Instituições, interesses, ideias e atores sociais : uma análise do Pronacampo a partir da abordagem cognitiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181767 |
Resumo: | O artigo trata da construção do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) no período 2011 a 2014. São analisadas as ideias institucionalizadas que deram origem ao Pronacampo, os atores e os interesses envolvidos, a partir da abordagem cognitiva de análise de políticas públicas, com maior aproximação à perspectiva de Bruno Jobert e Ève Fouilleux. São abrangidos o fórum de produção de ideias, no qual os atores constroem suas ideias de acordo com interesses, instituições e relações de poder, e o fórum de comunidades de política pública, espaço de negociação e institucionalização das ideias. O estudo evidencia que o Pronacampo apresenta referenciais diferenciados e que refletem representações de atores distintos. Portanto, o Pronacampo expressa um referencial de política híbrido, ao agregar interesses opostos. |
id |
UFRGS-2_8318fa7a5d3bdcd97d015fb81dead4d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181767 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
França, Damiana de Matos CostaFarenzena, Nalú2018-09-11T02:28:42Z20181068-2341http://hdl.handle.net/10183/181767001074146O artigo trata da construção do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) no período 2011 a 2014. São analisadas as ideias institucionalizadas que deram origem ao Pronacampo, os atores e os interesses envolvidos, a partir da abordagem cognitiva de análise de políticas públicas, com maior aproximação à perspectiva de Bruno Jobert e Ève Fouilleux. São abrangidos o fórum de produção de ideias, no qual os atores constroem suas ideias de acordo com interesses, instituições e relações de poder, e o fórum de comunidades de política pública, espaço de negociação e institucionalização das ideias. O estudo evidencia que o Pronacampo apresenta referenciais diferenciados e que refletem representações de atores distintos. Portanto, o Pronacampo expressa um referencial de política híbrido, ao agregar interesses opostos.The paper examines the construction of Programa Nacional de Educação do Campo [National Program of Rural Education] (Pronacampo) between 2011 and 2014. It analyzes the institutionalized ideas that originated Pronacampo, the actors and the interests involved, based on the cognitive approach of public policies analysis, with a greater approximation with Bruno Jobert and Ève Fouilleux’s perspective. It covers both the forum of ideas production, where the actors construct their ideas according to interests, institutions and power relations, and the forum of public policy communities, a space for organization and institutionalization of ideas. The study evidences that Pronacampo has differentiated references that reflect representations of distinct actors. Therefore, Pronacampo expresses a hybrid policy reference when aggregating opposite interests.El artículo trata de la construcción del Programa Nacional de Educação do Campo [Programa Nacional de Educación Rural] (Pronacampo) en el período de 2011 a 2014. Se analizan las ideas institucionalizadas que dieron origen al Pronacampo, actores e intereses involucrados, desde el enfoque cognitivo de análisis de políticas públicas, con más énfasis en la perspectiva de Bruno Jobert y Ève Fouilleux. Son incluidos el foro de producción de ideas, donde los jugadores construyen sus ideas de acuerdo con los intereses, las instituciones y las relaciones de poder, y el foro de comunidades de política pública, lugar de negociación y institucionalización de las ideas. El estudio muestra que el Pronacampo tiene diferentes puntos de referencia y que reflejan las representaciones de los diferentes actores. Por lo tanto, el Pronacampo expresa un marco político híbrido, una vez mezcla intereses opuestos.application/pdfporArquivos analíticos de políticas educativas. Arizona. Vol. 26, n. 80 (jul. 2018), p. 1-23Formação de professoresEducação do campoEnsino públicoPolíticas públicasPolítica educacionalPublic policyPublic educationRural educationPolíticas públicasEducación públicaEducación ruralInstituições, interesses, ideias e atores sociais : uma análise do Pronacampo a partir da abordagem cognitivaInstitutions, interests, ideas and actors : an analysis of Pronacampo based on a cognitive approachInstituciones, intereses, ideas y actores sociales : un análisis del Pronacampo a partir del abordaje cognitivoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001074146.pdfTexto completoapplication/pdf613077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181767/1/001074146.pdfef23de0b47c1419212a57a7285a9f183MD51TEXT001074146.pdf.txt001074146.pdf.txtExtracted Texttext/plain76063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181767/2/001074146.pdf.txt7820c9f38e141b0506da5ba2e701601bMD52THUMBNAIL001074146.pdf.jpg001074146.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181767/3/001074146.pdf.jpgc0f4d623c85c5470cac8f2b8271edddaMD5310183/1817672021-08-18 04:46:03.766366oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181767Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:46:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Instituições, interesses, ideias e atores sociais : uma análise do Pronacampo a partir da abordagem cognitiva |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Institutions, interests, ideas and actors : an analysis of Pronacampo based on a cognitive approach |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Instituciones, intereses, ideas y actores sociales : un análisis del Pronacampo a partir del abordaje cognitivo |
title |
Instituições, interesses, ideias e atores sociais : uma análise do Pronacampo a partir da abordagem cognitiva |
spellingShingle |
Instituições, interesses, ideias e atores sociais : uma análise do Pronacampo a partir da abordagem cognitiva França, Damiana de Matos Costa Formação de professores Educação do campo Ensino público Políticas públicas Política educacional Public policy Public education Rural education Políticas públicas Educación pública Educación rural |
title_short |
Instituições, interesses, ideias e atores sociais : uma análise do Pronacampo a partir da abordagem cognitiva |
title_full |
Instituições, interesses, ideias e atores sociais : uma análise do Pronacampo a partir da abordagem cognitiva |
title_fullStr |
Instituições, interesses, ideias e atores sociais : uma análise do Pronacampo a partir da abordagem cognitiva |
title_full_unstemmed |
Instituições, interesses, ideias e atores sociais : uma análise do Pronacampo a partir da abordagem cognitiva |
title_sort |
Instituições, interesses, ideias e atores sociais : uma análise do Pronacampo a partir da abordagem cognitiva |
author |
França, Damiana de Matos Costa |
author_facet |
França, Damiana de Matos Costa Farenzena, Nalú |
author_role |
author |
author2 |
Farenzena, Nalú |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Damiana de Matos Costa Farenzena, Nalú |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação do campo Ensino público Políticas públicas Política educacional |
topic |
Formação de professores Educação do campo Ensino público Políticas públicas Política educacional Public policy Public education Rural education Políticas públicas Educación pública Educación rural |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Public policy Public education Rural education |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Políticas públicas Educación pública Educación rural |
description |
O artigo trata da construção do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) no período 2011 a 2014. São analisadas as ideias institucionalizadas que deram origem ao Pronacampo, os atores e os interesses envolvidos, a partir da abordagem cognitiva de análise de políticas públicas, com maior aproximação à perspectiva de Bruno Jobert e Ève Fouilleux. São abrangidos o fórum de produção de ideias, no qual os atores constroem suas ideias de acordo com interesses, instituições e relações de poder, e o fórum de comunidades de política pública, espaço de negociação e institucionalização das ideias. O estudo evidencia que o Pronacampo apresenta referenciais diferenciados e que refletem representações de atores distintos. Portanto, o Pronacampo expressa um referencial de política híbrido, ao agregar interesses opostos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-11T02:28:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/181767 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1068-2341 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001074146 |
identifier_str_mv |
1068-2341 001074146 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/181767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Arquivos analíticos de políticas educativas. Arizona. Vol. 26, n. 80 (jul. 2018), p. 1-23 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181767/1/001074146.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181767/2/001074146.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181767/3/001074146.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ef23de0b47c1419212a57a7285a9f183 7820c9f38e141b0506da5ba2e701601b c0f4d623c85c5470cac8f2b8271eddda |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224949832089600 |