : um olhar a partir da abordagem cognitiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235071 |
Resumo: | O artigo levanta algumas possibilidades de uso da abordagem cognitiva de análise de políticas públicas para a compreensão da constituição da educação básica do campo como referencial que integra, na atualidade, a política educacional brasileira. No que diz respeito à política educacional, são destacados marcos da educação básica do campo, em substituição à educação para a população do meio rural. São apresentados conceitos e elementos metodológicos da abordagem cognitiva, a qual se caracteriza pela ênfase no papel que as ideias, os conhecimentos e as representações dos atores desempenham na construção das policies. Dentre várias possibilidades, a compreensão da educação básica do campo como significação que reúne conteúdos normativos e cognitivos é o contributo sublinhado. |
id |
UFRGS-2_51ff9e4857dcf4a7221e694076fa8599 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235071 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
França, Damiana de Matos CostaFarenzena, Nalú2022-02-12T04:50:58Z20161517-1949http://hdl.handle.net/10183/235071000997700O artigo levanta algumas possibilidades de uso da abordagem cognitiva de análise de políticas públicas para a compreensão da constituição da educação básica do campo como referencial que integra, na atualidade, a política educacional brasileira. No que diz respeito à política educacional, são destacados marcos da educação básica do campo, em substituição à educação para a população do meio rural. São apresentados conceitos e elementos metodológicos da abordagem cognitiva, a qual se caracteriza pela ênfase no papel que as ideias, os conhecimentos e as representações dos atores desempenham na construção das policies. Dentre várias possibilidades, a compreensão da educação básica do campo como significação que reúne conteúdos normativos e cognitivos é o contributo sublinhado.This article finds some possibilities for the cognitive approach on the public policy analysis for understanding the formation of basic rural education as a reference that integrates the Brazilian educational policy. In the educational policy, some steps are highlighted for the basic rural education, as substitutite for the rural education. The essay present concepts and methodological aspects of the cognitive approach, which emphatizes the role that ideas, knowledge, and representations of the local actors play in the policies construction. Among several possibilities, the compreension of the basic rural education as a meaning that links normative and cognitive content is the main contribution.application/pdfporEccos revista científica. N.39 (jan./abr. 2016), p. 131-146Políticas públicasEducação ruralEducational public policiesBasic rural education policyCognitive approach for the public policiesAs ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo : um olhar a partir da abordagem cognitivainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000997700.pdf.txt000997700.pdf.txtExtracted Texttext/plain41970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235071/2/000997700.pdf.txt105b4b973673bc145a21e0c8ba4853e1MD52ORIGINAL000997700.pdfTexto completoapplication/pdf615304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235071/1/000997700.pdf5417b0855de6acbf28dadc5a729b8b43MD5110183/2350712022-02-22 04:46:02.538032oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235071Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:46:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo : um olhar a partir da abordagem cognitiva |
title |
As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo : um olhar a partir da abordagem cognitiva |
spellingShingle |
As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo : um olhar a partir da abordagem cognitiva França, Damiana de Matos Costa Políticas públicas Educação rural Educational public policies Basic rural education policy Cognitive approach for the public policies |
title_short |
As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo : um olhar a partir da abordagem cognitiva |
title_full |
As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo : um olhar a partir da abordagem cognitiva |
title_fullStr |
As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo : um olhar a partir da abordagem cognitiva |
title_full_unstemmed |
As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo : um olhar a partir da abordagem cognitiva |
title_sort |
As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo : um olhar a partir da abordagem cognitiva |
author |
França, Damiana de Matos Costa |
author_facet |
França, Damiana de Matos Costa Farenzena, Nalú |
author_role |
author |
author2 |
Farenzena, Nalú |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Damiana de Matos Costa Farenzena, Nalú |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas públicas Educação rural |
topic |
Políticas públicas Educação rural Educational public policies Basic rural education policy Cognitive approach for the public policies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational public policies Basic rural education policy Cognitive approach for the public policies |
description |
O artigo levanta algumas possibilidades de uso da abordagem cognitiva de análise de políticas públicas para a compreensão da constituição da educação básica do campo como referencial que integra, na atualidade, a política educacional brasileira. No que diz respeito à política educacional, são destacados marcos da educação básica do campo, em substituição à educação para a população do meio rural. São apresentados conceitos e elementos metodológicos da abordagem cognitiva, a qual se caracteriza pela ênfase no papel que as ideias, os conhecimentos e as representações dos atores desempenham na construção das policies. Dentre várias possibilidades, a compreensão da educação básica do campo como significação que reúne conteúdos normativos e cognitivos é o contributo sublinhado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-12T04:50:58Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/235071 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-1949 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000997700 |
identifier_str_mv |
1517-1949 000997700 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/235071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Eccos revista científica. N.39 (jan./abr. 2016), p. 131-146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235071/2/000997700.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235071/1/000997700.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
105b4b973673bc145a21e0c8ba4853e1 5417b0855de6acbf28dadc5a729b8b43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225050194444288 |